Lar Casa de Magalhães
Description
Lar Casa de Magalhães é uma instituição de apoio a pessoas Idosas, nas valências de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário.
Tell your friends
CONTACT
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comUm dia muito FELIZ Cláudia !
ESTRATÉGIAS PARA AJUDAR A MELHORAR O ESTADO NUTRICIONAL DE PESSOAS COM DEMÊNCIA 7 – Utilizar um prato de cor diferente da toalha da mesa ou com rebordo colorido. Continuamos a abordar as caraterísticas dos pratos e, sem dúvida, que a escolha de um de cor contrastante com a toalha da mesa é uma estratégia para aumentar o reconhecimento dos alimentos presentes no prato. Este facto é facilmente percetível, na medida em que se a toalha e o prato são ambos, por exemplo, de cor branca, a pessoa com demência observará estes elementos como apenas um só, não reconhecendo facilmente os limites do prato e o início da mesa. Habitualmente, isto contribui para que a pessoa pegue em coisas que estão na mesa e as coloque no prato e vice-versa. Por outro lado, se quer o prato, quer a toalha tiverem a mesma cor, podemos optar por um prato com um rebordo colorido, de maneira a destacar um limite entre o final do prato e o início da toalha/mesa. Estas são estratégias muito simples, mas que poderão fazer a diferença na vida de alguém.
Um dia muito Feliz Lúcia Vilas Boas!
Hoje é o Dia Mundial da Água e, por isso, relembramos a importância da ingestão de 1,5-2L de líquidos por dia. Se não gosta de água opte por águas aromatizadas (com fruta, ervas aromáticas e /ou especiarias), chá sem cafeína e adição de açúcar ou sumos naturais. Lembre-se que quando surge a sensação de sede é sinal de desidratação e, portanto, não deve esperar esta sensação para beber. Beba com frequência ao longo do dia, mesmo sem sentir sede. Andar acompanhado com uma garrafa de água ou colocar lembretes no telemóvel para recordar que necessita de beber são estratégias que podem ajudar a aumentar a ingestão de líquidos. Não se esqueça que tudo resulta da aquisição de hábitos e, por isso, vamos criar hábitos saudáveis.
Saúde para Todos
ESTRATÉGIAS PARA AJUDAR A MELHORAR O ESTADO NUTRICIONAL DE PESSOAS COM DEMÊNCIA 7 – Utilizar pratos lisos, sem desenhos e de cor contrastante com a comida para que os alimentos sejam bem visíveis. Esta é uma estratégia muito simples, mas que poderá fazer a diferença na alimentação de pessoas com demência. Se o prato utilizado tem desenhos, estes podem muitas vezes ser confundidos com alimentos, dificultado o reconhecimento dos mesmos e consequentemente a ingestão alimentar. Além disso, o prato deverá apresentar uma cor que contraste com os alimentos, de modo a que estes sejam mais percetíveis e melhor reconhecidos pela pessoa. E como uma imagem vale mais que mil palavras, deixamos estas que mostram exatamente o descrito no presente texto. Poderá observar que uma simples cor pode fazer a diferença na vida destas pessoas.
Feliz aniversário Fátima Durães
ESTRATÉGIAS PARA AJUDAR A MELHORAR O ESTADO NUTRICIONAL DE PESSOAS COM DEMÊNCIA 7 – Estimular ao máximo a independência da pessoa com demência, procurando que ela se alimente só, sempre que possível. Independentemente do estado clínico e patologias de uma pessoa, esta deve sempre ser estimulada a manter o máximo de independência possível. As pessoas com demência não são exceção. Mesmo que a pessoa se distraia durante a refeição, não utilize os talheres corretamente ou até refira que não quer alimentar-se, procure estimulá-la a comer com a sua própria mão. É importante manter durante o período de tempo mais longo possível, o maior grau de independência possível na realização das atividades de vida diária, nomeadamente na alimentação.
“As emoções permitem que uma pessoa estabeleça a sua posição relativamente ao seu meio envolvente, sendo projetada para terceiros, objetos, ações ou ideias”. Hoje conversamos sobre as emoções e como elas são reconhecidas através da nossa expressão facial. A tristeza, alegria, admiração e o medo… todas elas experienciadas pelos nossos idosos ao longo da vida.