Conversas com sabor a canela
Description
“Conversas com sabor a canela” é uma rubrica mensal da Biblioteca Municipal Afonso Duarte, com a colaboração da escritora montemorense Lurdes Breda. Esta iniciativa pretende trazer ao concelho de Montemor-o-Velho autores de abrangência nacional e internacional, ao mesmo tempo que promove e divulga os autores e artistas locais, num ambiente descontraído, em total cumplicidade com o público presente, enquanto se saboreiam biscoitos e chá, por entre literatura, ilustração, música e até mesmo teatro ou dança. Oportunamente, as “Conversas com sabor a canela” decorrerão no Hotel Abade João em Montemor-o-Velho e no café “O Afonso” em Tentúgal, parceiros desta atividade, o que possibilitará a descentralização e a promoção das ações da BMAD e um maior intercâmbio cultural.
Tell your friends
CONTACT
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comConversas com sabor a canela's cover photo
Conversas com sabor a canela
Edição de abril de 2017
Timeline Photos
Esperamos por vós, mais logo, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho.
Timeline Photos
Dia 21 de abril, pelas 21h00, vai ter lugar na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho, nova edição das "Conversas com sabor a canela". Teremos o prazer de ter connosco o escritor António Canteiro, a quem agradecemos ter aceite o nosso convite para moderar a conversa com os restantes autores e artistas convidados. Uma edição a não perder!
Timeline Photos
Dia 21 de abril, pelas 21h00, vai ter lugar na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho, nova edição das "Conversas com sabor a canela". Teremos o prazer de ter como convidado o grupo de dança DanceQui, que surgiu no âmbito do Grupo de Teatro Amador da Associação Desportiva, Recreativa e Social de Quinhendros, em 2003. Atualmente, é constituído por 19 elementos de idades compreendidas entre os 4 e os 26 anos. Pertence à Associação Cultural Desportiva Recreativa e Social de Quinhendros. Participa em encontros de dança, festas de solidariedade, festas de padroeiros, entre outros. Também faz espetáculos de variedades, não só dança mas também de teatro e música. Acompanha ainda Tânia Santos no seu novo projeto. Participa nos Talentos de Montemor, realizando as coreografias das músicas apresentadas. As coreografias são idealizadas pelos próprios elementos do grupo e pela responsável e ensaiadora Fabiana Cadima. E o seu lema é: “Se dançar é viver, então este grupo vive para a dança”.
Timeline Photos
Dia 21 de abril, pelas 21h00, vai ter lugar na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho, nova edição das "Conversas com sabor a canela". Teremos o prazer de ter como convidada Sílvia Torres que nasceu, em Mogofores, em 1982. Licenciada em Jornalismo e Comunicação e mestre em Jornalismo, começou por ser jornalista do Diário de Coimbra. Entre 2008 e 2014, como oficial da Força Aérea Portuguesa, trabalhou na Rádio Lajes (Terceira – Açores) e no Centro de Recrutamento da Força Aérea (Lisboa), cumprindo ainda uma missão de cooperação técnico-militar em Timor-Leste. Atualmente, é doutoranda em Ciências da Comunicação e bolseira de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A sua pesquisa centra-se na cobertura jornalística da Guerra Colonial feita pela imprensa portuguesa de Angola, Guiné e Moçambique, entre 1961 e 1974. O facto de ser filha de um ex-combatente justifica o interesse pessoal e académico pelo conflito.
Timeline Photos
Dia 21 de abril, pelas 21h00, vai ter lugar na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho, nova edição das "Conversas com sabor a canela". Teremos o prazer de ter como convidado Rui Machado que nasceu, em 1983, na cidade do Porto. O seu percurso na escrita conheceu o seu início em 2014 com “Finalmente Mar”, onde reuniu os seus primeiros poemas. No ano seguinte, apresentou “Uma Forma de Continuar”, um livro de contos e crónicas. “Qualquer dia, Amo-te” é o título do seu terceiro livro e o regresso a sua casa, à poesia. Para além destes livros, participou até ao momento, num total de mais de duas dezenas de coletâneas/antologias, tanto de poesia como de prosa. É licenciado em Psicologia da Saúde e mestre em Psicologia Clínica. Entre os dois, fez formação técnica em Multimédia e trabalhou em Publicidade. Outra dimensão importante na sua vida é o ativismo na área da deficiência, sendo membro da comissão coordenadora dos (d)Eficientes Indignados, da direção do Centro de Vida Independente, da Comissão de Ética da Associação do Porto de Paralisia Cerebral, do grupo "Sex and Relationships" da European Network on Independent Living eco-criador do movimento ligado à desmistificação da sexualidade das pessoas com diversidade funcional "Sim, nós fodemos". Durante o último ano, esteve envolvido no Projeto Janelas onde, junto de cuidadores e técnicos, se procurou promover o desenvolvimento psicoafectivo de pessoas com neurodiversidade.
Timeline Photos
Dia 21 de abril, pelas 21h00, vai ter lugar na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho, nova edição das "Conversas com sabor a canela". Teremos o prazer de ter como convidada Ana Homem de Albergaria que é socióloga, desenvolveu a sua tese de mestrado na área da Sociologia do Tempo. Exerce a sua profissão numa ONG Europeia de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social. É autora de três obras de poesia / prosa poética. Colaborou na organização, ilustração e como coautora, em várias antologias de poesia nacional. Declamadora de poesia, dinamizadora de oficinas de escrita criativa, de saraus, tertúlias e outros eventos similares, em vários espaços culturais, predominantemente, da área metropolitana do Porto, nos quais coabitam diferentes expressões artísticas em prol da democratização cultural – condição que considera fundamental para a vivência da Cidadania Plena; do Ser Total. Exposições de pintura / participações: Exposição de Pintura: “Maiêutica” de Ana Homem de Albergaria, Museu Dom Diogo de Sousa, Braga, de 11 de Fevereiro a 31 de Março 2017; Expoética de Braga – participação com a obra – FILOSOFIA, 3 a 16 de março de 2017,Braga; Exposição de Pintura: “Arte e Poesia” de Ana Homem de Albergaria, Cooperativa de Ramalde, Porto, 24 de Setembro de 2016; IX Exposição de Pintura de Ana Homem de Albergaria, Museu Dom Diogo de Sousa, Braga, de 13 de Fevereiro a 31 de Março 2016; Temporalidades – Galeria 3012,Porto (5 a 30 setembro 2015); Intimidades – Museu Dom Diogo de Sousa, Braga, Maio/Junho 2013. (Projeto Interioridades); Humanidades- Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, Abril /Maio de 2011; De Cor e Alma – Clube Literário do Porto, Abril de 2010; Ilustração da obra: “Entre o Hoje e o amanhã”, Coletivo Portugal Poético, 2010; Cores e Poemas, Castelo do Queijo, Porto, Dezembro de 2009; Participação com Pintura no Projeto “mão -a- mão”, 2008; Cores de Inverno – Castelo do Queijo, Porto, Dezembro de 2007; Cores e Maresia – Castelo do Queijo, Porto, Junho 2007; Intensidades - Casa Municipal da Cultura de Paranhos - Porto, Fevereiro de 2007 e Participação com pintura a acrílico sobre tecido, no 4º Encontro Europeu de Pessoas em Situação de Pobreza na Europa - Bruxelas, Maio de 2005.
Timeline Photos
Dia 21 de abril, pelas 21h00, vai ter lugar na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho, nova edição das "Conversas com sabor a canela". Teremos o prazer de ter como convidado João Manuel Ribeiro que é poeta, escritor, editor e investigador. Doutor em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com dissertação sobre «A Poesia na Escola – Resposta ao texto poético e organização do ensino». Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, pela mesma Faculdade, com dissertação sobre «A Poesia no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Das Orientações Curriculares às decisões docente». Master em libros y literatura infantil y juvenil, pela Universitat Autònoma de Barcelona. Mestre em Teologia, pela Universidade Católica do Porto, com dissertação sobre «A evolução espiritual de Antero de Quental – Um itinerário da modernidade em Portugal». Licenciado em Teologia pela mesma Universidade. Formador de professores. Formador de formadores. Formador da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas. Sócio da Associação Portuguesa de Escritores. Sócio da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Tem-se dedicado à escrita para crianças, acompanhando tal processo com um trabalho de dinamização da literatura em Escolas Básicas do 1.º Ciclo e colégios. Dinamizou alguns projetos de escrita colaborativa com alunos, resultando desse processo alguns livros, concretamente Raras Aves Raras (2010), Quem do Alto Olhar (2011), Viagem às Viagens (2011). Sendo considerado como «um dos mais promissores autores de poesia para a infância», publicou mais de três de dezenas de títulos de Literatura Infanto-Juvenil, repartidos entre a poesia e a narrativa, sendo que vários títulos fazem parte do Plano Nacional de Leitura e alguns estão editados em países como Colômbia e Espanha. Publicou também para adultos e está representado em variadas antologias nacionais e internacionais. Está ainda representado em Manuais Escolares, Gramáticas e Livros de Atividades. Tem igualmente desenvolvido alguma atividade de investigação e de crítica na área da Literatura Infantil e Juvenil, com a publicação de artigos, promoção e participação em eventos científicos.
Timeline Photos
Dia 21 de abril, pelas 21h00, vai ter lugar na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho, nova edição das "Conversas com sabor a canela". Teremos o prazer de ter como convidados João Manuel Ribeiro, Ana Homem de Albergaria, Rui Machado e Sílvia Torres. Teremos também com a participação do Grupo de dança "Dancequi". A moderação estará a cargo do António Canteiro. Contamos com a vossa presença para mais um serão cultural memorável.
Conversas com sabor a canela's cover photo
Município de Montemor o Velho
Três anos de Conversas com sabor a canela!