Bombeiros do Concelho de Espinho
Description
Nasceu da fusão das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários Espinhenses e dos Bombeiros Voluntários de Espinho. A associação que detém o Corpo de Bombeiros nasceu do Agrupamento das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários da Cidade de Espinho (AABVCE).
O Agrupamento foi criado em 24 de Fevereiro de 2013 na presença de Sua Excelência o Ministro da Administração Interna, por ocasião do 85º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Espinhenses.
Nesse dia, os presidentes de ambas as Associações de Bombeiros da Cidade de Espinho Conde Figueiredo e Aires Poças, após devidamente mandatados nas respectivas Assembleias Gerais, concretizaram o que já havia sido tentado por duas vezes na história, em 1945 e em 1999.
Desde então, as duas Associações e os dois Corpos de Bombeiros uniram esforços, beneficiaram de sinergias importantes em termos de organização, formação e resposta no socorro à população.
Em 24 de Agosto de 2015, procedeu-se à alteração dos estatutos e da denominação social para que a nova associação pudesse tornar-se entidade detentora de um Corpo de Bombeiros.
Em 28 de Novembro de 2015 toma posse o Quadro de Comando do novo Corpo de Bombeiros, e todos os bombeiros dos quadros de pessoal dos CB de Espinho e Espinhenses. passam a pertencer a uma entidade única distribuídos por duas companhias.
Tell your friends
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comREFORÇAMOS OS CUIDADOS A TER DURANTE AS VAGAS DE FRIO: EFEITOS EXPECTÁVEIS: - Intoxicação por inalação de gases devido a inadequada ventilação de habitações aquecidas com recurso a lareiras e braseiras; - Incêndio em habitações em resultado da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias elétricas e circuitos elétricos; - Formação de gelo em troços úmbrios de estradas. MEDIDAS PREVENTIVAS: - Evitar a exposição prolongada ao frio e a mudanças de temperatura bruscas; - Envergar várias camadas de roupa folgada e adaptada à temperatura ambiente; - Proteger as extremidades do corpo com gorro, cachecol, luvas e meias quentes; - Ingerir sopas e bebidas quentes e evitar o consumo de bebidas alcoólicas; - Envergar vestuário adequado por parte de trabalhadores que exerçam atividades ao ar livre e evitar que exerçam esforços excessivos durante as tarefas que realizem; - Tomar especial atenção aos equipamentos de combustão (braseiras e lareiras), os quais podem causar intoxicação e conduzir à morte devido à acumulação de monóxido de carbono; - Assegurar a adequada ventilação das habitações; - Evitar o uso de dispositivos de aquecimento antes de dormir, cuidando de os desligar da corrente antes de deitar; - Adotar uma condução defensiva e ter especial atenção aos locais da estrada onde seja suscetível a formação de gelo; - Atender aos familiares e vizinhos que possam necessitar de auxílio e apoio, nomeadamente pessoas mais idosas ou em condições de maior isolamento; - Dedicar especial atenção aos grupos da população mais vulneráveis, como as crianças, os idosos e as pessoas portadoras de patologias crónicas, bem como os sem-abrigo. - Estar atento às informações meteorológicas e aos conselhos e recomendações dos Agentes de Proteção Civil.
É com grande satisfação que registamos o início de trabalhos preparatórios pré-empreitada no terreno do nosso futuro quartel. O Regimento de Engenharia N.3 de Espinho iniciou esta semana trabalhos de remoção de terras, colocando assim o terreno à sua cota natural. Esta colaboração indispensável, mediada pela Câmara Municipal de Espinho, é essencial para que os trabalhos de construção possam vir a ocorrer sem atrasos. Até ao final do mês de fevereiro deverá ser conhecida a entidade que ganhou o concurso público para a empreitada. O processo decorre neste momento com três concorrentes.
PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM O GRUPO VIOLAS PARA FORMAÇÃO Foi hoje celebrado um protocolo de colaboração na área da formação com o Grupo Violas, SGPS, SA. Este protocolo vai permitir que colaboradores deste Grupo recebam formação em áreas importantes como primeiros socorros, segurança contra incêndios, procedimentos de prevenção e procedimentos de emergência. Será ainda prestado apoio na preparação, assim como a participação ativa, em simulacros abrangidos pela área de segurança contra incêndios em edifícios. Este protocolo abrange importantes sociedades detidas pelo Grupo Violas, nomeadamente: •COTESI – Companhia de Têxteis Sintéticos, S.A.; •SOLVERDE – Sociedade de Investimentos Turísticos da Costa Verde, S.A.; •CLIP – Colégio Luso Internacional do Porto, S.A. Naturalmente, congratulamo-nos pela confiança em nós depositada, para a missão de formar os seus colaboradores em importantes áreas de segurança.
BOM DIA! Damos a conhecer alguns equipamentos que novos que nos vão ajudar a desempenhar melhor as nossas funções - duas macas de resgate e um sistema portátil de produção de espuma multi-expansão. Estas macas permitem uma utilização muito versátil e conferem elevado grau de resistência e proteção às vítimas, mesmo nas manobras de salvamento mais arriscadas. O sistema portátil de produção de espuma multi-expansão destina-se a ser colocado num veiculo ligeiro polivalente, conferindo-lhe assim mais uma valência e com grande economia de espaço ao mesmo tempo que cumpre os padrões de eficácia pretendidos.
Em 2017 e também já este ano, celebramos um conjunto de protocolos de vantagens para os nossos bombeiros. Neste momento dispomos já de acordo com as seguintes entidades: - Ginásio Lux; - Ginásio Ativa; - Ginásio Progresso; - Ginásio On Fit; - Loja de produtos alimentares Pura Fibra; - Farmácia Teixeira; - Centro Origens Spa; - Centro Spa Essentia; - Centro de terapia, reabilitação e formação Psianima; - Centro de terapias manuais Manipura; - Centro de depilação DepilConcept; - Centro de estética Body Concept; - Centro de massagens Indole; - Papelaria e centro de cópias Tecnicopia. Alguns destes protocolos são igualmente extensíveis a familiares diretos dos bombeiros no quadro ativo e também a associados.
Desde ontem que está disponível no nosso Corpo de Bombeiros uma câmara de visão térmica após a devida formação de 8 horas em contexto teórico e prático. Este equipamento pode ser usado em diferentes contextos, nomeadamente em incêndios estruturais, matérias perigosas, busca de pessoas em geral, assim controlo de cenários de cenários em contexto de formação. Basicamente permite operar em áreas de fraca visibilidade como, por exemplo, fumo, nevoeiro ou escuridão e identificar a emissão de calor.
Já chegou a nova ambulancia do nosso Corpo de Bombeiros que entrará em breve ao serviço. Esta ambulância resulta da celebração de um protocolo com o INEM para a existência de um posto de emergência médica (PEM) e vem assim substituir a ambulancia que temporariamente nos tinha sido entregue o ano passado. Só em 2017 o nosso Corpo de Bombeiros respondeu a 2856 missões de emergência pré-hospitalar mantendo uma operacionalidade de 365 dias por ano, 24 horas por dia. Espinho era até Abril do ano passado um dos 24 concelhos do país sem posto PEM.
Hoje foi dia de Corrida de São Silvestre em Espinho. E nós estivemos por lá!
Em 2017 foi para nós um ano intenso, especial e com muitas conquistas, entre as quais: - Comemoramos o nosso 1º aniversário; - Assinamos o contrato de financiamento para o novo quartel e abrimos o respetivo concurso público para a empreitada; - Celebramos 10 novos contratos de trabalho; - Saímos da lista de 21 concelhos sem PEM (ambulância INEM entregue aos Corpos de Bombeiros); - Colocamos em funcionamento uma segunda equipa de intervenção permanente (EIP-2) e abrimos concurso para a EIP-3, ambas apoiadas pela Câmara Municipal de Espinho; - Criamos o nosso site; - Adquirimos 3 novos veículos; - Formamos 11 novos Tripulantes de Ambulância de Socorro, 6 mergulhadores e 12 condutores de embarcações de socorro; - Recebemos o prémio Heróis Correio da Manha"; - Concluimos a recruta 2016 e iniciamos a recruta 2017; - Estabelecemos diversas parcerias com entidades. E claro, o mais importante, cumprimos o nosso lema de "JUNTOS SOMOS MAIS FORTES, ONDE E QUANDO FOR PRECISO, na resposta a mais de 3000 ocorrências. Em 2018 poderá, como sempre, ter a certeza que estaremos igualmente disponíveis, sempre embebidos no espírito de servir cada vez melhor. FELIZ ANO NOVO, em segurança!
Este foi o último grupo de bombeiros a prestar provas físicas este ano. De forma bianual, os nossos operacionais são avaliados nesta importante componente da nossa atividade. As provas consistem em elevações na barra fixa, abdominais e corrida. Para os operacionais com mais de 40 anos, as elevações são substituídas por extensões de braços no solo (flexões).
Porque a nossa atividade não é só levada a cabo por Bombeiros, não podíamos deixar passar o ano sem um registo daqueles que, também diariamente, administram a nossa Associação. Neste caso concreto, um registo do nosso presidente Sr. Conde Figueiredo, de um dos diretores, Sr. Alfredo Oliveira e de uma das nossas administrativas, a Teresa Meireles, a ultimarem o processo administrativo da abertura do concurso para a construção do novo quartel. Por isso, a toda a Direção, restantes orgãos sociais, serviços administrativos e serviços de limpeza, muito obrigado também pelo trabalho que desenvolvem ao longo do ano.
E continuamos cá, por si!