Top Local Places

PS Ourém

, Ourém, Portugal
Political Organization

Description

ad

Partido Socialista Ourém Partido Socialista é a organização política dos cidadãos portugueses e dos outros cidadãos residentes em Portugal que defendem inequivocamente a democracia e procuram no socialismo democrático a solução dos problemas nacionais e a resposta às exigências sociopolíticas do mundo contemporâneo.

O Partido Socialista considera-se herdeiro e representante do grande movimento social e político que, a partir dos meados do século XIX, conduziu a luta por sociedades mais justas e solidárias. Essa luta, desenvolvida na frente ideológica, sindical e política, foi determinante para a fundação e a consolidação das democracias contemporâneas e para a consagração e a efectivação dos direitos sociais.

Em Portugal, o pensamento e a acção socialista também remontam à segunda metade do século XIX. O ideal do socialismo democrático passou, desde então, por várias crises, mas nunca deixou de estar presente na sociedade portuguesa. A raiz do PS está indissoluvelmente ligada a esta matriz original.

Na sua forma actual de partido, o PS foi fundado em 1973, através da transformação da Acção Socialista Portuguesa, que havia sido criada em 1964. Nasceu e cresceu na luta contra o fascismo e pela instauração da democracia. A sua história identifica-se com a resistência à ditadura e a construção de uma democracia pluralista e socialmente avançada. Para o PS, a liberdade foi sempre o elemento essencial do combate por uma sociedade mais solidária, justa e fraterna, mais igualitária e coesa; e o pluralismo das ideias e das opiniões foi sempre a marca característica, não só do seu funcionamento e da sua acção como partido, como também do projecto que concebe para a organização política e social de Portugal e da União Europeia.


O PS convoca toda a sua história e todo o seu património para iluminar a acção presente. A luta contra o fascismo e o colonialismo, o ideal do “socialismo em liberdade” e a denúncia dos totalitarismos, a liderança na fundação e institucionalização da democracia representativa e pluralista e na sua consagração constitucional como uma democracia política, económica, social e cultural, o europeísmo, a causa do desenvolvimento solidário e sustentável e a combinação entre modernização e consciência social, todas estas opções estruturaram a evolução do PS, o seu enraizamento popular e a afirmação como um grande partido democrático.

O socialismo democrático é a causa política em que se reconhece o PS, entendendo-o como herdeiro de tradições humanistas acumuladas na consciência universal ao longo dos séculos. Para o PS, o socialismo democrático, a social-democracia e o trabalhismo designam uma mesma grande área política, da esquerda democrática. É a partir desta perspectiva que o PS concebe o horizonte de uma sociedade mais livre, mais justa, mais solidária, mais pacífica, através do aperfeiçoamento constante e do desenvolvimento harmonioso da democracia. É também a partir desta perspectiva, e sem perder a sua identidade, que o PS se mantém atento às contribuições e aos desafios de outras famílias políticas de orientação reformista, dirigindo-se a todos os cidadãos e dialogando criticamente com as restantes forças democráticas.

CONTACT

RECENT FACEBOOK POSTS

facebook.com

É esta a nossa forma de estar e fazer política. Vamos continuar com Confiança no Futuro! Dia 1 de outubro contamos consigo!

facebook.com

A campanha eleitoral está a chegar ao fim. Uma campanha atípica a nível nacional para o Partido Socialista em Ourém. Mesmo com todas as dificuldades que nos impuseram, enquanto Diretor de Campanha e Presidente da Concelhia agradeço a todas as mulheres e a todos os homens que integram este projeto nas listas das freguesias, da assembleia e câmara municipal. Com a colaboração dos cidadãos do concelho elaborámos um Programa Eleitoral de continuidade sobre o trabalho realizado nos últimos 8 anos pelo Paulo Fonseca e pelas suas equipas, traçando novos caminhos para o futuro. Temos estado na campanha de forma sóbria e digna. Limitámo-nos a seguir o orçamento que nos foi atribuído pelo estado: 33 mil euros, ao contrário da "Coligação Ourém Sempre" que apresentou disponibilidade para gastar 77 mil euros (o que duvido que chegue face aos meios que colocaram no terreno e que são de conhecimento público). Direcionámos os nossos recursos financeiros, concedidos pelo orçamento de estado - pelos impostos de todos nós -, para a informação: infomails, folhetos, redes sociais e estruturas de divulgação. Recusei ultrapassar esta verba pois entendo que a campanha eleitoral não é, nem deve ser, um palco de ofertas de brindes que se entregam como se se "compra um voto". Este ano as restantes candidaturas continuaram a apostar nos "bonés", "abre latas", "colares" e outras ofertas que se distribuíram ao mesmo tempo que o vento abana os estendais de lonas espalhadas por todos os cantos e sem regras. Estas práticas não dignificam a principal base da política: o conhecimento, o debate de ideias, a partilha de informação. Fomentam, ao invés, um palco mediático ilusório, vazio, que alimenta o fosso já existente entre os cidadãos e aqueles que se disponibilizam para participar na vida política. Hoje escrevo estas palavras com o conhecimento e experiência de ter vivido outras campanhas e, por isso, seguindo, nestas Autárquicas de 2017, uma ação política coincidente com o rigor financeiro. Por fim uma última palavra, de repudio, pela falta de civismo e de democracia que continua a grassar no concelho, pelos ataques que continuam a fazer às nossas estruturas e que já totalizam 14. Até domingo a escolha cabe aos eleitores. Da nossa parte tenho a consciência que fomos corretos, sérios, movidos pela força das nossas equipas e alimentados pelas ideias que defendemos. João Caldeira Heitor Diretor de Campanha

facebook.com

#CiliaSeixo2017

facebook.com

#ConfiancanoFuturo

facebook.com

#CiliaSeixo2017

facebook.com

Cília Seixo 2017 Confiança no Futuro. Ourém 2017

facebook.com

facebook.com

Informação O respeito pelas pessoas que integram as nossas comunidades e famílias políticas é uma pedra angular e estrutural do Partido Socialista em Ourém. Com o falecimento do amigo e companheiro João Luís, marido da dirigente do PS Ourém, Aura Fonseca, a candidatura do Partido Socialista informa que a caravana concelhia agendada para amanhã foi cancelada. Num momento de dor, partilhada, é no recato e sobre a memória de um homem bom que nos solidarizamos com a sua família. João Caldeira Heitor Presidente da Concelhia de Ourém

facebook.com

facebook.com

www.facebook.com/CiliaSeixo2017 #CíliaSeixo2017

facebook.com

Mais uma vez o Paulo Fonseca, o governo do PS e as entidades locais e regionais de saúde conquistam soluções para as necessidades do nosso concelho. Obrigado a todos. Podem continuar a contar connosco!

facebook.com

A concelhia de Ourém do Partido Socialista divulga o parecer da Comissão Nacional de Eleições relativamente a uma queixa que apresentaram contra a nossa candidatura. Mais uma vez se prova que cumprimos a lei, rejeitando a política baixa de queixas, de denúncias anónimas (como esta) que certa gente tem como prática constante. Estamos juntos, unidos e em defesa da democracia no nosso concelho. Aos nossos concidadãos reafirmamos: podem contar connosco para trabalhar com seriedade e rigor. É só isso que nos move! «Assunto: Participação de cidadão contra a candidatura do PS de Ourém relativo ao conteúdo da página do Facebook I – Factos 1. Um cidadão remeteu à Comissão Nacional de Eleições uma participação contra a candidatura do Partido Socialista-Ourém, que consta em anexo à presente informação. (doc. n.º 1). 2. O Partido Socialista – Ourém foi notificado para se pronunciar sobre o teor da participação e apresentou uma resposta que consta em anexo à presente informação. (doc. n.º 2). II- Análise e apreciação 1. As publicações a que se refere o participante encontram-se na página da candidatura do Partido Socialista-Ourém. 2. Essas publicações são da autoria do Partido Socialista-Ourém, não constituindo partilha de conteúdos do Facebook da Câmara Municipal de Ourém. III – Proposta de deliberação «O artigo 37.º da Constituição estabelece que todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações. O referido preceito constitucional consagra, assim, dois direitos fundamentais - o direito de expressão do pensamento e o direito de informação -, que não podem ser sujeitos a impedimentos nem discriminações (n.º 1 do artigo 37.º, in fine). O direito de expressão do pensamento inclui, de acordo com o entendimento do Tribunal Constitucional, a propaganda, nomeadamente a propaganda política, pelo que a mesma está abrangida pelo âmbito de proteção do referido preceito constitucional. A liberdade de propaganda, como corolário da liberdade de expressão, inclui, assim, o direito de fazer propaganda e de utilizar os meios adequados próprios, bem como o direito ao não impedimento de realização de ações de propaganda. A publicação objeto da participação em causa insere-se no âmbito da liberdade de propaganda, não se verificando confusão superior à que existe por o candidato e o Presidente da Câmara Municipal de Ourém serem a mesma pessoa.»

facebook.com

Quiz