Clínicas de Educação Daniela Camões
Description
Clínica de Educação Conceito da Clínica
A Clínica de Educação Daniela Camões destina-se essencialmente a crianças e jovens (não esquecendo as necessidades específicas de alguns adultos e também idosos) que estejam em risco de atraso de desenvolvimento, manifestem deficiência, ou necessidades educativas especiais como consequência de uma disfunção orgânica, cognitiva, psicológica, afetiva e/ou social. Consiste numa intervenção psicopedagógica ao nível das dimensões cognitivas, psicológicas, sócio afetivas e/ou motoras junto de um público alargado, e intervenção junto das suas famílias com o objetivo de minimizar efeitos nefastos ao seu desenvolvimento.
Terapia Ocupacional
O Terapeuta Ocupacional realiza a “avaliação, tratamento e habilitação de indivíduos com disfunção física, mental, de desenvolvimento, social e outras, utilizando técnicas terapêuticas integradas em actividades seleccionadas consoante o objectivo pretendido e enquadradas na relação terapeuta/utente; prevenção da incapacidade, através de estratégias adequadas com vista a proporcionar ao indivíduo o máximo de desempenho e autonomia nas suas funções pessoais, sociais e profissionais e, se necessário, o estudo e desenvolvimento das respectivas ajudas técnicas, em ordem a contribuir para a melhoria da qualidade de vida.”
(Decreto – Lei n.º 564/99, de 21 de Dezembro- art. 5º)
Psicopedagogia
A Psicopedagogica, ao nível do domínio cognitivo e motor permite, em qualquer momento do percurso escolar, avaliar o nível de desenvolvimento, assim como factores que estejam a contribuir para um percurso ou aprendizagem escolar com dificuldades. Com esta avaliação é possível determinar as áreas a intervir e o tipo de intervenção necessária.
Esta avaliação e intervenção é para todas as crianças, pré-adolescentes e adolescentes que apresentem uma aprendizagem irregular, uma integração desadequada nos diferentes contextos ou têm Necessidades Educativas Especiais.
Dirige-se a todas as crianças, pré adolescentes e adolescentes com, por exemplo, hiperatividade, dislexia, perturbações da atenção, transtornos psicoafectivos, etc.
Terapia da Fala
A Terapia da fala intervém em todas as situações de patologia da fala, da voz e da linguagem oral e escrita, qualquer que seja a etiologia, na criança, no adolescente, no adulto e na pessoa idosa.