Laboratório da Paisagem
Description
O Laboratório da Paisagem é o resultado de uma parceria desenvolvida pela Câmara Municipal de Guimarães e a Universidade do Minho.
Tell your friends
CONTACT
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comTimeline Photos
#labpaisagem #diadoartista #pinturaecologica #guimaraesmaisverde Hoje comemora-se o "dia do Artista", e por isso recordamos os muitos que por cá passam e que nos deixam a sua marca, principalmente na nossa "Pintura Ecológica" :). Esta é uma das muitas atividades pedagógicas que temos para os mais novos e que ajudarão a construir uma sociedade ambientalmente mais consciente. Saiba mais em: http://www.labpaisagem.pt/atividades-criancasjovens. Mas atenção, porque estamos a preparar mais atividades para o ano letivo 2016/17.
Laboratório da Paisagem
#labpaisagem #diadointernauta #internet #worldwideweb #guimaraesmaisverde Aproveite que hoje se comemora o dia em que a internet entrou nas nossas vidas (há 25 anos Berners-Lee inventou a World Wide Web - www) e visite o nosso site. As notícias, os projetos científicos, as atividades de educação ambiental, a equipa e muito mais num site renovado no passado mês de julho. Já agora, aproveite e partilhe a nossa página do facebook e ajude-nos a chegar a mais gente. Já temos quase 3mil seguidores! Estamos também no Instagram e no LinkedIn!
Timeline Photos
#labpaisagem #papachicletes #investigacaoedesenvolvimento #guimaraesmaisverde #jfponte Desde o passado sábado, existe mais um PapaChicletes em Guimarães. O PapaChicletes, adquirido pela Junta de Freguesia de Ponte, está instalado no novo parque Infantil e de Lazer da Vila, num fim-de-semana em que a Vila de Ponte apresentou também o novo projeto "Brigada Verde". Já sabe, "dê vida à sua pastilha elástica" e contribua para a redução de resíduos nas ruas e praças do concelho, por Guimarães mais Verde.
Timeline Photos
#LabPaisagem #Guimaraesmaisverde #Curiosidades #ReciclarPapel Sabia que para produzir 100 folhas de papel é necessário: 1 árvore de 2 metros de altura, energia de 5 lâmpadas e 50 litros de água? E para produzir 100 folhas de papel reciclado são suficientes: 2 revistas velhas, 8 lâmpadas e 8 litros de água? Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 71% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo. Cuide do ambiente e contribua para uma sociedade mais sustentável. Um conselho do Laboratório da Paisagem, de Guimarães.
Timeline Photos
#labpaisagem #diamundialfotografia #biodiversidade Já viu quem nos veio visitar hoje em pleno Rio Selho junto ao Laboratório da Paisagem, no Dia Mundial da Fotografia? Não foi fácil apanhar a melhor pose porque é algo envergonhado, mas valeu o esforço. Quer tentar adivinhar o que é?
Timeline Photos
#LabPaisagem #Guimaraesmaisverde #dicasecologicas #largadadebaloes A largada de balões em casamentos, baptizados, eventos desportivos ou festas infantis é muito comum. Mas é também altamente nefasta para o ambiente. Aqueles pequenos globos cheios de hélio parecem tão bonitos a flutuar no céu, mas mais cedo ou mais tarde, eles esvaziam e regressam à Terra onde se transformam em lixo. Na verdade, é como se pegássemos em milhares de peças coloridas de latex e as atirássemos para o chão e para o Oceano em cada casamento, evento desportivo, festa infantil… “Os amantes de balões poderão dizer-vos que eles são biodegradáveis. E é verdade, uma vez que eles são feitos de seiva da seringueira com uma mistura de alguns – poucos – químicos e pigmentos. E que, eventualmente, se irão desintegrar. Mas isto não acontece rapidamente, especialmente se os balões forem parar à água. Os balões demoram até seis meses a desintegrar-se, o que lhe dá muito tempo para prejudicarem o ambiente e, eventualmente, até serem ingeridos por aves marinhas. Isto sem falar nas fitas e outros pedaços de plástico que vão por vezes agarrados e que não são biodegradáveis. Há relatos de balões viajarem até 2.000 quilómetros antes de aterrar. “Isto é perigoso porque os balões fazem muitos danos nos cursos de água e praias”, concluiu Umbra Fisk, especialista em conselhos ambientais do site "Grist" e responsável pela secção "Ask Umbra". Um exemplo: a Ocean Conservancy retirou das praias, num único ano, 93.913 pedaços de balão. É muito pseudo-alimento para milhões de animais.
Reportagem RTP - EcoPontas & PapaChicletes
#LabPaisagem #investigacaoedesenvolvimento #ecopontas #papachicletes #Guimaraesmaisverde O EcoPontas & PapaChicletes concebidos no Laboratório da Paisagem pelo investigador Nuno Silva, foram o destaque de uma reportagem emitida ontem pela RTP no programa "Portugal em Direto". Mais de 45 mil pontas de cigarro e 5 mil pastilhas elásticas recolhidas, num projeto que já não passa despercebido a ninguém.
Timeline Photos
#LabPaisagem #Guimaraesmaisverde Está de férias e de regresso a Guimarães? Faça como este grupo e visite o Laboratório da Paisagem. Até 25 de agosto pode ver a exposição "No Mundo das Invasoras", e claro conhecer melhor os nossos projetos de investigação ambiental.
Timeline Photos
Para que imagens aterradoras como esta não se repitam, preste atenção, mas não se limite a ler. Aja! Se mora numa área florestal, pode tomar medidas para prevenir incêndios ou, pelo menos, minimizar as suas consequências. - Limpe o mato à volta da sua habitação e de outras edificações num raio mínimo de 50 metros. - Separe as culturas com barreiras corta-fogo (por exemplo um caminho). - Guarde em lugar seguro e isolado, a lenha, o gasóleo e outros produtos inflamáveis. - Mantenha em lugar de fácil acesso algumas ferramentas como enxadas, pás e outras, que possam auxiliar num primeiro combate aos incêndios. - Não queime lixos no interior das florestas nem numa distância inferior a 100 metros do seu limite. - Nunca deixe crianças sozinhas em casa e fechadas à chave. Não as deixe brincar com fósforos ou isqueiros. E em caso de incêndio, deve ligar para o número nacional de emergência (112), para a linha de proteção à floresta (117) ou os bombeiros da sua área.
Photos from Laboratório da Paisagem's post
#LabPaisagem #Guimaraesmaisverde #AoLemecomaCiencia Estamos no Jardim do Passeio Alegre, na Foz do Douro, no Porto. Até às 19h30, venha ter com os nossos investigadores e conhecer a nossa missão e os nossos projetos, na iniciativa "Ao Leme com a Ciência". A Ciência Viva no Verão está a comemorar 20 anos e a data está a ser assinalada com um cruzeiro científico na Caravela Vera Cruz, que termina hoje no Porto. Na iniciativa, que tem percorrido o país, o festival de ciência conta com a participação dos Centros Ciência Viva, autarquias, empresas, associações e institutos de investigação.
Timeline Photos
#LabPaisagem #Guimaraesmaisverde #DiadaSobrecargadaTerra A partir de hoje entramos oficialmente no “vermelho”. Em apenas oito meses e oito dias, a humanidade esgotou o orçamento de recursos naturais disponível para 2016, revela a organização internacional Global Footprint Network (GFN). Quer isto dizer que a partir de agora, tudo o que for consumido até o fim do ano não será reposto pela natureza. Medido há 16 anos, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day, em inglês) alerta para o momento em que a pegada ecológica da humanidade excede a capacidade do planeta de repor recursos naturais e absorver resíduos, incluindo o dióxido de carbono (CO2). Este ano, a efeméride chegou novamente mais cedo, a 8 de agosto. Em 2015, foi 13 de agosto a marcar a preocupante passagem desse limite. Em 2000, a data em causa ainda estava prevista para setembro. Em 1975, as possibilidades esticavam até novembro. Pior: a nossa “dívida ecológica” vai piorar se continuarmos neste ritmo. Projeções sobre população, uso de energia e produção de alimentos sugerem que a humanidade vai precisar de duas Terras até 2030. Dá que pensar e obriga-nos a agir!
Pintura Ecológica - Alecrim
O ALECRIM - Lar Residencial e Centro de Actividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães já estava cheio de saudades nossas, e nós deles, e por isso agendamos nova visita para esta segunda-feira. Um grupo de nove utentes participou na atividade "Pintura Ecológica", que substitui as tintas convencionais por outras feitas a partir de legumes e fruta, como o tomate, a beterraba, ou a cenoura. É sempre um gosto tê-los por cá. Voltem depressa! :)