Expresso
Description
Página oficial do Expresso no Facebook. As notícias e a opinião que interessam. Todos os dias, a todas as horas
http://expresso.sapo.pt Estatuto Editorial:
Entendemos que as publicações de natureza informativa devem ser independentes do poder político e do poder económico, porque só assim cumprem a sua função perante a sociedade onde existem. Não concebemos, portanto, as publicações informativas como um instrumento ou um meio no serviço de determinados objectivos, por mais louváveis que estes sejam, mas como instituições autónomas, através das quais os cidadãos possam, em liberdade e no pluralismo, procurar o esclarecimento de que necessitam para o exercício das suas opções.
O EXPRESSO considera-se apto para exercer essa função porque não pertence ao estado nem a um partido político nem a qualquer grupo económico, não foi afectado directa ou indirectamente pelas nacionalizações e, apesar das muitas vicissitudes por que tem passado, nunca perdeu nem renunciou à sua capacidade de crítica.
No exercício dessa capacidade de crítica temos e teremos presentes os limites que nos são impostos pela deontologia de Imprensa e pela ética profissional, mas só esses.
Sabemos, por exemplo, que é indispensável, em cada momento, distinguir entre as notícias - que deverão ser, tanto quanto possível, objectivas, circunscrevendo-se à narração, à relacionação e à análise dos factos - e as opiniões que deverão ser assinadas por quem as defende, claramente identificáveis e publicadas em termos de pluralismo.
Sabemos, por exemplo, que a selecção do material a publicar, a sua colocação nas diversas páginas, a colunagem dos respectivos títulos, devem obedecer a critérios de inserção baseados na importância efectiva de cada peça e não nas convicções ideológicas de quem as escreve, escolhe ou pagina.
Sabemos, por exemplo, que em casos muito excepcionais, há notícias que mereciam ser publicadas e em lugar de destaque, mas que não o devem ser, não por auto-censura ou censura interna, mas porque a sua divulgação seria eventualmente nociva ao interesse nacional. Reservamo-nos, como é óbvio, o direito de definir, caso a caso, a aplicação desse critério.
Sabemos, por exemplo, que a publicação insistente de determinados assuntos -- do crime e do sexo às baixezas da vida política e económica -- poderia aumentar a venda de exemplares, mas recusamo-nos a alimentar qualquer tipo de sensacionalismo que ponha em perigo o jornalismo de qualidade que pretendemos fazer. Respeitamos, acima de tudo os leitores e estamos conscientes de que eles aceitam e desculpam que erremos, mas que não nos perdoariam se, deliberadamente, por acção ou por omissão, os enganássemos ou abusássemos da sua boa fé.
Atribuímos prioridade absoluta à coerência que historicamente nos tem permitido sermos nós próprios, para além de quem sobe e de quem desce do poder.
Tell your friends
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comSIC Notícias
Na SIC Notícias
SIC Notícias
Na SIC Notícias
Em direto: “Uma nova página da nossa história abre-se esta noite”, diz Macron
O ex-banqueiro e ex-ministro é dado como vencedor nas projeções, com 65% dos votos. Marine Le Pen já reconheceu a derrota. E promete uma transformação do seu movimento para as legislativas. “Comprometo-me a apostar numa transformação do nosso movimento com o intuito de constituir uma nova força política”
O espanhol Pablo Carreño Busta é o novo campeão do Estoril Open
Chegou às meias finais em 2015, em 2016 à final. Este domingo, conseguiu finalmente o primeiro lugar do pódio no Estoril Open, ao vencer o luxemburguês Gilles Muller
Mac DeMarco cresceu e quis que todos soubéssemos
O que acontece quando um cantor conhecido como “palhacinho do indie pop” decide enfrentar os seus receios? Um disco maduro e lírico. E este lado adulto não lhe fica mal.
Em direto: Macron eleito Presidente de França com 65% dos votos (projeções)
O ex-banqueiro e ex-ministro é dado como vencedor nas projeções à boca da urna. Emmanuel Macron terá tido 65% dos votos, contra 35% de Marine Le Pen.
Quarto norte-americano detido na Coreia do Norte
A agência norte-coreana anunciou a detenção de um homem com cidadania norte-americana por “atos hostis”. Washington acusa Pyongyang de prender os seus cidadãos com objetivos políticos
João Roquette : “O entusiasmo depende da grandeza do sonho”
10 perguntas a João Roquette, por Inês Meneses
SIC Notícias
Na SIC Notícias
SIC Notícias
Na SIC Notícias
Maduro faz xeque à democracia
Enquanto os protestos na rua e o número de vítimas aumentam, ensaia-se um golpe constitucional
Sondagens apontam Macron como o próximo Presidente de França
Mais de 60% dos eleitores deverão votar no independente Emmanuel Macron este domingo, segundo quatro sondagens independentes