Top Local Places

Odiana

Rua 25 de Abril nº 1, Apt. 21, Castro Marim, Portugal
Nonprofit Organization

Description

ad

ODIANA - Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana
Site: www.baixoguadiana.pt     Email: odiana.comunicacao@gmail.com
Telefone: 281 531 171 Foi fundada pelos municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António  e recebeu um antigo nome do Rio Guadiana: Odiana.

CONTACT

RECENT FACEBOOK POSTS

facebook.com

A edição de 2017 dos Medievais de Castro Marim começa já amanhã e decorre até dia 27. Para mais informação consulte a página do Município de Castro Marim https://www.facebook.com/municipio.castromarim/ .

facebook.com

«Guia de Apoio ao Empresário» já está disponível! Faça aqui o download. O projeto «Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)», já se encontra na sua reta final e os resultados começam a ser visíveis. Está finalmente pronto e disponível para download o «Guia de Apoio ao Empresário» em: https://mega.nz/#!9WJhnTzS!QHFL3VamUCAU6k9fW3hnqKvR-W3dziA7z4s-KH9arRc Lançado na Primavera do ano passado, o projeto «Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)», visa uma estratégia turística para o território, estando prevista a sua conclusão em Março de 2018. A meta é conhecer o posicionamento da oferta nos mercados internacionais e concertá-la com o setor empresarial da região. Um projeto focado num turismo sustentável e que pretende combater a sazonalidade através de uma grande oferta: o Turismo de Natureza. O «Guia de Apoio ao Empresário» é uma ferramenta de trabalho para todos os agentes económicos que, no território de Baixa Densidade do Baixo Guadiana, exercem a sua atividade no setor do turismo. Trata-se de uma ferramenta da maior utilidade, sendo que aponta direções e tenta agilizar informações, processos e metodologias aos empresários e potenciais empresários e/ou investidores do e no Baixo Guadiana. O documento compila informações úteis em contexto de promoção externa; informações sobre as tendências atuais no turismo e mercados internacionais; propostas de atuação e organização do tecido económico; redes, parcerias e a oportunidades de apoio e incentivo. O documento encontra-se disponível para download em: https://mega.nz/#!9WJhnTzS!QHFL3VamUCAU6k9fW3hnqKvR-W3dziA7z4s-KH9arRc “O objetivo deste documento é valorizar a identidade e recursos distintivos do Baixo Guadiana e, em conjunto, desenvolver abordagens aos mercados de forma mais atrativa e assertiva, afirmando-nos como destino turístico autêntico e de qualidade ímpar”, atesta o Diretor da Odiana, Valter Matias. A recordar que neste âmbito o projeto lançou até à data um total de 7 sessões, desde temáticas sobre linhas de apoio, matchmaking, boas práticas, capacitação para a internacionalização (entre outras), tendo como eixo basilar o combate à sazonalidade e as assimetrias entre o litoral e as baixas densidades. Em fase de conclusão será produzido também um vídeo promocional, dirigido aos mercados internacionais, que convida o visitante a conhecer o que de mais genuíno existe no Baixo Guadiana. A empresa responsável pela implementação do projeto é a Sociedade Portuguesa de Inovação - S.P.I., que à parte das ações referidas lançou também o «Estudo sobre o Potencial do Setor Turístico do Baixo Guadiana nos Mercados Internacionais». A salientar que este projeto tem selo da Associação Odiana e surge no seguimento das aprovações da Odiana no âmbito dos SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), PO CRESC Algarve 2020, nomeadamente o «Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)» - Internacionalização.

facebook.com

De Agosto a Novembro!

facebook.com

Está mesmo a chegar.....!

facebook.com

Festival de Lucía! Assista aos espetáculos já nos dias 18 e 19 de agosto em Castro Marim. #festivaldelucia #pacodelucia #castromarim

facebook.com

Quer participar no «Workshop de Salinas Tradicionais»? Inscreva-se em: https://goo.gl/forms/ltRCo9LfRB1PeSuQ2

facebook.com

facebook.com

Abertas Pré-Inscrições para 2º Workshop de Salinas Tradicionais O workshop é agora aberto ao público em geral e tem como cenário de fundo uma visita turística às salinas tradicionais, com direito a recolha artesanal de sal, flor de sal e spa salino. Data estimada: 25 de agosto. Após luz verde no workshop piloto realizado no passado mês de julho, a Odiana lança a 2ª edição do «Workshop de Salinas Tradicionais». É a oportunidade ideal para descobrir, o saber tradicional usado durante séculos na extração de sal e sentir a natureza nas salinas. Conhecer como se produz o sal numa visita turística que oferece a possibilidade de recolher o sal/flor sal artesanalmente e para concluir esta experiência, o spa salino para relaxar e equilibrar energias: um banho flutuante de sais minerais e aplicação de argila da salina. A data prevista para o workshop é 25 de agosto, das 16h às 20h, na Salina da Barquinha em Castro Marim, sob a organização da Associação ODIANA. Para já a Odiana abriu um formulário para pré-inscrições que decorre até 21 de Agosto: https://goo.gl/forms/ltRCo9LfRB1PeSuQ2 Importante referir que o limite mínimo de participantes para a realização do workshop é de 4 pessoas e máximo de 8 pessoas. Reunidas estas condições os participantes (por ordem de inscrição) irão receber email de confirmação e NIB para pagamento prévio obrigatório de € 30,00. Não havendo nº mínimo de participantes a Odiana reserva-se ao direito de alterar a data do workshop, sempre em articulação com os inscritos interessados. Esta atividade decorre no seguimento do projeto da Odiana «Oficinas do Saber Tradicional», em estreita colaboração com a Cooperativa Terras de Sal e com a empresa «Água Mãe». O objetivo é a revitalização turística das atividades tradicionais do Baixo Guadiana, de forma dinâmica e interativa, através de experiências únicas que atraiam mais turistas e envolvam a comunidade local na cultura identitária do Baixo Guadiana. A Odiana tem ainda em carteira outras experiências de turismo criativo que poderão incluir oficinas dinâmicas com o Pão Caseiro, Doçaria Tradicional e Cestaria, entre outras. O projeto CREATOUR pretende pilotar uma agenda de investigação centrada no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais. O CREATOUR, tem uma duração de 36 meses, é coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e é financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020. Saiba mais em: http://www.ces.uc.pt/creatour/

facebook.com

Último dia de filmagens!

facebook.com

Mais um dia a filmar as maravilhas do Baixo Guadiana!!!

facebook.com

Mais um dia de gravações no Baixo Guadiana!

facebook.com

Filmagens de vídeo promocional sobre produtos e gastronomia no Baixo Guadiana já começaram. Gravações vão continuar durante toda a semana!

facebook.com

Quiz