Museu de Lanifícios
Description
Com dois espaços museológicos e um núcleo ao ar livre, o Museu ilustra a história, as tecnologias e a indústria dos lanifícios nos séculos XVIII-XX. Informação geral sobre os serviços que presta à comunidade:
- Tem um Centro de Documentação/Arquivo Histórico com um vasto acervo documental proveniente de fábricas de lanifícios, de organismos corporativos, e de pessoas, entre empresários, técnicos e operários têxteis.
- Tem um Serviço educativo: promove atividades educativas para todas as idades, workshops que fomentam o saber-fazer de fiação e tecelagem artesanal e de artes tradicionais, como o tricô e o crochê; e visitas guiadas para grupos.
- Dispõe de duas galerias de exposições temporárias.
- Dispõe de Auditório versátil para 50/60 lugares ou para outras valências, com equipamentos audiovisuais.
- Área de cafetaria para eventos e serviço de catering através dos Serviços de Ação Social da UBI.
- Dispõe de duas lojas a funcionar nas duas Recepções (Real Fábrica de Panos e Real Fábrica Veiga).
Contactos:
Núcleo da Real Fábrica Veiga / Centro de Interpretação dos Lanifícios (SEDE)
Calçada do Biribau, 6201-001 Covilhã -- Portugal
Tel. 275 319724/275329257 | Fax 275 319712
E-mail: muslan@ubi.pt
Tell your friends
CONTACT
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comVOTE no Projeto 675 "Rota da Lã Explorer" no Orçamento Participativo de Portugal até 10 de setembro Se votar no Rota da Lã Explorer, Projeto 675 do Orçamento Participativo Portugal, proposto por Pedro Leitão Pais e Rita Salvado, pode ajudar a criar uma rede de itinerários turísticos no território da Beira Interior em que a lã será o fio condutor. Sinalizar, divulgar, desenvolver e promover turisticamente as marcas e os caminhos associados à milenar cultura da lã na Beira Interior serão os eixos fundamentais deste projeto. Vote até ao dia 10 de setembro via portal https://opp.gov.pt ou via sms grátis e contribua para colocar a Beira Interior no mapa do turismo nacional e europeu. Saiba + em http://museu.ubi.pt
Exposição Coletiva de Pintura PRETEXTO, PROSPECÇÃO E PROCESSO com Artur Ramos, Ilídio Salteiro, João Queiroz (FBA/UL) e Luís Herberto (FAL/UBI) No dia 6 de julho, pelas 17h30, na Real Fábrica Veiga, teremos a inauguração da exposição coletiva de pintura "Pretexto, Prospecção e Processo", que reúne quatro artistas plásticos: Artur Ramos, Ilídio Salteiro, João Queiroz e Luís Herberto, que conciliam a docência no Ensino Superior e a investigação em torno das Artes Visuais. O próprio título da exposição revela os conceitos que permitem construir e sistematizar as práticas da Pintura. A entrada é livre, esparamos por si ! A mostra estará patente ao público até 15 de outubro, de terça a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00.
Tardes de Quinta no Museu com Paulo Trancoso
Tardes de Quinta no Museu | 1 jun 2017 (16h00) | Real Fábrica Veiga Arquitetura e Cinema com Paulo Trancoso | Presidente da Academia Portuguesa de Cinema Cinema e Arquitectura, uma relação criativa! As relações do cinema com a arquitetura podem ser observadas por diferentes perspetivas: a própria arquitetura dos espaços já existentes com a construção de cenários ou pela utilização de "décors" ou pelo aproveitamento da arquitetura, da cidade e da paisagem como sujeito da própria história, transfigurando um espaço real ou construído, dando-lhe novas leituras e interpretações.
Tardes de Quinta no Museu | 1 jun 2017
Tardes de Quinta no Museu | 1 junho 2017 | 16h00 Núcleo da Real Fábrica Veiga "Arquitectura e Cinema", com Paulo Trancoso (Presidente da Academia Portuguesa de Cinema) Cinema e Arquitetura, uma relação criativa! As relações do cinema com a arquitetura podem ser observadas por diferentes formas. Desde logo, como o modo que a arquitetura funciona no contexto dos próprios filmes, quer recriando a própria arquitetura dos espaços do filme através da construção de cenários ou utilizando "décors" reais em espaços já existentes, quer ainda utilizando a arquitectura, a cidade e a paisagem como sujeito da própria história, transfigurando um espaço real ou construído, dando-lhe novas leituras e interpretações.
Tardes de Quinta no Museu | 25 maio 2017
Tardes de Quinta no Museu | 25 maio 2017 | 16h00 O Arquivo da Delegação do Ministério do Trabalho na Covilhã José Ayres de Sá, dirigente da Unidade Local da Inspeção do Trabalho, depois Autoridade para as Condições do Trabalho (1976-2009), desenvolverá o tema "O Arquivo da Delegação do Ministério do Trabalho da Covilhã". Nesta conferência, abordar-se-á a relevância de um acervo documental, com início nos primeiros anos da década de 1930, e que espelha a história e 'estórias' da Covilhã, no que se refere à fiscalização e promoção da melhoria das condições de trabalho da indústria dos lanifícios, que monopolizou a força de trabalho dos seus habitantes.
Entradas gratuitas no Museu de Lanifícios no dia 18 de maio de 2
Nas comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio), o Museu de Lanifícios da UBI abre as suas portas à comunidade com entradas gratuitas. Entre as 9h30-12h00 e as 14h30-18h00 podem visitar gratuitamente os dois núcleos museológicos do Museu de Lanifícios, a Real Fábrica de Panos e a Real Fábrica Veiga. Celebrem esta data visitando o Museu.
Visita guiada às Tinturarias da Real Fábrica de Panos
Também no dia 18 de maio, pelas 10h30, contamos com a presença da Dra. Elisa Calado Pinheiro para nos relembrar o período entre a descoberta das estruturas arqueológicas na área das tinturarias da Real Fábrica de Panos, em 1976, e a inauguração do Museu de Lanifícios, em 30 de abril de 1992. Durante este largo período, ocorreram inúmeros constrangimentos e vicissitudes, mas também muitas vontades que conduziram à criação desta estrutura museológica e à salvaguarda de um património único a nível nacional e internacional. Vamos ouvir a história contada por uma das principais intervenientes no processo de requalificação do Museu, a Dra. Elisa Calado Pinheiro, que participou enquanto membro da Associação de Arqueologia Industrial da Região de Lisboa e diretora do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, entre 1996 e 2011.
Exposição "Tinte descoberto, museu aberto"
Exposição documental "'Tinte' descoberto, Museu aberto (1992-2017)" | 18 de maio | Real Fábrica de Panos Integrado nas comemorações do Dia Internacional dos Museus 2017, esta exposição documental celebra, em simultâneo, o 25º aniversário do Museu de Lanifícios (1992-2017). Este ano, celebra-se a inauguração do Museu de Lanifícios que teve lugar em 30 de abril de 1992, após as obras de construção e de intervenções arqueológicas e museológicas da área das tinturarias da Real Fábrica de Panos. A inauguração da exposição, pelas 14h30, será seguida do Colóquio Comemorativo dos 25 anos do Museu de Lanifícios com o título Museu descoberto e aberto (1992-2017), que contará com a presença e o testemunho dos principais intervenientes do processo de requalificação das antigas tinturarias da Real Fábrica de Panos em Museu de Lanifícios, constituindo uma intervenção pioneira nos domínios da arqueologia e património industrial em Portugal. A exposição estará patente ap público de 18 de maio a 30 de julho.
Desenhos de Portugal
Exposição Temporária Desenhos de Portugal Sketches of Portugal - Maria Lopes | Real Fábrica Veiga No dia 18 de maio, pelas 18h30, na Galeria da Real Fábrica Veiga, será inaugurada a exposição de desenhos "Desenhos de Portugal Sketches of Portugal", de Maria Lopes, patente ao público até ao dia 2 de julho. Esta mostra de desenhos resulta de uma série de viagens que, nos últimos três anos, a artista realizou em Portugal. Maria Lopes retrata os mais belos exemplares do património arquitetónico e natural português, que poderão até vir a ilustrar uma obra de promoção artística e turística. Saiba mais em : www.museu.ubi.pt e Facebook.com/MariaL0PES
Dia Internacional dos Museus 2017
Dia Internacional dos Museus | 18 maio 2017 Museus e histórias contestadas: dizendo o indizível nos museus No próximo dia 18 de maio assinala-se mais um Dia Internacional dos Museus, este ano subordinado ao tema "Museus e histórias contestadas: dizendo o indizível nos museus". O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior apresenta um programa de atividades que destaca o papel cultural e patrimonial do seu núcleo museológico fundador, as Tinturarias da Real Fábrica de Panos, classificadas como Imóvel de Interesse Público em 1982, que, este ano, cumprem 25 anos após conclusão das obras de requalificação construtivas, arqueológicas e museológicas, em 30 de abril de 1992. PROGRAMA | 18 de maio Exposições Permanentes “Da Manufactura à Industrialização dos Lanifícios” | Entrada gratuita (9h30-12h00 e 14h30-18h00) // Tinturarias Pombalinas da Real Fábrica de Panos (Séc. 18) > Rua Marquês d’Ávila e Bolama, Covilhã // Real Fábrica Veiga: Industrialização dos Lanifícios (Séc. 19-20) > Calçada do Biribau, Covilhã // Visita orientada ao Núcleo da Real Fábrica de Panos pela Dra. Elisa Calado Pinheiro (10h30) Exposição Temporária | Real Fábrica de Panos // Tinte descoberto, museu aberto | Real Fábrica de Panos (14h30) Exposição documental comemorativa do 25º aniversário do Museu de Lanifícios (até 30 de julho). Tarde de Memória no Museu de Lanifícios | Auditório da Real Fábrica Veiga | 15h00-18h30 Colóquio comemorativo dos 25 anos do Museu de Lanifícios, que conta com a presença e testemunho dos principais intervenientes no processo de requalificação da área das tinturarias da Real Fábrica de Panos, desde a descoberta das estruturas arqueológicas na década de 1970 até à inauguração em 30 de abril de 1992. Exposição Temporária| Real Fábrica Veiga | Inauguração às 18h30 // Desenhos de Portugal Sketches of Portugal - Maria Lopes Os desenhos em mostra resultam de uma série de viagens que a artista protagonizou por Portugal nos últimos três anos, que retratam os mais belos exemplares do património arquitetónico e natural português, que poderão vir a ilustrar uma obra de promoção artística e turística (até 2 de julho). Concerto Musical EPABI | Real Fábrica Veiga | 21h30 Mais informações: Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior Tel. 275 319724 ou e.mail muslan@ubi.pt).
Tardes de Quinta no Museu
Cartazes de todas as "Tardes de Quinta no Museu" realizadas pelo Museu de Lanifícios, às quintas-feiras.
Photos from Museu de Lanifícios's post
Decorreu na passada segunda-feira (08/05/2017) o Peddy-Paper na Goldra: ao Encontro do Património local Que contou com a participação do Agrupamento de Escolas "A Lã e Neve" - EB São Domingos. Esta atividade é desenvolvida a partir de um Peddy-Paper que permite aos visitantes explorarem sozinhos a ribeira da Goldra, também apelidada de riberia dos Pisões, descobrindo fábricas antigas, edifícios remodelados, toponímia, chaminés e outros vestígicos. O Peddy-paper é uma prova para equipas, que consiste num percursos pedestre associado a perguntas de observação e cultura geral que, juntamente com alguns enigmas, irão ser estabelecidas em diferentes pnotos do trajeto, permitindo avançar para a parte seguinte do percurso. FOI MUITO DIVERTIDO :)