Bailarico n'Aldeia
Description
Grandiosas Festas em Honra de S. Jebo na Aldeia de Quintandona, Lagares, Penafiel. Grandiosas Festas em Honra de S. Jebo.
No dia 14 de Junho vai acontecer a estreia do Bailarico n’Aldeia. A comissão de festas de Quintandona, que tem como Mordomo O Bisonte, decidiu avançar com as grandiosas festas em honra de S. Jebo e para a sua primeira edição vamos contar com um dia inteiro (o dia, para S. Jebo começa a meio da tarde) de comida, bebida e artistas vários.
Nas palavras de um antigo eis a história do Jebo.
“Havia por aqui uma velha que de tão feia que era, nunca havia casado. E devido à troça que o povo fazia de tão feio ser podeis imaginar o que acabou por acontecer. A velha foi sendo vista cada vez menos, até que acabou por desaparecer.
E assim foi vivendo, sem contacto com ninguém mas observando lá do alto aqueles que a tinham desprezado, lançando esconjuras e feitiços a todos eles.
Com o silêncio e a falta de contacto com os outros ela aguentava bem, mas o sonho de ser Mãe, que tinha desde menina, não parava de a atormentar!
Ora tanto pensou que decidiu procurar a bruxa e com ela fazer um acordo de trocar a sua alma por um filho.
Ora a malvada, acedeu logo ao negócio. Ao fim d’ano, assim como as burras, a velha deu à luz, mas ao invés de uma criança pariu uma criatura medonha!!! Um jebo!!! Um filho da noite que sem obedecer a nada nem a ninguém, era o terror dos habitantes das redondezas.
O que de dia colhiam, de noite ele roubava. O que ao sol semeavam à lua ele estragava. E saltava de telhado em telhado, uivava, grunhia, e à noite, mesmo cansados, ninguém dormia.”
Ora neste mundo, que de pernas para o ar se vira, uma estirpe dedicada, decidiu santificar O Jebo. Encabeçados pel’O Bisonte, a santificação acontece, em dois mil e catorze e perpetua-se a lenda do agora São Jebo.
Ano após ano, este afrontador de Baco irá desafiar todos a estarem nas suas honrosas festas, para celebrarem o bem, no mal que ele fez.