VIA Hominis, CRL
Description
Investigação, desenvolvimento e implementação de soluções no âmbito da Geriatria e Cuidados Geriátricos. Na Europa comunitária, Portugal e a Grécia são os únicos países onde a especialidade clinica de Geriatria não existe e os cuidados geriátricos não são diferenciados.
Inúmeros relatórios diagnósticos apontam falhas e caminhos neste tema, mas muito pouco se tem traduzido em metodologias operacionais validadas pela evidência e profissionalizáveis.
Trabalho tem sido feito na determinação de critérios de qualidade, mas invariavelmente assente em critérios de avaliação de processo e não dos resultados, retirando-se assim a opinião e a responsabilização da figura central dos serviços no campo da saúde – O paciente.
Urge pois desconstruir o pensar instituído inteiramente centrado nas tarefas e nos interesses socioprofissionais das classes profissionais do setor, corresponsabilizando o cidadão pela sua saúde e sustentabilidade dos sistemas de apoio públicos ou privados, conclusões bem patentes no último grande trabalho sobre o setor “Um futuro para a Saúde – todos temos um papel a desempenhar”
http://observador.pt/wp-content/uploads/2014/09/relatorio-saude1.pdf
Desta inquietação pela existência de muitos diagnósticos mas parcas soluções, vêm surgindo respostas investigadas, testadas e monitorizadas, contudo de forma dispersa e ineficiente para os empreendedores e para o cidadão.
A Via Hominis surge então da união de alguns desses empreendedores, com a missão de congregar e estruturar respostas concretas, de forma integrada desde a academia até ao cidadão, atuando igualmente como garante das boas práticas e melhoria continua para as metodologias adotadas, para já focadas nas particularidades do paciente idoso.
Tell your friends
CONTACT
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comPhotos from VIA Hominis, CRL's post
A Unidade de Cuidados Continuados da Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande com o projeto “Cuidar em Humanitude”, foi galardoada com o prémio “Saúde Sustentável”, mais significativa distinção nacional a projetos no âmbito da saúde. Pelo 7º ano consecutivo, um júri composto por 22 personalidades, entre as quais todos os mais altos decisores públicos do setor, presididos pelo presidente Jorge Sampaio, avaliam critérios como, resultados em saúde, experiência do cidadão, sustentabilidade económico-financeira, responsabilidade ambiental e inovação, reconhecendo publicamente iniciativas diferenciadoras, passiveis de serem consideradas boas praticas a seguir. Destaque para o debate sobre os desafios atuais da saúde publica, onde Maria de Belém Roseira (coordenadora da comissão independente para a nova Lei de Bases), Miguel Guimarães (Bastonário da Ordem dos Médicos) e Joana Camilo (presidente da Associação Dermatite Atópica Portugal), acentuaram a necessidade assegurar que as intervenções sejam verdadeiramente centradas na Pessoa, humanizantes, promovendo a autonomia e a corresponsabilização na prevenção e manutenção da saúde, através do estabelecimento de uma relação de igualdade e confiança entre os agentes de saúde e os cidadãos. Posição reiterada na intervenção do ministro da Saúde. Esta atual consciência, muito justamente, premiou igualmente o Professor Fernando Pádua, pela vida e carreira dedicada à literacia e pedagogia para a prevenção em saúde da sociedade portuguesa e, acima de tudo, como exemplo vivo do humanismo que deve caracterizar o profissional de saúde. Capacitar todos os colaboradores para transpor esta virtude individual para um pensar e agir institucional é certamente um desafio complexo. Parabéns à extraordinária equipa da UCCMLD da SCM Pedrógão Grande pela dedicação com que vivem diariamente este projeto e nos demonstram tal ser possível. Que é cuidando dos cuidadores que se garante uma intervenção verdadeiramente integrada (biopsicossocial). Que cuidados humanizados são algo de concreto antes, durante, depois e para lá do medicar-alimentar-lavar, concretizando-se em pormenores simples que permitem o estabelecimento de um relação de interajuda corresponsável, entre o profissional, a pessoa fragilizada e sua família, assente em técnicas e processos relacionais profissionalizáveis, cujos resultados diferenciados são simples consequência natural. Um Exemplo a seguir! Lembrando a Profª Nídia Salgueiro no titulo de uma das suas obras: “Humanitude – um imperativo do nosso tempo” Veja aqui os premiados e suas apresentações https://cofinaeventos.com/premiosaudesustentavel/ Publicitação no sitio do SNS https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/10/04/premio-saude-sustentavel/
www.oabrigo.pt
O Abrigo dá mais um passo na demonstração de serviços diferenciados positivamente, comprovados por aqueles que realmente podem definir e valorizar a palavra "Qualidade" - Cuidadores e Pessoas cuidadas. Após a certificação da sua ERPI (Porto de Abrigo), viu agora confirmada a certificação do seu Apoio Domiciliário. Grande equipa - PARABÉNS!! http://www.oabrigo.pt/noticias/19-apoio-domiciliario/183-somos-unidade-humanitude-no-sad
Photos from VIA Hominis, CRL's post
Deu ontem início a 1ª Pós Graduação mundial sobre SNOEZELEN sob o título de ACTUALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO EM ESTIMULAÇÃO MULTISSENSORIAL NO SNOZELLEN E NOUTROS AMBIENTES, assinalando igualmente a inauguração das instalações do novo polo da ESSAlcoitão em Lisboa, na rua das Taipas O principio de uma longa e profíqua parceria, que assim se junta à ESenfCoimbra, no ensino das nossas áreas de investigação e ação. Muito em breve teremos mais novidades semelhantes.
Timeline Photos
Faltam apenas 2 dias! Eis a nova lista de contribuições e benfeitores
O testemunho dos impactos da Humanitude e a campanha dos Cuidados Humanizados no Jornal da Tarde da TVI
Vida dos idosos nos lares pode ser melhor
Cuidados Humanizados...porque somos pessoas!
ULTIMOS 3 DIAS! A campanha entra agora na sua fase decisiva. http://ppl.com.pt/pt/fundacao-edp/cuidados-humanizados 270.000 idosos estão sob o apoio de mais de 7.000 instituições onde este projeto poderá ser replicado, melhorando e comprovando a eficiência e qualidade dos cuidados prestados. Ajudemos a mudar a vida de colaboradores, pessoas cuidadas e seus familiares. O projeto apenas se efetiva caso seja atingido o objetivo da campanha (20.000€) e já só faltam 50%. O seu contributo e partilha são decisivos!
Timeline Photos
novas contribuições para instituições
Timeline Photos
Mais contributos e novas instituições nomeadas
Diga Doutor - Episódio 24 - RTP Play - RTP
A consulta multisciplinar de Geriatria e a Humanitude como ferramentas na abordagem a pacientes de Alzheimer. Mais um excelente momento de aprendizagem como Prof. Gorjão Clara, na RTP1 http://www.rtp.pt/play/p2324/diga-doutor
Timeline Photos
A Santa Casa de Porto de Mós e a Cáritas Diocesana de Coimbra receberam os 1ºs contributos
Timeline Photos
O Centro Paroquial e Social dos Pousos recebeu o 1º contributo. Alimentemos esta onda!