União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro
Description
União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, datada de 30 de Setembro de 2013, dando cumprimento à Lei 11-A/2013, de 28 de Janeiro.
Tell your friends
CONTACT
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comUnião das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro inaugura Circuito de Manutenção e Corrida a 30 de Julho O Circuito de Manutenção e Corrida Carlos Boto, localizado na reta de Vale de Deus, vai ser oficialmente inaugurado no próximo domingo, 30 de julho, pelas 10h30, numa cerimónia promovida pela União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro em conjunto com a Câmara Municipal. Pelas 10h30 terá lugar a cerimónia de descerramento da placa alusiva à inauguração do Circuito de Manutenção e Corrida, ao qual foi atribuído o nome de Carlos Boto, distinto cidadão do concelho e grande impulsionador da prática desportiva e do associativismo, que marcou e ainda marca várias gerações de jovens e adultos. Posteriormente segue-se uma aula de circuito tranning e uma aula de zumba promovida pelo Muv Gym. Os interessados em participar nas aulas deverão comparecer no local pelas das 10h00. Refira-se que o circuito é composto por uma pista mista com cerca de 1500 metros em pavimento betuminoso colorido e em argamassa sintética colorida. Contará ainda com duas zonas de equipamentos de manutenção, que permitirá aos utentes diversificar o tipo de exercício físico nas duas zonas verdes do circuito. Esta era já uma área bastante procurada pelos lagoenses para as suas corridas e caminhadas, pelo que as obras vêm conferir maior segurança ao local, pretendendo ainda atrair mais praticantes de caminhadas e corrida. “Este circuito surge de forma natural, num local para onde muitos lagoenses já se deslocavam para realizarem as suas caminhadas. Perante este facto só tínhamos duas opções: ou fazíamos que não víamos ou então tentávamos dar-lhes mais segurança e condições para as pessoas continuarem a praticar esta atividade física. Foi o que fizemos”, explica Joaquim João, presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro. “A atribuição do nome Carlos Boto a este circuito é uma pequena homenagem de todos os lagoenses e o reconhecimento do fantástico trabalho que ele realizou e que ainda hoje é visível em cada um de nós. Por mais homenagens que se possam fazer ao Carlos, elas serão sempre poucas", salienta o autarca. A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro convida toda a população a estar presente na inauguração e participar nas duas atividades que vão decorrer e assinalar a abertura oficial do circuito.
União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro distinguida como ‘Freguesia Amiga do Idoso’ A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro foi distinguida, a 15 de julho, como ‘Freguesia Amiga do Idoso’, numa cerimónia que decorreu no Hotel Tivoli, em Lisboa, por iniciativa da Cidade Social, em parceria com Associação Nacional de Gerontólogos. Este é o reconhecimento público do trabalho efetuado, ao longo dos últimos anos, pelo executivo liderado por Joaquim João, que desde a primeira hora assumiu a prioridade ao combate à solidão e sedentarismo entre a população mais idosa. “É com satisfação que recebemos esta distinção, que é o reconhecimento do bom trabalho que temos desenvolvido nesta área. Estamos atentos aos nossos seniores, procuramos mantê-los integrados e proporcionar-lhes um dia-a-dia mais alegre e ativo”, salienta Joaquim João, presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro. Refira-se que nesta cerimónia foram ainda distinguidas outras 16 freguesias a nível nacional, sendo que Lagoa e Carvoeiro foi uma das três freguesias algarvias distinguidas, para além de Quarteira e Vila Real de Santo António. A Cidade Social é uma plataforma online de disponibilização de informações e boas práticas para aumentar o valor da intervenção dos municípios portugueses nas áreas do desporto, juventude e educação.
Seniores de Lagoa e Carvoeiro na subida do Rio Guadiana Cerca de 120 seniores de Lagoa e Carvoeiro participaram, a 7 de Julho de 2017, na subida do Rio Guadiana, uma atividade promovida pela União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro. Foi um dia foi de grande alegria para todos com muita animação música ao vivo, baile, diversão e almoço dentro do barco. A festa começo cedo, com a partida logo pelas 9h00 de Vila Real de Santo António até à vila de Alcoutim, num passeio que se prolongou até às 17h30. O executivo da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, liderado pelo presidente Joaquim João esteve presente, e testemunhou o entusiasmo e a alegria estampada no rosto dos seniores pela participação nesta iniciativa. Refira-se que esta ação enquadra-se no plano de atividades da União das Freguesias direcionada aos Centros Seniores de Lagoa e de Carvoeiro, para além da promoção de atividades diárias com os utentes que visam o combate à solidão e ao sedentarismo. No ano passado, os seniores visitaram o Jardim Zoológico, em Lisboa, e em 2015 deslocaram-se à Batalha e a Fátima. A subida do Rio Guadiana é o recuperar de uma iniciativa que já que tinha sido organizada por anteriores executivos e a resposta à solicitação de alguns dos utentes daqueles Centros Seniores. A preocupação para com a população mais idosa tem sido uma das imagens de marca do executivo de Joaquim João, tendo desenvolvido nos últimos quatro anos inúmeras ações direcionadas a esta faixa da população, entre elas a inauguração do Centro Sénior de Carvoeiro, em Outubro de 2015.
Seniores de Lagoa e Carvoeiro na subida do Rio Guadiana Cerca de 120 seniores de Lagoa e Carvoeiro participaram, a 7 de julho, na subida do Rio Guadiana, uma atividade promovida pela União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro. O dia foi de grande alegria para todos com muita animação música ao vivo, baile, diversão e almoço dentro do barco. A festa começo cedo, com a partida logo pelas 9h00 de Vila Real de Santo António até à vila de Alcoutim, num passeio que se prolongou até às 17h30. O executivo da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, liderado pelo presidente Joaquim João esteve presente, e testemunhou o entusiasmo e a alegria estampada no rosto dos seniores pela participação nesta iniciativa. Refira-se que esta ação enquadra-se no plano de atividades da União das Freguesias direcionada aos Centros Seniores de Lagoa e de Carvoeiro, para além da promoção de atividades diárias com os utentes que visam o combate à solidão e ao sedentarismo. No ano passado, os seniores visitaram o Jardim Zoológico, em Lisboa, e em 2015 deslocaram-se à Batalha e a Fátima. A subida do Rio Guadiana é o recuperar de uma iniciativa que já que tinha sido organizada por anteriores executivos e a resposta à solicitação de alguns dos utentes daqueles Centros Seniores. A preocupação para com a população mais idosa tem sido uma das imagens de marca do executivo de Joaquim João, tendo desenvolvido nos últimos quatro anos inúmeras ações direcionadas a esta faixa da população, entre elas a inauguração do Centro Sénior de Carvoeiro, em Outubro de 2015.
Orçamento Participativo em Fase de Votação Pública Encontram-se disponíveis para votação, desde o dia 19 de Junho até ao dia 18 de Julho, os projetos aprovados durante as sessões e fases seguintes do Orçamento Participativo 2017. Apelamos ao voto no projeto que considerar mais importante para a sua freguesia. Poderá exercer o seu voto nos edifícios das Juntas de Freguesia (Lagoa, carvoeiro, Estômbar, Parchal, Ferragudo e Porches) e no posto de correios de Ferragudo. Os projetos que estão a votação são: P1 - Aquisição de Carrinha para Apoio à População - Porches P4 - Circuito Pumptrack - Porches P6 - Cobertura Lateral e Frontal da Escola EB1 de Carvoeiro P7 - Cobertura do Polidesportivo da EB1 de Carvoeiro P8 - Aquisição de Carrinha para o Centro Sénior de Lagoa e População - Lagoa P11 - Nivelar Passeios na Rua Afonso Costa - Lagoa P12 - Passadeiras e Lombas na Rua Maria Eugénia Dias Ferreira - Lagoa P13 - Requalificação/Pavimentação do Final da Rua 25 de Abril em Estômbar - Estômbar P15 - Parques Urbano na Bela Vista P16 - Colocação de Revestimento em Pedra no Muro Envolvente de Estômbar
Parque infantil da EB1 de Carvoeiro recebe sombreamento A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro procedeu à instalação de uma estrutura de sombreamento no parque infantil da EB1 de Carvoeiro, tendo os trabalhos ficado concluídos na passada segunda-feira, 22 de maio. Este era, desde há muito, um desejo dos pais das crianças que frequentam a EB1 de Carvoeiro e também uma situação que preocupava a coordenação do estabelecimento e da direção do agrupamento de escolas ESPAMOL. Também por isso, o executivo da União das Freguesias fez desta questão uma prioridade, indo assim ao encontro das expetativas dos encarregados de educação. Refira-se que esta escola está situada numa área de beleza ímpar, com uma vista única, virada a sul, numa área com muito sol a partir desta altura do ano. A exposição solar excessiva impedia que as crianças pudessem passar muito tempo no parque infantil, devido à falta de sombra, impedindo-as de desfrutar da melhor forma daquela estrutura. “Esta intervenção era há muito desejada pela população de Carvoeiro e, por consequência, passou a ser prioritária para nós. Temos mantido uma grande proximidade e entreajuda com as escolas da freguesia e estamos conscientes das suas necessidades, procurando arranjar soluções para os problemas que nos apresentam”, salienta Joaquim João, presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.
Férias Ativas de Carvoeiro começam a 26 de junho Já estão abertas as inscrições para as Férias Ativas de Carvoeiro, que este ano decorrem de 26 de junho a 8 de setembro, numa iniciativa da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro destinada a crianças e jovens dos 5 aos 12 anos. Uma das novidades é o prolongamento do horário de saída das 17h30 para as 18h00. As férias vão decorrer na EB1 de Carvoeiro, entre as 8h30 e as 18h00, e contam com inúmeras atividades e visitas a locais de lazer e diversão, além de quinzenas temáticas. Assim, estão programadas saídas às Fontes de Estômbar, Slide & Splash, Ciência Viva Lagos, Piscinas de Monchique e Parque da Mina, em Monchique, bem como idas à praia. Cada quinzena terá uma temática, em torno da qual se vão desenvolver uma série de ‘ateliers’, jogos e outras atividades. Quinzena dos Piratas (3 a 14 julho), das Expressões (17 a 28 julho), dos Jogos (31 julho a 11 agosto), ‘Masterchef’ (14 a 25 agosto) e Artística (28 agosto a 8 setembro) são tópicos para um Verão em cheio, com muita alegria e animação. O custo das Férias Ativas é de 60 euros a quinzena ou 35 a semana, com o almoço incluído. A organização está a cargo da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e do Agrupamento de Escolas ESPAMOL. As inscrições podem ser efetuadas na sede da União das Freguesias de lagoa e Carvoeiro, em Lagoa, ou na delegação, na Praia do Carvoeiro. Para esclarecimentos poderá contatar a através do site www.uf-lagoa.pt, do email geral@uf-lagoa.pt ou através dos contatos telefónicos 282 352 655 ou 282 356 690.
Muitos visitantes na exposição ‘Expressões de Abril’ Está patente na Sala Polivalente do Auditório Municipal a exposição ‘Expressões de Abril’, que tem recebido centenas de visitas ao longo do último mês, resultando numa agradável surpresa para os visitantes como para os promotores da mesma. A mostra surgiu de uma iniciativa da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro que lançou o desafio a vários artistas da freguesia para realizarem obras que expressassem o 25 de Abril. Daí saíram uma série de interessantes pinturas que têm suscitado muitas visitas, nomeadamente de grupos. Têm passado pela exposição turmas do agrupamento de escolas ESPAMOL, a Universidade Sénior de Lagoa, os Centros Seniores de Lagoa e de Carvoeiro, além de inúmeras pessoas interessados, que a têm visitado a título individual, manifestando surpresa e agrado com os trabalhos expostos. As visitas de grupo, previamente agendadas, têm contado com uma pequena palestra do artista Patico, que faz uma pequena introdução e breve explicação sobre a mostra, o conteúdo e os artistas que a pintaram. A visita conta ainda com o visionado de um filme de Napoleão Mira, em que este declama um poema de Ary dos Santos. Estes têm sido momentos bastante agradáveis, de cultura, de recordações, e onde se tem criado um ambiente fantástico, de convívio e partilha, existindo ainda espaço para algumas surpresas trazidas pelos visitantes, como aconteceu com a Universidade Sénior. Esta mostra revela-se assim, entre outras, mais uma excelente iniciativa da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, na sua linha de orientação de promover a cultura, a tradição, a identidade e costumes das nossas populações.
União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro garante mais apoio social A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro candidatou-se pelo quarto ano consecutivo a um fundo de apoio a pessoas carências denominado Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), antigo FEAC (Fundo Europeu de Apoio a Carenciados), num programa de apoio que distribui alimentos. A candidatura lagoense, que tem sido sempre aprovada pelas entidades competentes, tem servido para apoiar famílias carenciadas de Lagoa e Carvoeiro, mas também da zona de Porches, apesar de esta ser fora da área de responsabilidade da União das Freguesias. Recorde-se que em 2014, através deste fundo, a União das Freguesias apoiou 100 famílias, número que subiu para 110 em 2015. De salientar que esta é apenas uma de várias medidas de apoio social promovidas pelo executivo de Joaquim João, presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, desde 2013. A ação social tem sido uma das prioridades do autarca que tem realizado diferentes ações, como recolhas alimentares em grandes superfícies comerciais, além da distribuição semanal de 150 refeições confecionadas a cidadãos com maiores carências sociais, recolhidas diariamente na EB 2,3 Jacinto Correia em Lagoa. Além disso, a criação do Espaço DER – Dar E Receber – tem permitido centrar todas estas ações de apoio e assegurar um mais efetivo apoio à população das freguesias de Lagoa e Carvoeiro. Este Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas é assim mais uma ferramenta, sem quaisquer custos, que tem permitido à União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro aumentar a sua capacidade de resposta na atribuição de bens alimentares às famílias.
O Executivo da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, liderado pelo Presidente Joaquim João e composto por uma equipa jovem, iniciou em Agosto de 2014 um projeto que visa embelezar o território da União das Freguesias através da arte urbana. Desde então, tem promovido diferentes ações, desde a pintura dos murais de boas vindas na entrada das localidades, murais representativos da nossa identidade e história, murais de homenagem aos nossos antepassados e alguns até representativos do nosso território Para além de murais, trouxe para a Freguesia um projeto moderno, até então só existia na cidade do Porto, que consiste em recuperar e pintar as caixas da EDP danificadas, ferrugentas e cheia de autocolantes, tornando-as em peças de arte. Este projeto teve inicio na Praia do Carvoeiro em Novembro de 2015 e em breve irá para a cidade de Lagoa. Tudo isto tem contribuído para transmitir uma melhor imagem, mais limpa e organizada de Lagoa e Carvoeiro. Como nada se consegue sozinho, o nosso obrigado aos artistas que tem colaborado connosco.
O início das comemorações do 43º Aniversário do 25 de Abril, na cidade de Lagoa, aconteceu desta forma. Inauguração da Exposição "Expressões de Abril", na sala polivalente do Auditório Municipal de Lagoa, com a participação de vários pintores do Concelho e a colaboração do Patico Arte e do Napoleão Mira. Um agradecimento a todos os que, desde a primeira hora, aceitaram o desafio (pintores reconhecidos, anónimos e à Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues), ao Patico e ao Napoleão Mira pela dedicação e envolvimento. Tony Bentes Danilo Pimenta Elisa Rafael Véronique Patico Ana Nobre Elisa Marta Vieira Ana Dickinson Marques Valentim Apache Maria Vicente Gamboa Zion Clara Andrade Miraldina Diogo Isaura Íbis Negra Gonçalo Hélder Neves Wilson Santana Utentes do Centro Popular de Lagoa Napoleão Mira A iniciativa foi nossa...mas o mérito foi todo vosso!!! Obrigado A Exposição "Expressões de Abril" estará patente na sala polivalente do Auditório Municipal de Lagoa durante o próximo mês.