Feira dos Santos - Mangualde
Description
A FEIRA DOS SANTOS – Origem, evolução e produtos transacionados. As febras
1 - Dos textos e documentos históricos não percebemos quando nasce, efectivamente, a Feira dos Santos. Sabe-se sim que feiras semanais e mensais já aconteciam em Mangualde e em algumas localidades do concelho desde tempos remotos (vide o ponto 2.1).
2 - Princípios do século XIX - havia a feira do primeiro domingo de Novembro que tinha já atingido, nesta época, uma importância excepcional e rivalizava com a de Santiago de Cassurrães, o que levou a que, por deliberação da Câmara Municipal, estas duas feiras, tidas como principais, passassem a ter três dias de duração, para todos os géneros e negócios.
Os dias destinados foram Sexta-feira, Sábado e Domingo. Acresce que esta medida visava também evitar os inconvenientes a todos os participantes da feira, pois na realidade só havia, até àquela altura, mercado ao Domingo.
As alterações na periodicidade das feiras e mercados de Mangualde foram-se sucedendo e foi a partir de Junho de 1948 que deixaram de se efectuar aos Domingos, com excepção da Feira dos Santos que passaria a realizar-se nos primeiros Sábado e Domingo de Novembro. Actualmente essa deliberação foi revista e determina que a feira se realiza no primeiro domingo de Novembro e no sábado que o antecede.
Podemos, contudo apontar que a Feira dos Santos terá mais de 200 anos
Evolução, produtos e perspectivas
2 - Finais de século XIX e princípios do Século XX - impulso principal, com alguma importância regional.
Produtos transacionados neste período:
- Lanifícios oriundos da indústria da Serra da Estrela (Gouveia e Covilhã).
[Aquela indústria tinha necessidade de escoar e colocar os seus produtos nos vários mercados nacionais e, dada a localização privilegiada de Mangualde, a Feira dos Santos funcionou como entreposto comercial. A Feira dos Santos assumiu papel importantíssimo na distribuição inicial daquele produto e, só mais tarde, na segunda década do século XX, se instalam na vila os armazéns de lanifícios e destes se passou a fazer a distribuição, quer através do comboio quer por via rodoviária].
- Produtos e bens essenciais: vestuário, calçado, bens alimentares, utensílios e alfaias agrícolas.
3 - Durante o século XX, com especial ênfase nas décadas de 40, 50, 60 e também 70) - a Feira dos Santos assume grande projecção regional.
Produtos transacionados neste período:
Bens essenciais e aqueles relacionados com as actividades económicas locais e regionais (de cariz marcadamente rural): vestuário, calçado, produtos alimentares, alfaias agrícolas, entre outros.
4 - A partir da década de 80 - a Feira dos Santos alarga a sua gama de produtos e adapta-se às novas exigências dos mercados: exibição e comércio de produtos e bens industriais, como local de exposição, como montra de novas oportunidades de comércio e indústria. Todo o tipo de bens.
Tell your friends
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comTimeline Photos
Quem tem saudades da Feira dos Santos ? 4 e 5 Novembro 2017
Portal ViseuNow
Município de Mangualde
SIC - Feira dos Santos em Mangualde
Feira dos Santos em Mangualde 06.11.2016 15h00 É uma tradição com mais de 300 anos. A Feira dos Santos está, este fim de semana, nas ruas de Mangualde com mais de 300 feirantes e expositores. Vende-se um pouco de tudo nas tendas instaladas no centro da cidade. Mas as mais procuradas são as das febras de porco. 06.11.2016
Mangualde | TVI Player
Mangualde | TVI | SOMOS PORTUGAL 🇵🇹 2016
Wine Party Feira dos Santos 2016
Timeline Photos
(Djs) Fernando Oliveira & David João nos comandos da animação
Timeline Photos
Chef Diogo Rocha & Inês Beja no Mercado Municipal