Coentral - Terra de Encantos
Description
Freguesia do Coentral - Serra da Lousã
Portugal O Coentral é uma povoação muito antiga, mesmo uma das mais antigas do concelho de Castanheira de Pera, embora não haja registos precisos da sua fundação. Era termo das terras de Pedrógão, englobado na zona geográfica que Afonso Henriques doou a uns fidalgos, em 1135.
Embora não se conheçam registos da fundação da freguesia ou da Igreja, há uma acta de 30 de Abril de 1721, escrita pelo pároco do Coentral, Manuel Barata de Andrade, em resposta a um questionário da Câmara Eclesiástica que informa:
“Nesta freguesia de Nossa Senhora da Nazaré do Coentral deste Bispado não há mais que a própria Igreja que haverá trinta anos que o povo fez, tendo sido freguesia de Castanheira donde se desanexou”.
É porém de admitir que já houvesse antes outra Igreja na aldeia, posto que no livro de registos de baptizados se diz no cabeçalho:
“Livro que há-de servir para assentarem os baptizados, casamentos e defuntos desta freguesia de Nossa Senhora da Nazaré dos Coentrais novamente erecta neste ano de 1691.”
É, porém, a partir de 1691 que o Coentral é freguesia, sendo o primeiro livro de registos, guardado nos arquivos, datado de 1691.
- Coentral Grande
- Coentral da Cruz
- Coentral do Fojo
- Coentral das Barreiras
- Carriçal
- Camelo
Tell your friends
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comhttps://www.youtube.com/watch?v=_jTUbBSCdu8&t=80s
https://www.publico.pt/2018/03/10/sociedade/noticia/exministro-da-agricultura-arlindo-cunha-alerta-para-situacao-gravissima-do-interior-1806150
https://www.youtube.com/watch?v=Bah0_AeIfl0
:(
https://www.youtube.com/watch?v=NjBmZkrSf5I 1993...
https://vimeo.com/8224524 Já foi em 2007 que foi apresentada a premiada Curta Metragem "DEUS NÃO QUIS". <3
https://vimeo.com/186410622
Segunda Parte do documentário. Imagens da pista do Santo António da Neve, Capela e Poços da Neve. Também aparece a Casa Florestal das Horas e do Figueiredo. Problemas de 1974, quase os mesmos de hoje. :( https://arquivos.rtp.pt/conteudos/sabe-como-se-salva-uma-floresta-parte-ii/#sthash.T4DemucO.dpbs