Unidade Local de Saúde do Nordeste
Description
Cuidamos do Nordeste. Cuidamos de Si! A Unidade Local de Saúde do Nordeste, EPE, criada pelo Decreto-Lei n.º 67/2011, de 2 de Junho, é uma pessoa coletiva de direito público de natureza empresarial, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, nos termos do Decreto-Lei n.º 558/99, de 17 de agosto, pela Lei n.º 64-A/2008, de 31 de dezembro, e pela Lei n.º 55-A/2010, de 31 de dezembro.
Integra as unidades de saúde do extinto Centro Hospitalar do Nordeste, EPE (CHNE) e do extinto Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Trás-os-Montes I - Nordeste (ACES Nordeste), sucedendo em todos os direitos e obrigações das unidades integradas.
A ULS do Nordeste constitui uma entidade pública empresarial de capitais exclusivamente detidos pelo Estado e integrada no Serviço Nacional de Saúde, englobando as seguintes áreas de actuação:
a) Cuidados de Saúde Primários;
b) Cuidados Hospitalares;
c) Urgência, Emergência e Cuidados Intensivos;
d) Cuidados Continuados e Paliativos;
e) Saúde Pública.
Tell your friends
CONTACT
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comDiabetes: Prevenção, diagnóstico e tratamento
DIABETES É O TEMA DO OLHO CLÍNICO DA ULS NORDESTE. LEIA AQUI E FIQUE A SABER MAIS:
Unidade Local de Saúde do Nordeste's cover photo
As inscrições - para presença e também para apresentação de casos clínicos - deverão ser efetuadas, até ao dia 14 de setembro. Toda a informação disponível em http://www.ulsne.min-saude.pt/events/jornadas-de-urologia-e-medicina-geral-e-familiar-da-terra-fria-transmontana-em-braganca/
Jornadas de Urologia e Medicina Geral e Familiar da Terra Fria Transmontana em Bragança
JORNADAS DE UROLOGIA E MEDICINA GERAL E FAMILIAR DA TERRA FRIA TRANSMONTANA A 21 DE SETEMBRO EM BRAGANÇA
“PESTANINHA” DA ULS NORDESTE PROMOVE A SESTA DAS CRIANÇAS NO JARDIM-DE-INFÂNCIA A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a promover, através das equipas de Saúde Escolar, a realização da sesta no ensino pré-escolar, em crianças com 3 anos de idade, avaliando posteriormente os ganhos em saúde obtidos com esta iniciativa. Trata-se do projeto “Pestaninha”, implementado em fase “piloto” no ano letivo de 2018/2019 no Polo 1 de Macedo de Cavaleiros, contando com a participação de 17 crianças e o envolvimento dos respetivos encarregados de educação. A concretização desta iniciativas só foi possível com a recetividade do estabelecimento de ensino, a adesão dos pais e encarregados de educação e o apoio da ULS Nordeste. Criada a logística necessária, em termos de recursos humanos e materiais, foi realizado um diagnóstico inicial da situação relativamente aos hábitos de sono dos mais pequenos, sendo então depois introduzida a sesta de cerca de 90 minutos no início da tarde e, finalmente, procedeu-se à avaliação dos resultados da medida. A avaliação dos benefícios alcançados com a sesta - aplicada pelas educadoras, após formação pela equipa de saúde, numa grelha própria para o efeito - teve em conta indicadores como as funções motora (ocorrência de lesões e quedas) e neuro-cognitiva (eventual dificuldade em concluir tarefas), comportamento (sonolência, agressividade, impulsividade e hiperatividade) e ainda a modulação do humor e dos afetos (birras). Após a realização de uma avaliação mensal a cada criança, concluiu-se que, de uma forma global, após a introdução da sesta, os mais pequenos melhoraram não só o humor e a sua regulação, como aprenderam a gerir melhor os seus estados emocionais. A possibilidade de descansar trouxe uma diminuição quer da sonolência quer de comportamentos externalizantes (aumento da impulsividade, agitação motora e agressividade, bem como distração e incapacidade para concluir tarefas). Existe uma clara evidencia científica de que dormir com qualidade e no número de horas recomendado, numa base regular, está associado a melhores resultados na saúde, nomeadamente a nível da atenção, comportamento, aprendizagem, memória, regulação emocional, qualidade de vida e saúde mental e física. Por isso, a ULS Nordeste pretende dar continuidade a este projeto, através das suas equipas de Saúde Escolar, levando o “Pestaninha”, no próximo ano letivo, a estabelecimentos de ensino pré-escolar de outros concelhos da sua área de abrangência.
PREVINA O CANCRO DA PELE. PROTEJA A SUA SAÚDE! UM CONSELHO DA UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO NORDESTE.
Doença Hemorroidária: como tratar os sintomas?
OLHO CLÍNICO - DOENÇA HEMORROIDÁRIA: COMO TRATAR OS SINTOMAS? Saiba o que é a doença hemorroidária, as suas causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Leia o artigo da Dr.ª Fátima Monteiro, Médica Interna em Medicina Geral e Familiar na Unidade Local de Saúde do Nordeste - UCSP Mirandela II.
Photos from Unidade Local de Saúde do Nordeste's post
UCC DE BRAGANÇA SENSIBILIZA PARA OS CUIDADOS A TER COM O CALOR A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Bragança promoveu ontem, dia 06 de agosto, uma ação de sensibilização sobre os cuidados a ter em dias de calor intenso, direcionada para os utentes que frequentam o Centro de Convívio do Centro Social Paroquial dos Santos Mártires. As ondas de calor (temperaturas elevadas durante vários dias consecutivos) estão associadas a complicações de saúde, nomeadamente nos grupos de risco (idosos, crianças, doentes crónicos ou pessoas que desenvolvem a sua atividade profissional ao sol). Neste sentido, os profissionais de saúde alertaram os participantes nesta ação, todos idosos, para adotarem medidas preventivas nos dias de calor. Beber muita água, utilizar protetor solar com um fator de proteção elevado, chapéu, roupa fresca e de cores claras e óculos de sol, procurar ambientes frescos e evitar a exposição solar nas horas de maior calor (entre as 11 e as 17 horas) foram alguns dos conselhos deixados aos participantes. Os profissionais de saúde alertaram ainda para o facto de o calor contribuir para o agravamento das doenças crónicas e de estar associado à desidratação e até levar a problemas mais complicados, como cãibras por calor, esgotamento ou a um golpe de calor. Esta formação veio complementar uma outra ação desenvolvida nesta instituição, no passado mês de maio, sobre os diferentes tipos de cancro, com enfoque no cancro da pele. Estas iniciativas inserem-se no trabalho desenvolvido pela UCC de Bragança ao nível da promoção do envelhecimento ativo e da capacitação da população idosa para cuidar da sua saúde, tendo em vista o aumento da literacia em saúde da população nas diferentes faixas etárias.
Fibromialgia – Uma doença a conhecer melhor
FIBROMIALGIA - CONHEÇA MELHOR ESTA DOENÇA NO OLHO CLÍNICO DA ULS NORDESTE
SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DA ULS NORDESTE É UMA REFERÊNCIA NA ORGANIZAÇÃO E NOS CUIDADOS PRESTADOS O Serviço de Nutrição e Alimentação da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste constitui uma referência, nomeadamente ao nível da adoção de boas práticas, da uniformização de procedimentos e da otimização de recursos. E assim foi apresentado no Seminário que reuniu os Serviços de Nutrição de várias entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no Porto, no passado dia 08 de julho, por iniciativa da Ordem dos Nutricionistas. Coube à diretora do Serviço de Nutrição e Alimentação da ULS do Nordeste, Rosária Rodrigues, apresentar neste evento a forma de organização e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo mesmo. Constituído por 7 nutricionistas e 2 assistentes operacionais, trata-se de um Serviço que se estende aos cuidados primários, hospitalares, continuados e paliativos da ULS Nordeste, abrangendo quatro grandes áreas de atuação: nutrição clínica, nutrição comunitária e saúde pública, gestão e alimentação institucional, e ainda ensino/formação/investigação/assessoria científica. De acordo com o Despacho n.º 6556/2018 de 4 de julho do Ministério da Saúde, o modelo de organização e funcionamento da Nutrição no Serviço Nacional de Saúde (SNS) deve basear-se no princípio da autonomia científica, técnica e funcional e na colaboração interprofissional centrada no utente e no âmbito do trabalho em equipa, assente num modelo de integração de cuidados, que sustenta a prestação dos melhores cuidados de saúde às populações. Uma determinação que se encontra igualmente refletida no Guia Orientador “Implementação dos Serviços / Unidades / Núcleos de Nutrição no SNS” agora lançado pela Ordem dos Nutricionistas e a qual é já cumprida pela ULS Nordeste. Esta é mais uma prova da excelência dos cuidados assistenciais prestados pela Unidade Local de Saúde do Nordeste à população da sua área de abrangência.
Unidade Local de Saúde do Nordeste's cover photo
A ULS Nordeste está a apostar na informatização clínica, melhorando os seus sistemas de informação e, simultaneamente, reduzindo a circulação de papel. Mais qualidade, conforto, segurança, eficiência e sustentabilidade. A pensar em si!
SERVIÇO DE URGÊNCIA É O PRIMEIRO ALVO DA INICIATIVA “ULS NORDESTE SEM PAPEL” O Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (SUMC) da Unidade Hospitalar de Bragança (UHB) é o primeiro a ser alvo de medidas específicas por parte da Comissão Local de Informatização Clínica (CLIC) da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste com vista à redução de informação em suporte papel. O projeto, que se integra na iniciativa “ULS Nordeste Digital / ULS Nordeste Sem papel”, foi apresentado pelo Presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos Alberto Vaz, e pela Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Hospitalares, Dra. Eugénia Madureira, durante o VIII Fórum ENESIS - Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020 , promovido pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) no Auditório do Infarmed, em Lisboa, no passado dia 16 de julho. Nesse âmbito, e conforme a proposta da CLIC ali apresentada pelos dois dirigentes da ULS Nordeste, a transformação digital no Serviço de Urgência passará essencialmente por mudanças na forma de trabalho, pela reconversão de espaços físicos, pela reformulação das 4 Vias Verdes (AVC, Trauma, Sépsis e Coronária) de modo a que todo o percurso do doente seja realizado sem papel, pela implementação do transporte inter-hospitalar sem papel e ainda pela realização de teleconsultas entre o Serviço de Urgência e os Serviços de Atendimento Permanente dos Centros de Saúde. Estas melhorias ao nível da organização global do SUMC da UHB, a concretizar durante um período previsto de três meses, possibilitarão assim a prestação de cuidados com maior rapidez, segurança e conforto, beneficiando tanto os utentes como os profissionais no desempenho das suas funções assistenciais. Tendo em conta as mais-valias alcançadas, algumas destas medidas deverão posteriormente ser replicadas noutros serviços. E em toda a ULS Nordeste será efetuado, desde logo, o incentivo à não impressão de registos clínicos e de resultados de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT´s), bem como será promovida a utilização das funcionalidades informáticas já existentes. A pretensão da ULS Nordeste está em consonância com as orientações da Tutela nesta matéria, tendo o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, sublinhado na sua intervenção no evento “a relevância das novas tecnologias para melhorar o acesso em saúde” e, em particular, de aí se introduzir “inovação e mudança”.
ATENDIMENTO DA ULS NORDESTE A UTENTES MIGRANTES, ESPORÁDICOS E NÃO RESIDENTES: SAIBA ONDE SE DIRIGIR