Pé de Flor- Atelier de Bordado de Guimarães
Description
BORDADO de GUIMARÃES-
"Os mais lindos bordados da vida são feitos de fios de delicadeza
que respeitam a sabedoria amorosa do tempo do coração" Bordado de Guimarães em todo o tipo de material, principalmente acessorios de moda....Bordamos todo o tipo de peças.
Tell your friends
CONTACT
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.com" A BELEZA É UMA ARTE " As mulheres, ANTIGAMENTE, bordavam para se distrair e passar o tempo. HOJE, bordam para tentar diminuir o ritmo desse mesmo tempo. Com LINHA e AGULHA, muda-se toda uma vida. Cada PONTO, executado por mãos cuidadosas e precisas, cria um quadro maravilhoso, vibrante ou calmo, cheio de satisfação, alegria e poesia, "CHEIO de VIDA". Criar lindas imagens, seja bordando ou pintando, requer uma verdadeira dose de INSPIRAÇÃO e TALENTO, proveniente da ALMA. Cada criação guardará esse momento ETERNO. Vamos bordar novas experiências??
A vida acontece-nos, somos “tomados pelas coisas”, perdemo-nos do colo da mãe, sujamos os olhos e a ternura, crescemos. E no peito parecem mirrar, não apenas os pulmões, mas também o coração. O tempo para sentir é cada vez menos, e é cada vez mais difícil “doermo-nos” quando é preciso ser forte e sobreviver. E “doermo-nos” é tão necessário para que a alegria seja mais alegria. E emocionarmo-nos é tão urgente para que o riso seja mais riso. A poesia anda longe, mas tão facilmente se faz perto. Basta um momento. Uma brisa. Um repentino e fugaz limpar de olhos. A oportunidade de uma palavra-colo escrita numa página aleatória de um qualquer livro de poesia depois de um joelho esfolado. Anseio com asas de sonho que um dia a poesia seja perto de todos os corações. E que a cada quilómetro desta estrada que atravessa a existência uma flor rompa o asfalto. Vamos bordar com o coração???
O bonito desta vida é sempre enfeitar a alma com amor, leveza, gratidão, alegria, gentileza e com aquele toque especial..nossa fé. " Vamos bordar a nossa Fé????
Desde o séc. XVI até quase à segunda metade do séc. XIX, os bordados apoiavam-se essencialmente em trabalhos laboriosos das mulheres das classes mais abastadas, que os realizavam geralmente em horas de lazer e aconchegadas no seu lar e na sua família. Os bordados faziam parte da educação e da condição feminina e das suas criadas quando faziam a sua formação nos conventos femininos. Assim, a arte de bordar foi passada também às suas criadas, que as ajudavam nesse lavor.  Ao longo dos tempos foi-se formando uma tendência, que resultou de uma mistura de vários tipos de bordados, formando um novo gosto a que se chamou Bordado de Guimarães. Os panos usados para bordar são geralmente em linho industrial mas também ainda há quem utilize pano de linho caseiro. A estrutura dos desenhos é feita previamente em papel vegetal e com os desenhos baseados sempre na fauna e flora locais: silvas, passarinhos, flores, estrelas, cercaduras, laços, entre outros. Os desenhos são sempre bordados em monocromias a vermelho, branco, bege, cinza, ou azul. É utilizado o fio Algodão Perlé DMC, vermelho nº 321, azul nº 796, cinza nº 415, bege nº 644 e branco.  As peças realizadas são actualmente das mais variadas, como por exemplo: toalhas de baptizado, toalhas de mesa, toalhas de mão, panos para os cestos do pão, panos para gargalos de garrafas, panos para resguardar o queijo, naperons de tabuleiro, vestidos de cerimónia, cortinas ou resguardos para o pão-de-ló. Todas estas peças são bordadas em conformidade com os pontos mais característicos dos Bordados de Guimarães e de forma adaptada ao desenho: ponto pé de flor, cadeia, lançado, espinha, galo, caseado, nós, formiga, traço e margarida.
Bordado de Guimarães O Bordado de Guimarães, que hoje se produz, é a evolução do bordado usado nos trajes rurais, desde pelo menos o final do século XIX, e que por sua vez foi influenciado pelo bordado rico do século XVIII. Hoje o Bordado de Guimarães tem características bem definidas, nos materiais, nos motivos, na gama de pontos utilizados, nas cores usadas isoladamente e na perfeição do desenho e da execução. O que caracteriza o bordado de Guimarães, pode ser utilizadas seis cores (azul, bege, branco, cinza, preto e vermelho), e essas cores são sempre usadas isoladamente, pois umas das principais características do bordado executado em Guimarães é o uso apenas uma única cor de linha em toda a peça. O conjugar harmonioso de um bom desenho, com o rigor e perfeição do bordado; o uso de uma única cor ao bordar; o recurso frequente a um desenho de cariz geometrizado; e o uso abundante do ponto de canutilho e de gradinha, ajudam a distinguir o bordado de Guimarães de outros bordados portugueses. ''Eu fico cada vez mais encantado com a beleza e tradição do concelho de Guimarães, eles conseguem salvaguardar toda sua história e todas as suas memórias. O bordado é um marco da cidade berço. Aqui nasceu Portugal, aqui viveu Afonso Henriques o primeiro Rei de Portugal e aqui nasceu o lindo Bordado de Guimarães" ( Professor Ronaldo Vasques/julho,2016).
"No princípio era o vermelho. Foi a primeira cor que o homem batizou, a mais antiga denominação cromática do mundo. É supostamente também a primeira cor que os bebês enxergam. O simbolismo do vermelho está marcado por duas vivências elementares: o vermelho é o fogo e o vermelho é o sangue. Do amor ao ódio, o vermelho é a cor de todas as paixões, as boas e as más. Por trás do simbolismo está a experiência: o sangue se altera, sobe à cabeça e o rosto fica vermelho, de constrangimento ou paixão. A função psicológica e simbólica do sangue faz do vermelho a cor dominante de todas as atitudes positivas em relação à vida. O vermelho, como a cor mais forte das cores, é a cor da força, da vida, da coragem" Vamos bordar??
O objetivo da vida é viver, e viver significa ser consciente, alegremente, embriagadamente, serenamente, divinamente consciente , Que não basta apenas ter um propósito de vida,mas sim ter a coragem de o concretizar!!!! Vamos bordar???
Costumo desenhar flores antes de dormir ... Para jamais esquecer de que o dia começa a nascer dentro de mim Como um jardim florido na primavera!! Desenho para toalha de batizado!!! Vamos bordar??
Existimos para amar, nascemos com o desejo de amar e de sermos amados. Amar dá sentido e propósito para as nossas vidas. Quando o amor chega, o melhor de nós vem à superfície. O amor nos transforma, nos dá novas forças. Quem ama vê tudo mais bonito, e tem vontade de expressar o amor com a eloquência e fogo de um poeta. Feliz dia dos namorados!!! Vamos bordar o Amor???
Receber o convite para ser madrinha de um bebê é motivo de muita emoção e alegria para os pais e para a pessoa escolhida. Vamos bordar???
Desenhar é uma paixão,onde se brinca com a imaginação e criatividade!!! Vamos bordar???