Dr. Leonardo Guedes - Ortopedista
Description
ortopedista ombro e cotovelo
Professor voluntário do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas ortopedista ombro e cotovelo
Professor voluntário do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas
Tell your friends
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comTimeline Photos
Alguns bons motivos pra você parar de fumar: Estudos mostram que o fumo aumenta o risco de fraturas em pacientes que tem osteoporose. Além disso, fumantes apresentam um tempo mais prolongado para a consolidação de uma fratura – em alguns casos, pode até ocorrer a pseudoartrose (que é a não consolidação do osso), devido a diminuição da perfusão do sangue no local. Também está comprovado que fumantes, apresentam um maior risco de apresentar Síndrome do Impacto (conhecido popularmente como bursite do ombro) e hérnias de disco. Cicatrizações de cirurgias também serão mais lentas em pacientes tabagistas, podendo inclusive ocorrer complicações como a infecção.
Timeline Photos
Não é só o corpo... Exercício aeróbico também ajuda a melhorar a nossa memória. Pesquisadores investigaram os efeitos de uma sessão de 30 minutos na bicicleta ergométrica numa função do cérebro. A atividade melhorou em 6,4% a memória.
Timeline Photos
A artrose é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo das articulações do organismo, marcada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar a deformidades. As articulações mais acometidas pela artrose são as que suportam peso, como coluna vertebral, os quadris e joelhos. A dor ao nível do joelho geralmente é o primeiro sintoma da artrose. Essa dor é de caráter progressivo. Acentua-se com a atividade física (degraus, subida e descida de escadas, esportes de contato e movimentos repetitivos) e é diretamente proporcional ao excesso de peso. O joelho inchado (derrame articular) é o segundo sintoma e muito frequente em pessoas que têm a doença e praticam esportes. O responsável por esse inchaço é o processo inflamatório da membrana sinovial (membrana que recobre a articulação do joelho).
Dr. Leonardo Guedes - Ortopedista's cover photo
Timeline Photos
O trabalho preventivo para lesões acontece desde o cuidado com a postura e maneira correta de fazer cada movimento, até exercícios de fortalecimento e preparo muscular. Para isso um profissional deve acompanhar a intensidade do treinamento, realizando aumentos progressivo, de acordo com evolução e segurança do atleta. Também é importante usar o equipamento adequado, como o tênis, por exemplo, que deve ser apropriado aos movimentos executados no esporte ou atividade.
Timeline Photos
A postura correta é importante para evitar a dor nas costas, lesões na coluna, diminuir a gordura localizada e aumentar a autoestima. Separei algumas dicas para você alcançar uma postura corporal correta: *Evite trabalhar com o tronco inclinado para frente. Sempre que estiver sentado, encostar totalmente as costas na cadeira e manter os dois pés apoiados no chão; *Durma de lado, com um travesseiro baixo para apoiar a cabeça e outro travesseiro entre as pernas, para adequar a altura do quadril e a não deslocar a coluna; *Quando estiver de pé, apoie o peso do corpo nos dois pés, evitando colocar o peso num só lado do corpo; *Não carregue bolsas pesadas no ombro, mas uma bolsa de tamanho adequado à você, segurando com uma das mãos e o mais leve possível; *Pratique exercícios físicos regularmente, pelo menos 2 vezes por semana, porque assim os músculos ficam mais fortalecidos colaborando para uma postura correta.
Timeline Photos
Comece o dia melhor: alongue-se! Alongar-se ao acordar, além de preparar o corpo para as atividades cotidianas, ajuda na eliminação da tensão e melhora nossa disposição. Acordar bem disposto tem uma importância cada vez maior. Programe-se para levantar 10 minutos mais cedo, faça alguns alongamentos, complemente seu despertar com um café da manhã saudável e energético e melhore seu desempenho e disposição no restante do dia.
Timeline Photos
Você sabia que o torcicolo pode ter alguns fatores de risco? A fadiga muscular é um deles, assim como a hérnia. Por isso, fique atento e pratique exercícios de alongamento, eles podem auxiliar na prevenção do torcicolo.
Timeline Photos
Utilizar os elevadores no dia a dia é muito confortável, contudo, optar pelas escadas beneficia muito a saúde. Subir e descer escadas trabalham os músculos das pernas, queimam gorduras da parte inferior do corpo e gastam calorias. Segundo especialistas, o ato de subir e descer as escadas não trabalham os mesmos músculos. Ao subir, os glúteos e quadríceps são trabalhados, enquanto ao descer o quadríceps controla o impacto da gravidade. Dessa forma, procure sempre que puder utilizar as escadas. Caso apareça algum sintoma, procure atendimento médico.
Timeline Photos
Fique de olho na sua postura! ;)
Timeline Photos
Você já ouviu falar em Reumatismo nos Ossos? Reumatismo nos ossos refere-se a um grupo de doenças reumatológicas que podem afetar diretamente os ossos como a Osteoartrite, Osteoartrose e a Osteoporose, que são as mais comuns. Os sintomas são: dor nas articulações, dor nos músculos, dor na coluna, dificuldade em movimentar uma articulação, inchaços próximos das articulações e tendões, deformidade articular. Para identificar o reumatismo nos ossos recomenda-se uma consulta com um ortopedista ou reumatologista. Eles poderão examinar e avaliar o paciente , solicitar exames que auxiliam o diagnóstico, como o de sangue, raio-x ou ressonância magnética, por exemplo, e então indicar um tratamento.
Timeline Photos
Começando a semana, falando um pouco sobre as vantagens da Cirurgia Artroscópica ou Videoartroscopia. Essa moderna técnica tem vários benefícios para os pacientes: *O procedimento é rápido; *Pouco Invasivo; *Tempo de internação menor *Cicatrizes discretas de pós -operatório *Rápida recuperação e, conseqüentemente, rápido retorno às atividades rotineiras e esportivas. A artroscopia serve para diagnosticar e também tratar as patologias intra-articulares. O procedimento cirúrgico tem curta duração. São feitas duas mini incisões (orifícios), uma em cada lado do joelho, não maiores do que 5 mm cada. Por um desses orifícios introduzimos o artroscópio, um instrumento óptico que é acoplado a uma câmera e que transmite as imagens de dentro da articulação, ampliadas e em altíssima definição, para um monitor de vídeo. Pelo outro orifício são inseridos os instrumentos cirúrgicos artroscópicos, que permitem testar as estruturas articulares, colher fragmentos de tecidos para biópsias, remover corpos livres, identificar lesões e tratá-las.