Casa de Bormela
Description
Saiba tudo no site oficial: http://www.casadebormela.com
Casa de Bormela is a manor house built in the XVII century by a Honorable Canon from Celorico de Basto. The house was abandoned more than 100 years until the actual owners bought it 20 years ago.
Is located in the old and friendly village of Bormela,in the region named "Terras de Basto",who is crossed by the Tâmega river. This region has a variety of natural places unique in Portugal,such as waterfalls, little rivers with a wide variety of fishes.
Tell your friends
CONTACT
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comA Casa de Bormela deseja a todos os amigos um Natal feliz e um óptimo Ano Novo
A Casa de Bormela deseja a todos os seus amigos uma Santa Páscoa
Depois de um Inverno duro,já cheira a Primavera!!!!!
A Casa de Bormela deseja a todos um Natal feliz,e um óptimo Ano Novo.
Encaixada numa paisagem muito bonita,instalada na base do monte da Srª da Graça na margem esquerda do rio Tâmega,Mondim de Basto estende o seu território por duas realidades distintas:por um lado o vale de aluvião,onde florescem as quintas de vinho verde,minhotas pela geografia e transmontanas pelas gentes;por outro lado sobe à alta montanha,à Srª da Graça,ao Alvão,ao Velão,chegando mesmo às encostas do Marão.Nos altos das serranias abrem-se os horizontes e,mesmo quando empobrece em recursos,a paisagem enche a alma dos que cá vivem e dos que nos visitam. Ali o vinho verde acompanha enchidos feitos em casa,por vezes de caça,soberbas vitelas maronesas,e cabritos ou anhos assados acompanhados pelas batatas de altitude cujo sabor é único.Os ovos sabem aqui ao que sabiam antigamente pelo que,o visitante antes aquecido por fumegantes canjas de galinha criadas em liberdade,ficará rendido ao sabor de uma simples omolete de linguiça feita sem contar numa tasca de montanha;os doces são pela mesma razão, e por um saber fazer feito de tradição e cultura, imperdíveis.São estes os motivos que justificam uma visita às Terras de Basto.Venha até cá...olhe que vale a pena!
As terras de Basto são formadas por territórios de alta montanha e por terraços fluviais do Tâmega e seus afluentes,situados em cotas mais baixas.É nestes terraços que se desenvolve um conjunto de ricas comunidades,capazes de sustentar ricas igrejas,casas senhoriais e mosteiros. Os vestigios do periodo românico(militares ou religiosos),foram progressivamente desaparecendo;por aqui passavam vias de comunicação importantes,como atestam as pontes medievais do Olo e do Cabril,construidas com um arco de volta perfeita tipico do estilo viário românico. Em Atei e na sua igreja,é possivel ver vestigios materiais inequívocos do românico religioso quer no portal principal ,quer nos portais norte e sul,onde aparecem figuras humanas que a tradição liga à lenda dos Sete Condes. Porque a Primavera parece ter chegado,os dias parecem melhores e são maiores,vale a pena visitar as Terras de Basto.