Oca
Description
OCA é um atelier de ceramica do azulejo contemporâneo e joalheria A OCA foi fundada pelo artista Thomas Schittek no Espaço Ó, em Óbidos, para promover a azulejaria artística contemporânea, no contexto da tradição nacional desta vertente artística. Pretende formar crianças, jovens e adultos, em contexto educativo ou não. Ao nível do contexto escolar, abrangerá alunos desde o Jardim de Infância até ao ensino superior, integrados em projetos coletivos das escolas, os quais poderão desenvolver projetos individuais quando desperto o talento e interesse nesta área artística.
Tell your friends
CONTACT
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comDurante o mês de Setembro irá estar presente a exposição ''Azulejo a Arte do Desafio" de Thomas Schittek, no Centro Cultural das Caldas da Rainha no Café Concerto. Estão expostas 5 partes de 4 painéis de azulejo de grandes dimensões. O texto que acompanha a exposição foi escrito por Manuel Margarido que nos fala sobre Thomas Schittek e o seu trabalho. Estão desde já todos convidados a visitarem a exposição! "A obra de Thomas Schittek, pintor alemão há muitos anos radicado em Portugal, inscreve-se numa corrente pessoal, que atravessa paralelamente a arte contemporânea, dela se distanciando pela recusa de um discurso meta-referencial, dela se aproximando pelo necessário questionamento da sua leitura. De facto, Thomas Schittek parte de uma metodologia de trabalho onde o fundamento, o desenho, é objecto de sistematização extrema, num registo quase arquivístico, evoluindo para a tela, em diferentes técnicas que utiliza de acordo com os objectivos expressivos pretendidos - pastel, aguarela, óleo; e o azulejo, trabalho de fogo que o pintor tão intensamente domina, não se limitando à pintura, mas operando todo o processo da sua produção artesanal. É nesta relação com a primordialidade que se pode encontrar uma das possibilidades de leitura da obra deste artista plástico. Tendo como grelha fundadora um universo de referências clássico - os elementos naturalistas, a paisagem, a figuração, Schittek aproxima-se, lentamente (e em toda obra do autor a lentidão tem um carácter determinante) dos elementos formais mais elementares, num processo ´regressivo´ em que a geometrização básica, o cromatismo e a coloratura nos transportam para o domínio da fruição da infância, e convidam ao mais primitivo dos olhares: aquele que, maravilhando-se, se interroga. Estamos claramente no território do prazer de quem cria transportado para o desafio do prazer de quem se apropria. Pintura solar, portanto, mesmo quando atravessada por períodos de tonalidades mais obscuras. Pintura (e azulejaria) de um artista que, num movimento tão característico na história da arte, descobre no Sul os fundamentos da sua obra. Não por acaso, em Schittek dominam as temáticas relacionadas com o mar, a terra, o sol, recorrentemente utilizando o grande formato. Para uma criança também uma folha de papel é enorme. Progressivamente, o pintor tem-se aproximado de uma figuração mais definida, num percurso de uma coerência alegremente sacudida pela capacidade de reformulação constantes. De novo o pintor revela até que ponto se permite regressar a uma possível infância. Situamo-nos em consequência, perante uma obra marcada pela procura, não conceptualizada mas ´encontrada´, de um tempo. O tempo de ser feliz. Movimentando-se num campo de linguagem pictórica muito mais amplo que os contemporâneos, fundado na tradição e possuindo o desejo de espanto característico dos modernos. " ( Manuel Margarido)
A OCA está patente desde ontem numa exposição no Café Concerto do CCC nas Caldas da Rainha com apresentação de obras dos artistas Teresa Alves, Nö, Rute A Coelho, Pedro Rodrigues e Thomas Schittek. Os trabalhos ficam expostos até dia 15 de Agosto. Apareçam! :)
A OCA esteve presente com o projeto Poeta Borboleta na apresentação "II Jornadas Pedagógicas de Óbidos pensam o futuro da escola"
Ceramics, sculpture and public space: urban, artistic and anthropological visions Cooperative work in Arts The Obelisk of Truth | Hand painted Tiles | Done The Column of Poet Butterfly | Hand painted Tiles | Done The Aqueduct Project | Hand painted Tiles | To Do The Obelisk of Truth is an example of a cooperative work created at the Colab at Óbidos, built in hand painted tiles which connects the concepts of architecture, history and non-formal education . An alternative approach to the history of “the Discoveries” was brought to the OCA as a collaborative project with artist Thomas Schittek. The process involved careful and considered dialogue about what this type of structure was to represent. An interconnected story between the OCA, Escola Superior de Arte e Design, Centro de Formação em Cerâmica – CENCAL and Secondary School Josefa de Óbidos, had now come into being. The Obelisk represents this symbiosis between the permanence of the natural world and its history. The constants of nature - sun, wind, water, fire - do not require symbols. The human spirit is the fifth essence. It originates and rises from the elements. It produces symbols of its frailty and perennial challenges. There are also two other projects starting now within the same spirit which lead to the piece Obelisk of Truth. One is the Aqueduct, with the interaction of two artists, combining architecture and local historic structure. The second project is the Poet Butterfly, a round column, built with local kindergarten students, combining artists from Fine Arts University and local interest in poetry. This will be an interesting connection between ceramics and literature, since Óbidos has recently been classified by UNESCO as a Literary/Creative City.
Assim concluímos o projeto "Poeta Borboleta", as crianças dos jardins-de-Infância visitaram a exposição e puderam ver os seus trabalhos. Relembrámos todo o trabalho feito desde os desenhos à pintura no azulejo e ainda voltámos a contar as histórias que nasceram em cada jardim-de-Infância. No final da visita do Jardim-de-Infância de A-Dos-Negros as crianças comentaram o resultado final da coluna e do painel...Aqui deixamos alguns comentários: -"ESTRELÁTICO...Porque tem muito amarelo da cor das estrelas" (Maria) -"FANTÁSTICO...Porque pintámos a menina" (Duarte) -"GENIAL...Porque tem muitas borboletas" (Bianca) -"ADOREI...Porque tem muitas flores" (Luisa) -"BRILHANTE...Porque os azulejos são brilhantes" (Maria Inês) -"MARAVILHOSO...Por causa das tintas" (Marta) -"ESPECIAL...Porque é muito grande e tem muitos desenhos" (Tiago) -"FANTÁSTICO...Porque tem muitas tintas" (Artur) -"ESPECTACULAR...Porque gosto da menina que fizemos" (Francisco)
# espaçonovo Recebemos a chave para abrir a porta da Antiga Escola Primaria de Óbidos com a intenção de usar o espaço para as actividades da OCA. Iniciamos a montagem da coluna realizada pelos alunos da Escola Secundária Josefa de Óbidos. Estamos com as nossas portas abertas a quem quiser visitar-nos. Deixamos aqui também o nosso agradecimento à Câmara Municipal de Óbidos que nos disponibilizou este espaço.
Inauguramos a exposição “ Poeta Borboleta “ com Poesia, Arte e Muitas Emoções.
No próximo fim de semana (12 de Junho) será a inauguração da exposição " Poeta Borboleta ". Contamos com a vossa presença!
Art Space Columbeira | painting tiles | the new studio of OCA with the artists Leonor Contente and Pedro Rodrigues
Projecto Poeta Borboleta | Todas as 244 crianças dos Jardins de Infância do Concelho de Óbidos participam na elaboração deste projecto tendo como colaboradores e orientadores Leonor Contente , Artista Plástico , OCA e Thomas Schittek , Artista Plástico , OCA. Pretende-se neste projecto a elaboração de uma coluna em azulejo com altura 3,3m e diâmetro 1,2m. Estamos quase a concluir todas as actividades com os Jardins de Infância e o nosso painel está quase pronto...
Project Mugü | Leonor Contente creates her own line of production and further down the road she wants to connect her work to industrial manufaction | Painting Mugs
"Getting Ready" 1-4 | working a part of panel 3 | 1160 Tiles | 4,35m x 6m