Comunidade Horta Nova
Description
A Comunidade Terapêutica Horta Nova, resposta social da Caritas Diocesana de Beja, missão assenta na recuperação de pessoas toxicodependentes e alcoólicas.
Tell your friends
CONTACT
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comEm parceria com a Escola Profissional Fialho de Almeida da Vidigueira, iniciámos na passada quarta-feira, a primeira de oito sessões de exercícios de teatro, ministrados pela professora Telma Saião. Esta parceria surge no seguimento da Comunidade Terapêutica estar a receber um estágio académico, no âmbito do último ano do curso profissional de Apoio Psicossocial. Os exercícios, realizados pela professora Telma e pela nossa estagiária, tiveram por base o Teatro do Oprimido e o Teatro Fórum. O Teatro do Oprimido é uma metodologia criada por Augusto Boal nos anos 60, que pretende usar o teatro como ferramenta de trabalho político, social, ético e estético. Através da clarificação do mundo e das suas relações de poder, pretende ajudar as pessoas a ensaiarem transformações na sua vida real. O Teatro Fórum tem, como pressuposto, a quebra da barreira entre o palco e a plateia, implementando uma comunicação ativa e direta entre os espectadores e os atores. Com a duração de duas horas e com o grupo dividido em dois grupos menores, foram realizados vários exercícios de expressão dramática, tendo por base as ideias acima mencionadas.
A nossa passagem de ano foi assim, com muita música, alegria e diversão! Bom Ano para todos!
Como não poderia deixar de ser, no dia 24 e 25 de Dezembro partilhamos muitos momentos de alegria, calor humano e cumplicidade entre todos os residentes da CT e a equipa técnica. As comemorações natalícias começaram ao almoço do dia 24 de Dezembro, em que fomos saudados com a presença do Sr. Florival, presidente da Cáritas Diocesana de Beja, para partilhar esta refeição com todos os presentes. Depois de almoço começaram os preparativos decorativos da mesa de Natal e lá mais para o fim da tarde os deliciosos petiscos, salgados e doces, foram aparecendo na mesa. Os residentes passaram a tarde em convívio, entre conversas amistosas e diversos jogos. Ao jantar manteve-se o mesmo espirito e todos disfrutaram de uma deliciosa refeição, confecionada pela equipa da cozinha. Por volta da meia-noite os residentes trocaram prendas entre si, elaboradas pelos próprios. Este é um momento muito especial entre os residentes, pois para além da troca de prendas, existe também uma troca de mensagens e palavras afectuosas, recheadas de esperança e força para o caminho que vão trilhar em conjunto. A noite acabou à volta de uma bela fogueira, acendida pelos residentes, para a aquecer ainda mais um pouco a nossa alma. No dia 25 partilhamos o almoço de Natal, dando continuidade ao espirito de partilha e comunhão!
No dia 19 de dezembro, realizou-se na Comunidade Terapêutica Horta Nova da Cáritas Diocesana de Beja, a tradicional Celebração de Natal, seguida de um jantar de confraternização. O Sr. Padre Paulo Godinho, a convite da Direção da CDB, celebrou, numa cerimónia alegre, despretensiosa mas plena de significado e calor humano, na pequena capela da nossa Comunidade. Estiveram presentes todos os residentes, colaboradores e alguns membros da Direção, bem como o Pároco das Neves, Sr. Padre Pedro Bravo. A animação contou com a colaboração das nossas amigas Vera Roque e Mafalda Vasques, acompanhadas de um grupo de jovens Shema, que fizeram com que todos cantassem e celebrassem, em conjunto, o nascimento de Jesus, clamando pela Paz no Mundo. Para eles, o nosso muito obrigado e o nosso apreço pela extraordinária disponibilidade que sempre nos concedem. Depois da Celebração da Palavra, seguiu-se um animado e delicioso jantar convívio, confecionado pela equipa da cozinha.
O Natal já chegou à Comunidade!
O PODER DA FÉ É sobre este tema que o Padre Paulo Godinho nos irá falar, no 2º Encontro na Fé, que se realizará no próximo dia 07 de dezembro (quarta-feira), pelas 16h, nas instalações da Cáritas Diocesana de Beja. Participe e divulgue, por favor.
A Comunidade Terapêutica Horta Nova, representada por alguns dos elementos da Equipa Técnica, esteve presente no 29º Encontro das Taipas, que decorreu nos passados dias 3 e 4 de novembro. O Encontro das Taipas, que ocorre anualmente, é dinamizado pelo Centro das Taipas, uma das Unidades da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. O Encontro das Taipas configura-se como um ponto importante de difusão e troca de conhecimentos nesta área, no qual a Comunidade Terapêutica faz questão de estar presente anualmente.