JRO - Jornal Região Oeste
Description
Periódico quinzenal, em papel, abrangendo os Concelhos de Cadaval e Bombarral.
Tell your friends
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comO novo Jornal Região Oeste está amanhã nas bancas! Principais destaques para o Festival do Vinho e da Pera Rocha; Agosto, mês de reencontro para os emigrantes;Mobilidade, emigração no séc. XXI; YOGA,O Caminho da Felicidade, do Bem-Estar e da Harmonia; Tasquinhas da Murteira e muito mais! Agarre já o seu exemplar num quiosque perto de si!
O Vaivém Oceanário vai estar na Praia da Areia Branca - Foz, de 21 a 27 de agosto, a oferecer experiências educativas ambientais. Esta iniciativa é dinamizada pelo Oceanário de Lisboa, em parceria com o Município da Lourinhã, e convida professores, alunos e público em geral a conhecerem as profissões ligadas aos oceanos.
Falta uma semana para o início do 34º Festival do Vinho Português e 24ª Feira Nacional da Pera Rocha. Já conhece o programa do certame?
O nº 8 do Jornal Região Oeste foi assim. Como é que será o próximo? 5º feira já nas bancas!
O Encontro Animal é uma iniciativa que reúne associações e grupos de protecção animal, de âmbito local e internacional com o objectivo de dar a conhecer o seu trabalho e promover o seu desenvolvimento. A organização está a ser levada a cabo por um grupo de jovens que, com o apoio da CoopCASA, estão a pôr em prática as aprendizagens reunidas no intercâmbio internacional WILD LIFE, realizado no âmbito do programa Erasmus +.
De 11 a 13 de agosto, a Lourinhã será o palco da iniciativa Dinossauros Saem à Rua, que incluirá uma mostra de 18 dinossauros em tamanho real, apresentações científicas, workshops de paleontologia, exposições e cinema.
Já conhecem a lenda do Senhor Jesus do Carvalhal? " A história do Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal está intimamente ligada a uma lenda. Temos de olhar para a lenda, que começa em Peniche. Peniche tem um costume, ainda hoje, que se chama ‘correr a praia’, ou seja, percorrer a praia e ir à maré vazia ver o que o mar deixou! A tradição e a lenda dizem que alguém, no século XIII ou XIV, ia a ‘correr a praia’ e encontrou um caixote, com a imagem do Senhor Jesus. Na altura, recorde-se, o povo escondia as imagens por causa da perseguição, no período iconoclasta, muitas vezes deitando-as ao mar. Por respeito, deitavam as imagens ao mar dentro de qualquer caixa ou caixote. Essa pessoa que encontrou a imagem ouviu então uma voz que dizia: ‘Leva-me daqui’. Ele foi buscar um carro de bois e começa a levar a imagem, até que chegando ao Carvalhal ouve novamente a voz: ‘Deixa-me aqui’. Foi precisamente neste local onde hoje está o santuário! Outra versão da lenda diz que o caixote tornou-se tão pesado que, não podendo mais com ele, o homem foi chamar o prior que o abriu deparando com a imagem. Esta foi então recolhida e exposta à veneração pública e assim começaram os círios. O certo é que a partir desse século, em 1762, a paróquia de São Pedro passa a ser do Bom Jesus e São Pedro. A devoção rapidamente se começa a espalhar e hoje o Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal “tem uma incidência regional muito grande, acolhendo sobretudo gente de Torres Vedras, Mafra, Lourinhã, Bombarral, Nazaré e Peniche." (retirado do blog: http://esoterismo-kiber.blogs.sapo.pt/a-lenda-do-bom-jesus-do-carvalhal-410592)
Já arrancou a 23ª edição das tasquinhas na Murteira!
Quase, quase! :)
No Bombarral e Cadaval, celebrou-se o Dia dos Avós! (Foto: Câmara Municipal do Cadaval)
A Unidade Móvel de Saúde do Bombarral iniciou a sua atividade no dia 17 de julho, levando o serviço de enfermagem a várias localidades do concelho.
Raquel Tavares vai abrilhantar o 34º Festival do Vinho Português e 24ª feira Nacional da Pera Rocha (Bombarral) na noite de 9 de agosto!