Top Local Places

Município de Nelas

Praça do Município, Nelas, Portugal
Government Organization

Description

ad

Largo do Município - 3520-001 Nelas - 232 941 300 / geral@cm-nelas.pt / www.cm-nelas.pt

RECENT FACEBOOK POSTS

facebook.com

Ainda temos vagas para as aulas de "Música para Bebés", dos 0 aos 3 anos de idade, ministradas na Escola Municipal de Música pela professora Carla Loureiro. Inscreva o seu bebé. A harmonia dos sons estimula a audição e a fala e também o desenvolvimento intelectual, sensorial e motor do bebé. As inscrições são gratuitas!

facebook.com

Ainda temos vagas para as aulas de "Música para Bebés", dos 0 aos 3 anos de idade, ministradas na Escola Municipal de Música pela professora Carla Loureiro. Inscreva o seu bebé. A harmonia dos sons estimula a audição e a fala e também o desenvolvimento intelectual, sensorial e motor do bebé. As inscrições são gratuitas!

facebook.com

ENQUANTO OS LOBOS UIVAM 14 Abril | 21h30 | Cine-Teatro de Nelas | M12 Entrada Gratuita Teatro e educação, projeto de intervenção: A licenciatura em Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra nasce no ano 2000, como resposta de qualificação profissional ao processo da descentralização teatral que, passados dezoito anos, ainda hoje nos apresenta desafios. O objetivo deste curso continua, desde então, formar um profissional de teatro que perfile a conjugação da competência profissional de fazer teatro com a de, ao mesmo tempo, ensinar teatro, em espaços tradicionalmente reconhecidos, noutros já existentes mas não convenientemente investidos e, ainda, noutros a inventar. Hoje encontramos, de norte a sul do país, inegáveis contributos dos profissionais aqui formados para o desenvolvimento dos territórios onde se fixaram, seja pela criação de projetos teatrais profissionais onde não os havia, seja pela assistência que encetam à dinamização cultural dos territórios, seja pela intervenção teatral que concebem em contextos locais, convocando a participação das comunidades na defesa e enriquecimento do seu património. A cadeira Projeto de Intervenção, do último ano do curso de Teatro e Educação, desempenha um papel fundamental na formação deste profissional: é aqui que a consolidação das competências adquiridas se começa a forjar; é aqui que, pela primeira vez, os alunos aliam o seu conhecimento técnico, fruto de abordagem sistemática ao fazer teatral e à sua função social, à prática orientada, dirigida a uma comunidade específica.

facebook.com

ENQUANTO OS LOBOS UIVAM 14 Abril | 21h30 | Cine-Teatro de Nelas | M12 Entrada Gratuita Apresentação: O conflito de um Portugal a dois tempos, do interior e do litoral, do campo e da cidade, dá o mote para este projeto. O universo em que mergulhamos é, portanto, imenso. Mas antes, a perspetiva da qual partimos não se coaduna com a preservação museológica de algo que se esteja a perder, nem com a panfletarização da questão: nem temos saudades dos tempos em que não havia eletricidade ou wi-fi, nem somos partidários de uma demonização da cidade em oposição à vida “tranquila” do campo, nem tão pouco nos colocamos na perspetiva de “desenvolvidos” debruçados sobre “coisas primitivas”. Encaramos a contemporaneidade destes dois mundos, e como tal, reconhecemos que os demónios existem, tanto num como noutro. Assim como os anjos. Será possível trabalharmos sobre ambos? E como se faz? Mexer com um reportório arquetípico, que lida com aspetos de especificidade regional, local, ao mesmo tempo que ecoa e convoca um imaginário popular e transversal a todos, é uma das linhas de trabalho que interessa desenvolver com os alunos. Saber que chegamos até esse material com olhos do séc. XXI, levanta questões com as quais eles sempre se debaterão no futuro, como fazedores de teatro. E neste ponto da sua formação, desenvolver no aluno a consciência destas questões é sumariamente mais importante do que trabalhar a sua resolução. Conspirou o destino para que se juntasse nesta turma de finalistas de Teatro e Educação gente que vem do Norte, do Centro e do Sul do país. Gente oriunda dos quatro cantos de um Portugal interior, tantas vezes desconhecido como distante. Ao combinar a sua origem com as competências artísticas adquiridas no seu percurso formativo, esta gente trabalha para encurtar essa distância, consciente de que o material com que este projeto lida está, de certa forma, incrustado na sua naturalidade. “Enquanto os Lobos Uivam” só poderia ter sido feito a partir da herança material e imaterial destes sítios de origem. Uma herança de todos nós, que a estes finalistas de teatro coube recolher, resgatar, tratar e transformar. E se assim é, é só justo que persigamos a possibilidade de devolver às nossas terras natais aquilo que elas, tão generosamente e durante tanto tempo, nos têm oferecido.

facebook.com

CÂMARA MUNICIPAL DE NELAS COMPRA MAIS 10 HECTARES DE TERRENO PARA AMPLIAÇÃO DA ZONA INDUSTRIAL DE NELAS No âmbito da sua estratégia de desenvolvimento económico e criação de riqueza e emprego, a Câmara Municipal de Nelas adquiriu no passado dia 29 de março, por 110.000,00€, cerca de 10 hectares de terreno que se destinam à ampliação da Zona Industrial I de Nelas.

facebook.com

CÂMARA DE NELAS CELEBRA PROTOCOLO COM OS BOMBEIROS DO CONCELHO PARA APOIO AO FUNCIONAMENTO, FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO RÁPIDA NOS INCÊNDIOS NO MONTANTE DE 25 MIL EUROS PARA CADA CORPORAÇÃO Foi assinado, pelo Presidente da Câmara e representantes das Associações o Protocolo que atribui 25 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim e Bombeiros Voluntários de Nelas no âmbito do apoio regular no que diz respeito à proteção civil, socorro e emergência do Concelho. O Protocolo, para além do apoio ao funcionamento e formação, pretende dotar o Concelho com equipas permanentes, tecnicamente preparadas para fazer vigilância armada e deteção de incêndios para proceder ao combate e assegurar o rescaldo e a vigilância pós-incêndio, assim como melhorar a cobertura pré-hospitalar através da formação de tripulantes de ambulância de socorro. Prevê, ainda, intervenções de índole operacional que deverão promover a triangulação de meios, a intervenção musculada inicial e a articulação entre Corpos de Bombeiros do Concelho, bem como a realização de ações de sensibilização para a população local, e por solicitação da Câmara Municipal, dar cumprimento, por parte da equipa, a pequenas tarefas da responsabilidade do Município ou das Juntas de Freguesia. No seu discurso, o Presidente da Câmara enalteceu todo o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários do Concelho, nomeadamente no combate ao flagelo dos incêndios florestais e apoio na saúde, reafirmou a boa e pronta cooperação por parte das Direções na segurança pública e qualidade devida de todos os munícipes com a convergência de esforços e meios existentes, manifestando-se orgulhoso como responsável máximo da proteção civil dos seus Corpos de Bombeiros. Este apoio regular será pago em 12 tranches mensais a cada Corporação, estando ainda previsto no orçamento mais um valor de 40.000€ para cada corporação para obras, equipamentos e outras necessidades. Acrescentou ainda a intenção de reforçar as ações de prevenção como sensibilização para a limpeza de matos e florestas junto das habitações e zonas industriais, e ainda da rede de caminhos agrícolas e florestais, cuja melhoria vai prosseguir. Todos os dirigentes e ambos os Comandantes dos Corpos de Bombeiros reconheceram o esforço e empenhamento da Câmara de Nelas no apoio financeiro concedido, e disponibilizaram-se para manter e reforçar a cooperação recíproca entre todos.

facebook.com

facebook.com

facebook.com

ENQUANTO OS LOBOS UIVAM 14 Abril | 21h30 | Cine-Teatro de Nelas | M12 Entrada Gratuita Sinopse Há música, há canções e há números cómicos para todos os gostos: para o menino e para a menina, para a mãe e para a avó, para o solteiro e para o casado, e nem o cão e nem o grão escapam a este torvelinho de sensações. A apresentação deste grupo de pantomineiros corre (quase) às mil maravilhas, até que os lobos se dão a conhecer. Munidos de coragem e vontade, os pantomineiros decidem que só a arte de contar histórias pode manter acesa a fogueira que afasta o perigo. Com as tropelias e habilidades próprias do seu ofício, abrem as suas trouxas para combater as bestas que lá fora rondam, e atiram-se à fantasia: jogam receios, conflitos, despertam paixões e vinganças, viajam até terras lá lá longe, descobrem o amor e a alegria, de alma quente e coração apertado, enquanto os lobos uivam.

facebook.com

ABRIL – MÊS DE PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Nelas, com o apoio do Município e de várias entidades, associou-se, como vem sendo habitual, à Campanha do Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Esta campanha tem como principais objetivos promover os direitos das crianças, relações de proximidade, de afeto e uma parentalidade positiva entre pais e filhos e sensibilizar a comunidade em geral para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude. O Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância teve origem na História do Laço Azul, no ano de 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando uma avó, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público, em geral, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

facebook.com

facebook.com

Inserido na Alto Mondego - Rede Cultural, os jovens das Bandas Filarmónicas do Município de Nelas tiveram oportunidade de participar numa masterclass com a Orquestra de Câmara Portuguesa. Esta aprendizagem culminou com um ensaio aberto realizado no passado domingo no Cine-Teatro de Nelas.

facebook.com

PICTURES BY OTHER USERS ON INSTAGRAM

I need you 🔐

I need you 🔐
@, instagram.com

25 Feira do Vinho do Dão #winelover #daowinelover #feiradovinhododao

25 Feira do Vinho do Dão #winelover #daowinelover #feiradovinhododao
@, instagram.com

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ 🌍 Nelas, Portugal ➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ 🌍 Nelas, Portugal
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
@, instagram.com

Aquela festa endiabrada em Nelas!! #vidadeestrada #diabonacruz

Aquela festa endiabrada em Nelas!! #vidadeestrada #diabonacruz
@, instagram.com

Quiz