NATURALFA - Controlo e Certificação
Description
NATURALFA - Controlo e Certificação de produtos agrícolas: A NATURALFA é uma empresa de natureza privada, criada em Abril de 2011, que tem por objectivo desenvolver serviços de controlo e certificação de produtos agrícolas.
A NATURALFA pretende ser um parceiro de negócio dos operadores agrícolas (agricultores, agro-indústria, distribuição, etc.) que querem valorizar os seus produtos através da certificação.
A NATURALFA ambiciona distinguir-se no mercado através da qualidade e variedade de oferta dos seus serviços. Para o efeito, procura investir de forma contínua na formação e qualificação dos seus colaboradores, assim como na melhoria do seu sistema de gestão.
A NATURALFA caracteriza-se por ser uma empresa com gente jovem e dinâmica, com vontade de enfrentar desafios e reconhecida no mercado pelo seu empenho e competência.
Actualmente a NATURALFA encontra-se reconhecida como Organismo de Controlo e Certificação através do Gabinete Planeamento de Políticas (GPP) e em processo de acreditação através do Instituto Português de Acreditação (IPAC) para as seguintes áreas de negócio:
- Agricultura Biológica
- Produção Integrada
- GlobalGAP
Tell your friends
CONTACT
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comGUIA PARA O PRODUTOR BIOLÓGICO Com o objetivo facilitar a compreensão das regras aplicáveis à atividade da produção agrícola biológica, e garantir o cumprimento dos requisitos legais associados, a DGADR elaborou recentemente um “Guia para o produtor biológico”. Este guia destina-se a esclarecer questões relacionadas com a produção segundo os princípios do Modo de Produção Biológico (MPB), facilitando a aplicação e o entendimento das disposições dos Regulamentos (CE) n.º 834/2007 e n.º 889/2008 da Comissão. Pretende-se assim tornar mais acessível e simples a informação necessária para dar cumprimento às disposições regulamentares. O “Guia para o produtor biológico” pode ser descarregado aqui: http://www.naturalfa.pt/content/documents/guia-para-o-produtor-biologico.pdf
COMUNICADO - Produtos Biológicos A revista Visão, na sua última edição, publica uma reportagem que põe em causa a agricultura biológica. A NATURALFA, como Organismo de Certificação, pretende esclarecer a opinião pública e os seus clientes sobre as vantagens da agricultura biológica: 1 - A NATURALFA controla atualmente 400 Operadores Biológicos (376 produtores, 25 preparadores, 26 distribuidores e 2 importadores), os quais são controlados, no mínimo, uma vez por ano; 2 - No último ano, a NATURALFA desencadeou 47 visitas adicionais, sem aviso prévio, aos seus Operadores Biológicos; 3 - No último ano, a NATURALFA recolheu nos seus Operadores e enviou para laboratório 34 amostras de produtos biológicos; 4 - Entre os produtos recolhidos encontravam-se frutas, legumes, plantas aromáticas e medicinais, mel e vinho; 5 - Das amostras analisadas, apenas 1% apresentaram substâncias não autorizadas em agricultura biológica, tendo os Operadores desses produtos, sofrido sanções, nomeadamente, suspensão do certificado; 6 - A NATURALFA solicitou à revista Visão informação sobre a origem dos produtos analisados, no sentido, se perceber se algum Operador da NATURALFA está envolvido na situação, para que possa intervir e tomar medidas; 7 - A NATURALFA pede a colaboração de todos os seus Operadores no sentido de comunicarem qualquer infração ou irregularidade que detetem em produtos e/ou Operadores biológicos; 8 - Tem-se verificado cada vez mais situações de produtores agrícolas e distribuidores que intitulam os produtos que comercializam como biológico, sem nunca terem estado certificados.Os casos que chegarem à NATURALFA, serão comunicados à ASAE; 9 - Aos consumidores alertamos para o facto de ser necessário exigirem o certificado dos produtos biológicos que adquirem; 10 - A NATURALFA trabalha para credibilizar os produtos biólogos e a integridade dos mesmos, pelo que continuará a desencadear visitas sem aviso e a recolher produtos para análise, como tem feito até à data; 11 - Nós acreditamos no BIO, porque temos produtores exemplares, que implementam as melhores práticas agrícolas; 12 - A NATURALFA recomenda que todos os Operadores Biológico divulguem pelas diferentes vias de comunicação, as medidas que tomam no sentido de evitar quaisquer contaminações.
A NATURALFA na Feira Agrícola de Lamego.
Amanhã à tarde decorrerá na Expo Gondomar uma Conferência sobre Sanidade e Nutrição em Agricultura Biológica, orientada pelo Eng.º José Raul Ribeiro. Será uma oportunidade excelente para aprofundar e debater esta temática! Inscreva-se.
O MADRP definiu uma Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica e Plano de Ação para a produção e promoção de produtos biológicos e pretende assim lançar uma consulta pública para ampliar a discussão sobre esta matéria, permitindo que os cidadãos e partes interessadas, participem no debate e definição desta Estratégia nacional. Convidá-mo-lo desde já a tomar parte desta consulta pública "on-line" que pode ser acedida através do sítio eletrónico da DGADR até 12 de abril de 2017.
Agricultura Biológica em destaque! Medidas definidas para os próximos 10 anos.
Aproveite e venha visitar-nos!
Até domingo estamos na 50ª Agro de Braga, no Parque de Exposições de Barga! Venha visitar-nos.
A fertilização, aplicada ao Modo de Produção Biológico, em discussão no dia 25 de Março, na Agro em Braga!
Vai ser na próxima 5 feira em Braga, na Agro. Participem!
Quiz
