Comunidade Portuguesa Candomblé Yorùbá
Description
Pessoa Coletiva Religiosa | Templo (Terreiro) de Candomblé Kétu | Representação oficial das religiões Candomblé e Yorùbá em Portugal | site: http://cpcy.pt | (https://www.facebook.com/ileiyaodo) Página oficial da Comunidade Portuguesa do Candomblé Yorùbá, pessoa coletiva religiosa inscrita no Ministério da Justiça como representante legal e oficial do Candomblé e da Religião Yorùbá em Portugal. Templo ("terreiro") de Candomblé, matriz Kétu, Àṣẹ Engenho Velho.
Tell your friends
CONTACT
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comÒṣùmàrè-Gbèsén nos ensina que para nos renovarmos, para nascermos de novo, precisamos de despir o nosso "eu", retirar a pele presente para que uma nova surja no seu lugar.
Èṣù, com o seu chapéu de duas cores, nos ensina que todos os acontecimentos na vida têm dois lados, duas perspetivas, e que a comunicação é uma encruzilhada, cheia de possibilidades.
Yèmọnjá, o regaço do mar, nos ensina a importância de acolher a todos, de oferecer o colo que acalenta e o amor que educa. O Candomblé é o lar para todos, em particular aqueles que não têm nenhum outro.
Ọ̀ṣọ́ọ̀sí nos ensina a importância da família, pois ele é o provedor, o que alimenta o seu povo. Por isso o saudamos com "Àrólé!" (herdeiro).
Esu seja fértil em nossas vidas, permitindo a comunicação e a alegria. Que o senhor dos mercados beneficie os negócios daqueles que não lhe esquecem. Laro Ye! Esu Ye!
Dizemos com frequência "Kosi Ewe, Kosi Orisa", "sem folha, sem Orixá". Precisamos passar das palavras aos atos, preservando os espaços naturais, a vida no ecossistema, para que Osanyin continue tendo folhas para emprestar às nossas dores, físicas ou da alma, para que nos cure, nos acalme, nos fortaleça, nos revitalize. Não podemos cantar Sasayin e jogar lixo na floresta. "Ewe Asa!", "A folha é a tradição".
Oba Koso Alaafin Orisa, Aquele que batendo o machado na rocha ateia fogo sobre os injustos.
O Òrìsà da sapiência, humildade e determinação apenas nos dá as batalhas que podemos vencer e de que podemos retirar aprendizado. Epah epah Baba Orisanla Orisa Oke Obatala!
Que os Òrìsà caçadores conheçam a morada das nossas mesas, para que possamos alimentar as nossas famílias e comunidades, pois somos uma religião de fartura! Ode o!!
Que Alaafin Orisa, Oba Koso, exerça o seu poder sobre a Humanidade para que a Justiça impere. Que o seu machado bata na rocha provocando raios que punam os transgressores e os inimigos da Justiça e da Liberdade. Oba nise Kawoo Kabiyesi’le!!!
~ Gbogbo Òrìsà Fùnfún láti dànù Ìrèlè ilé wa ~ [Que os Orixás brancos derramem paz nas nossas casas]
Osoosi e Osanyin nos ensinam que a floresta é a nossa casa, e que a devemos preservar. Sem as matas, os bosques, as florestas, não teremos ar, folhas e vida. Somos filhos do verde imenso. Preservemos a Natureza e os animais.