Padrão dos Descobrimentos
Description
O Padrão dos Descobrimentos evoca a expansão ultramarina portuguesa e a obra do Infante D. Henrique, o impulsionador das Descobertas. Bem-vindo/a à página oficial do Padrão dos Descobrimentos.
Da autoria do arquitecto Cottinelli Telmo e do escultor Leopoldo de Almeida, o Padrão do Descobrimentos foi erguido pela primeira vez em 1940, de forma efémera, e integrado na Exposição do Mundo Português.
Em 1960, por ocasião da comemoração dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique, o Padrão é reconstruído em betão e cantaria de pedra rosal de Leiria, e as esculturas em cantaria de calcário de Sintra.
Para além do impacto monumental da sua fachada, que evoca a expansão ultramarina portuguesa e a obra do Infante D.Henrique, o Padrão dos Descobrimentos tem como missão promover a descoberta enquanto dinamizador cultural. É por isso que, para além de um miradouro único, pode descobrir no seu interior três exposições por ano, documentários e atividades várias.
Tell your friends
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comAcesso Cultura
:)
Lisboa na Rua – EGEAC
"Já diz o povo que 'é de pequenino que se torce o pepino', por isso nas Festas de Lisboa não falta animação para os mais pequenos. Celebramos o Dia Internacional da Criança e prolongamos os festejos pelo mês fora, com ateliês, workshops, teatro e livros, tudo pensado para quem vê o mundo à altura de metro e meio." Lisboa está em festa ;) Descubra toda a programação em http://lisboanarua.com
Timeline Photos
"Padrão dos Descobrimentos" (2006), do artista angolano Kiluanji Kia Henda, vencedor do Frieze Artist Award 2017. Descubra esta e outras obras que mostram um novo olhar sobre África na exposição RACISMO E CIDADANIA, no Padrão dos Descobrimentos. Todos os dias das 10h às 19h (última entrada às 18:30) Mais informação em http://www.padraodosdescobrimentos.pt/pt/evento/racismo-e-cidadania/
JOÃO DE BARROS : Padrão dos Descobrimentos
"Os bens do entendimento não estão sujeitos a algum infortúnio; os da fortuna a muitos." João de Barros em "Da Ásia de João de Barros". Descubra mais sobre o escritor que nunca foi ao Oriente:
Visita Conversada | Exposição Racismo e Cidadania
Na visita conversada deste domingo à Exposição RACISMO E CIDADANIA vamos conversar com Santiago Macías, investigador do Campo Arqueológico de Mértola. A visita começará com uma explicação e percurso por toda a exposição conduzida pelo investigador, cerca de trinta minutos. Seguir-se-á uma conversa com os visitantes orientada por palavras-chave relacionadas com a exposição e por eles escolhidas. I N S C R I Ç Õ E S T. 213 031 950 | info@padraodosdescobrimentos.pt P R E Ç O 4€ | Reduções: Estudantes, Professores e Reformados As visitas devem ser previamente marcadas e estão sujeitas a confirmação. Imagem: Colégio de São José. Grupo da Congregação Sagrada Virgem Maria. Macau. C. 1890. Col. João Salgueiro
Instagram post by Padrão dos Descobrimentos • May 14, 2017 at 5:30pm UTC
Pormenor de “Flagelação de Cristo” (1514-1517), de Quentin Metsys, a obra que abre RACISMO E CIDADANIA. Uma exposição sobre o processo histórico de exclusão, com as suas ambiguidades, e a defesa e afirmação da inclusão e cidadania. No Padrão dos Descobrimentos.
Agora eu era um índio! : Padrão dos Descobrimentos
No Padrão o Dia da Criança são dois dias. Durante 1 e 2 de Junho o Serviço Educativo leva os mais pequenos a “viajar” até ao Brasil para serem índios, numa festa cheia de ritmo e diversão. Reserve lugar na viagem através de se@padraodosdescobrimentos.pt ou ligando para o 213 031 950.
Timeline Photos
Nau - embarcação mais robusta que transportava grandes quantidades de mantimentos, munições e mercadorias. Muito utilizada na Carreira da Índia, tinha três mastros com velas redondas e uma triangular. Quantas naus tem a Rosa-dos-Ventos? Descubra no seu próximo passeio à beira-rio ;)
Debate Racismo e Cidadania
Dia 24 de Maio, às 18h, vamos debater o tema RACISMO E CIDADANIA (Portugal) com Francisco Bethencourt, Joacine Katar Moreira, Jorge Vala, Mamadou Ba e Teresa Beleza. Teatro São Luiz - Sala Luis Miguel Cintra Entrada livre sujeita à lotação da sala.
Histórias do Faz-de-Conta | Desafios de um Artista : Padrão dos Descobrimentos
"É na arte que o homem se ultrapassa definitivamente." Simone de Beauvoir No próximo sábado, o serviço educativo do Padrão dos Descobrimentos propõe uma brincadeira artística aos miúdos:
Visita Conversada | Exposição Racismo e Cidadania
Vamos conversar com o investigador Arlindo Caldeira. Abrimos assim o ciclo de VISITAS CONVERSADAS na exposição RACISMO E CIDADANIA A visita começará com uma explicação e percurso por toda a exposição conduzida pelo investigador, cerca de trinta minutos. Seguir-se-á uma conversa com os visitantes orientada por palavras-chave relacionadas com a exposição e por eles escolhidas. I N S C R I Ç Õ E S T. 213 031 950 | info@padraodosdescobrimentos.pt P R E Ç O 5€ | Reduções: Estudantes, Professores e Reformados As visitas devem ser previamente marcadas e estão sujeitas a confirmação
Timeline Photos
Precisamos tanto de descoberta como de rotina. Preservar o porto seguro é ter o cuidado de não o deixar prender-nos os pés à margem. Bom fim de semana. #miradouro