Grupo Folclórico de Coimbra
Description
O Grupo Folclórico de Coimbra foi fundado em 8 de Janeiro de 1986.
O repertório tem cerca de 150 temas entre cantigas e danças.
Tell your friends
CONTACT
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comPhotos from Grupo Folclórico de Coimbra's post
Amigos, a Tasquinha do Grupo Folclórico de Coimbra na Feira Cultural (Parque da cidade), continua a somar sucessos! A programação da Feira oferece um fim de semana de excelentes espetáculos, acompanhados de excelente gastronomia! Venham almoçar/ jantar / petiscar à nossa Tasquinha! Ementa de hoje: sopa à lavrador, bacalhau à lagareiro, bacalhau à brás, chanfana, iscas, favas com chouriço, migas, panados, pataniscas, sardinha de pasta, peixinhos da horta, leite creme, arroz doce ... ou seja, diversas iguarias de fazer crescer água na boca, venham daí!
HOJE: sopa à lavrador, rancho, arroz de feijão, bifanas, grão com orelheira, peixinhos da horta, sardinha de pasta, bolinhos de bacalhau e muito mais na nossa tasquinha! AMIGOS, até ao dia 11 de junho, o Grupo Folclórico de Coimbra está a participar na Feira Cultural de Coimbra (Parque da cidade), na área de gastronomia! As nossas sopas, salgadinhos e doces caseiros são uma verdadeira atração da Feira! Venham almoçar, jantar, petiscar à nossa tasquinha! Podem saborear as delícias gastronómicas e experimentar a frescura da nossa esplanada!
Timeline Photos
AMIGOS, faltam poucas horas para a realização de mais uma Serenata Popular, na Igreja se Santiago em Coimbra (Praça do Comércio). Canções do século XIX, bonitas vozes e os trinados das guitarras de Coimbra entrelaçam-se num espectáculo ímpar! "Não temas da noute viver no regaço, Vem dar-me um abraço em troca d´amor!"
Photos from Grupo Folclórico de Coimbra's post
SERENATA POPULAR, HOJE, ÀS 22H, Na IGREJA DE SANTIAGO, PRAÇA DO COMÉRCIO, COIMBRA! "Igreja de Santa Cruz Ai, feita de pedra morena; Dentro dela ouvem missa, Ora, dois olhos que me dão pena!"
Serenata Futrica / 2017 - Grupo Folclórico de Coimbra
Timeline Photos
Amigos, as Serenatas Populares de Coimbra estão de volta! Sexta feira, 2 de junho, 22H, Igreja de Santiago à Praça do Comércio, organização do Grupo Folclórico de Coimbra! "Torradinhas com manteiga, Por cima café limão; Toda a facada tem cura, Não chegando ao coração!"
Timeline Photos
"Toma lá este raminho Que no mato apanhei, Inda vem orvalhadinho Das lágrimas que eu chorei!" O GRUPO FOLCLÓRICO DE COIMBRA vai levar a efeito mais uma Serenata de tricanas e futricas! Será já no próximo dia 2 de junho, pelas 22:00H, na Igreja de Santiago (Praça do Comércio). Esta antiga tradição teve grande implantação na cidade nos finais do século XIX e início do século XX, mas foi progressivamente apagada pela explosão das serenatas dos estudantes. A Serenata popular está de volta, venham Amigos ouvir canções, fados e baladas de Coimbra de outros tempos!
Timeline Photos
Feira das Associações, 25 de abril de 2017, organização da Câmara Municipal de Coimbra. Foi com muito gosto que o Grupo Folclórico de Coimbra esteve, conjuntamente com outras Associações, em representação do Movimento Associativo do Concelho de Coimbra. 😍
Photos from Grupo Folclórico de Coimbra's post
Amigos, Partilhamos aqui algumas recordações da nossa Feira dos Lázaros, do último domingo! Obrigada a todos por mais este sucesso!
Photos from Grupo Folclórico de Coimbra's post
AMIGOS, TODOS À FEIRA DOS LÁZAROS DO BAIRRO DE CELAS! VENHAM DAÍ! É TEMPO DE TRADIÇÕES!
Photos from Grupo Folclórico de Coimbra's post
PRÓXIMO DOMINGO No próximo domingo 02 de Abril, o Grupo Folclórico de Coimbra voltará a oferecer à cidade a revivência de uma antiga tradição. Uma feira simples, mas cheia de significado. Uma memória de Coimbra e uma referência na vida de quem cresceu e viveu na velha alta desaparecida. Acontecia no penúltimo domingo antes da Páscoa, dia que a Igreja dedica a recordar a ressurreição de Lázaro, a população conimbricense acorria, em massa, a visitar os doentes do Hospital dos Lázaros. No largo fronteiro ao Hospital (atualmente Largo D.Dinis), juntavam-se vendedores de diversos produtos que os visitantes adquiriam para oferecer aos doentes ou levar para casa. Ali se fazia a venda de doces e guloseimas como os manjares brancos sobre discos de barro vermelho, as tradicionais arrufadas de Coimbra, os pastéis de Santa Clara, as grades do convento, os bananis, etc.. Ali também não faltavam brinquedos de madeira e as diversões da pequenada: a roleta dos rebuçados, bolas de serrim suspensas por elástico para fazer vai-vem, os trapezistas, os gregórios, os piões. Os produtos mais característicos da Feira eram, no entanto, as galinhas de massa pão enfeitadas com penas, os Lázaros, confecionadas pelos doentes do Hospital com o mesmo nome. Todos os anos, o Grupo Folclórico de Coimbra reergue esta Feira no Bairro de Celas, no seio dos moradores da alta desaparecida (Salatinas), onde a Feira dos Lázaros ainda teve lugar até 1949.