Polícia de Segurança Pública - Comando Metropolitano de Lisboa
Description
“RES NON VERBA”“ACÇÕES, NÃO PALAVRAS”Resume a ação necessária para se atingirem os objectivos que norteiam a ação policial. A presente página respeita a Declaração de Direitos e Responsabilidades implementada pelo Facebook. Tendo a mesma em conta, o Comando Metropolitano de Lisboa indica que os conteúdos partilhados que sejam ofensivos, considerados SPAM ou que não sejam apropriados para este espaço podem ser removidos.
Tendo em conta a Política de Dados, e para evitar tentativas de obtenção e utilização ilícita dos seus dados, não lhe pediremos no Facebook, em situação alguma, qualquer dado pessoal. Caso seja necessário, poderá fazê-lo através de mensagem pessoal, sendo a mesma tratada de forma confidencial.
Pediremos aos nossos seguidores que possam expressar a vossa opinião de forma clara, tendo em conta os Padrões da Comunidade, que se encontra explícita pelo Facebook.
Agradecemos qualquer crítica no que concerne a nossa atividade, e teremos em conta todas as mensagens dos nossos seguidores.
Tell your friends
CONTACT
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comAgradecimento à PSP
Prisão Preventiva por Roubos Agravados O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, através da Divisão Policial de Amadora, no dia 16 de Janeiro de 2018, pelas 16h00 na freguesia da Mina de Água - Amadora procedeu à detenção de um homem, com 37 anos de idade, pela suspeita da prática de 6 crimes de roubo agravado na forma consumada, com recurso a arma branca e seringa, sendo todos as vítimas jovens com idades compreendidas entre os 18 e 22 anos. Os factos tiveram origem num roubo praticado no dia 3 de Janeiro de 2018, tendo o último ocorrido no dia 13 de Janeiro de 2018, período de tempo este, em que foram desenvolvidas imediatas diligências de investigação pela estrutura de investigação criminal da PSP, que culminaram na identificação do seu autor, solicitação de mandados a Autoridade Judiciária e consequente emissão de mandados de detenção fora do flagrante delito, que culminaram na materialização dos mesmos. Na sua forma de atuação, o suspeito abordava as vítimas através de falso pretexto de pedir um cigarro ou quantia monetária, para depois com recurso a ameaça de arma branca ou seringa as obrigar a entregar a quantia de dinheiro e aparelhos telefónicos. O detido foi presente a 1º interrogatório judicial no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de Prisão Preventiva.
236 Detidos O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, na sua área de responsabilidade, continuando os objetivos de prevenção e dissuasão da criminalidade e de ilícitos em geral, no período compreendido entre as 07h00 do dia 12 de janeiro de 2018 e as 07h00 do dia 19 de janeiro de 2018, realizou 59 operações policiais e procedeu à detenção de 236 cidadãos por diversos crimes: • 53 Por Mandado de Detenção; • 52 Por Tráfico de Estupefaciente; • 39 Por Condução sob o efeito de álcool; • 31 Por Condução sem habilitação legal; • 21 Por Outros Crimes; • 10 Por Desobediência; • 09 Por Posse ilegal de arma; • 08 Por Furto; • 07 Por Imigração Ilegal. • 04 Por Roubo; • 02 Por Resistência e Coação sobre Funcionário; Da atividade operacional, foi possível apreender o seguinte material: • 23 Armas: o 05 Armas de calibre 6,35 mm; o 01 Armas de calibre 7,65 mm; o 02 Revólveres; o 05 Espingardas, sendo 2 de canos serrados; o 05 Armas brancas; o 03 Bastões; o 02 Aerossóis. • 3.042 Munições. • Estupefaciente: • 9.491,20 Doses de produto estupefaciente suspeito de ser Haxixe; • 1.614,55 Doses de produto estupefaciente suspeito de ser Cocaína; e • 284,50 Doses de produto estupefaciente suspeito de ser Heroína. Sinistralidade Rodoviária: • Total de Acidentes: 334: o N.º de Mortos: 02; o N.º de Feridos Graves: 01; e o N.º de Feridos Leves: 122.
Agradecimento aos elementos da Esquadra de Odivelas - Chefe Costa, Agente Silva A todos os profissionais, em particular, aos RP da PSP, agradeço a vossa atenção e prontidão perante a situação requerida aos vossos serviços. Os meus especiais agradecimentos agentes da Divisão Polical da area de Odivelas. Devo salientar em particular os Agentes da PSP Odivelas: Chefe Costa, Agente Silva e restante equipa que se dirigiram ao local (...) em Odivelas. Pelas suas qualidades de profissionalismo, competência e disponibilidade. Com os meus melhores cumprimentos Carlos P.
“Apreensão de Tabaco” O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão Policial de Loures, entre os dias 09 e 11 de janeiro, no seguimento de uma operação de fiscalização de estabelecimentos nas freguesias de Camarate, Prior Velho, Catujal e Odivelas procedeu à apreensão de 238 maços de tabaco ilegais. Os maços de tabaco encontravam-se ocultos por trás de um balcão de atendimento, sem qualquer selo fiscal português, motivo pelo qual foram apreendidos. No decorrer das diligências foram ainda apreendidos: • 312,50 Euros; • 2 Impressoras; • 2 Telemóveis; e • Diversa documentação relacionada com jogo ilegal. Nos estabelecimentos fiscalizados foi possível apurar a existência de um sistema de apostas ilegal, as mesmas eram realizadas através de um telemóvel topo de gama que continha uma aplicação própria para o efeito.
“Dois jovens detidos por tentativa de roubo” O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da 4ª Divisão Policial, no dia 17 de janeiro, pelas 18h00, na freguesia da Estrela, procedeu à detenção de dois jovens com 15 anos de idade, por serem suspeitos da prática do crime de Roubo, na forma tentada. Os polícias da PSP surpreenderam um dos jovens a agredir um outro que se encontrava em posição defensiva, tendo intercedido de imediato, cessando com tal comportamento. Assim que intervieram visualizaram ainda um terceiro indivíduo nas imediações que encetou fuga quando se apercebeu da presença policial no local, sendo este último intercetado uns metros mais à frente. Já com a situação controlada foi possível perceber que se tratava de uma tentativa de roubo, sendo que a vítima, deitada no chão enquanto era agredida, tentava não só salvaguardar a sua integridade física, bem como os bens que portava consigo. Os pais dos menores detidos foram notificados para comparecerem no Tribunal de Família e Menores da área de residência, acompanhando os seus filhos.
“Detido pelo crime de Especulação” O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 17 de janeiro, procedeu à detenção de um homem com 38 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de Especulação. O condutor foi intercetado após ter cobrado a quantia de 20 euros a um passageiro, por um transporte de táxi efetuado para o Aeroporto Humberto Delgado, sendo que o taxímetro marcava o valor de 5,65 euros. O valor cobrado em excesso foi devolvido ao lesado, no momento da detenção. O detido foi presente ao Tribunal de Instância de Pequena Criminalidade de Lisboa para julgamento sob a forma de processo sumário.
“Detido pelo Crime de Recetação” O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 13 de janeiro, pelas 11h50, na freguesia de São Vicente, em Lisboa, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, com 41 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de Recetação. O suspeito encontrava-se na Feira da Ladra a vender um telemóvel topo de gama que havia sido furtado em novembro de 2017. Após a abordagem foi possível constatar que o indivíduo efetuava a compra de aparelhos eletrónicos (telemóveis) a preços muito baixos, de proveniência ilícita, para depois os vender a um preço superior, mas sempre abaixo do preço de mercado, obtendo um lucro considerável. Além do telemóvel referido, foram ainda apreendidos os seguintes itens: • 8 telemóvel topo de gama; • 1 Tablet; • 355 Euros em numerário do BCE. O detido foi notificado para comparecer na Instância Local Criminal de Lisboa – Secção de pequena Criminalidade, para 1.º interrogatório judicial, tendo o processo baixado a inquérito para investigação.
“Prisão Preventiva para detido por Condução sem Habilitação Legal e Tráfico de Estupefaciente” O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão Policial de Loures, no dia 16 de janeiro, pelas 17h30, na freguesia de Odivelas, procedeu à detenção de um homem, com 26 anos de idade, por condução de veículo a motor sem habilitação legal para o efeito. Durante a fiscalização visualizou-se, no interior do veículo, um saco que continha um objeto semelhante a uma embalagem de produto estupefaciente, tendo-se confirmando tal suspeita, pelo que foi possível apreender: • 6.068 Doses de produto estupefaciente suspeito de ser Haxixe. O detido foi presente no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte - Loures, para 1.º interrogatório judicial, tendo sido decretada a medida de coação de Prisão Preventiva.
A Luna desapareceu, ajude-nos a encontrá-la! É uma cadela Serra da Estrela, com 1 ano e meio de idade, cerca de 30Kg (pode estar magra e desidratada), fulva, pelo longo, máscara, orelhas e extremidades negras e tem microchip.Desaparecida pelas 10h00, do dia 15 de Novembro, na zona de Santo Antão do Tojal, Loures. Qualquer informação contatar a PSP, podendo fazê-lo através do Projeto Defesa Animal (defesanimal@psp.pt, telefone 217654242) ou qualquer Esquadra da PSP fazendo referência a este apelo. Os donos da Luna agradecem e a PSP também. Toda a colaboração pode ser útil para ajudá-la a regressar a casa.
“Falsas declarações / Simulação de crime” O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão Policial de Loures, no dia 12 de janeiro, pelas 23h00, no seguimento de uma operação policial em Odivelas, recuperou um telemóvel que constava para apreender por alegadamente ter sido roubado ao seu legítimo proprietário. O indivíduo na posse do objeto foi Constituído Arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência. Efetuadas diligências policiais adicionais, verificou-se que sobre o mesmo telemóvel pendiam duas denúncias distintas: uma por furto e outra por roubo. Foi assim possível apurar que o proprietário do telemóvel simulou e denunciou um crime de roubo com ameaça de arma branca quando, na realidade, o telemóvel havia sido subtraído do interior de uma mochila. Pelos factos praticados, foi Constituído Arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência.
“Detido por posse ilegal de armas de fogo” O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão de Loures, no dia 15 de janeiro, pelas 23h15, na freguesia da Pontinha, procedeu à detenção de um homem, com 27 anos de idade, por se encontrar na posse de duas espingardas alteradas, com canos serrados. As armas encontravam-se acondicionadas e ocultas junto ao motor da viatura. O detido foi presente hoje no Tribunal Judicial da Comarca Lisboa Norte – Núcleo de Loures para aplicação de medida de coação, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.