Paço de Giela
Description
Monumento Nacional desde 1910. O Paço de Giela é um exemplar único de arquitetura civil privada gótica e manuelina, pertencente à tipologia denominada “Casa-Torre”. Os vestígios mais antigos e anteriores ao Paço e à Torre, identificados durante as escavações arqueológicas, apontam para a existência de uma cerca em pedra que rodeava todo o outeiro e à qual estava associado um pequeno torreão. Este “castelo rural” faria o controlo e defesa deste instável território de fronteira durante o inícios da Idade Média pelo menos até meados do século XI. Foi sobre estas estruturas, entretanto destruídas e abandonadas, que mais tarde, já em meados do século XIV, foi construída a atual torre que inicialmente acumulava a função defensiva e habitacional. A partir de finais do século XIV, é construído o primeiro corpo habitacional do Paço, adossado à torre, entretanto destruído, no século XVI, altura em que lhe é acrescido um segundo piso a estruturas já existentes, com fachadas coroadas por merlões e rasgadas por grandes janelas, decoradas ao estilo manuelino.
Os finais do século XVIII e o século XIX vêm marcar o início do declínio desta casa nobre, que entra gradualmente em ruína, apesar da construção da casa do caseiro e da modelação dos terrenos para cultivo da vinha.
Em 1999 o Paço de Giela é adquirido pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e em 2014 dá-se início ao Projeto de Valorização e Requalificação do Conjunto Edificado do Paço, tendo sido finalizado e inaugurado a 11 de Julho de 2015, devolvendo este monumento à comunidade.
Das intervenções arqueológicas resultou ainda um importante conjunto de restos materiais (cerâmica, metal, vidro e elementos em pedra) que refletem a longa vida deste monumento e enriquecem significativamente a sua história. O acervo encontra-se em exposição num dos pisos da torre, juntamente com outros materiais de vários pontos do concelho, desde a Pré-História até à Época Moderna.
Da ruína quase completa e da luta secular contra o esquecimento, o Paço surge novamente vivo, como um elemento perpetuador da história identitária deste Concelho.
Visite-nos, de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e descubra a história deste Paço, numa viagem interativa e audiovisual a um passado ainda presente.
Tell your friends
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comNoites NO PAÇO: DAN Riverman (Pop/Rock)
NOITES NO PAÇO, 1 de julho às 22h00 ENTRADA GRATUITA
STUDIO 601
Município de Arcos de Valdevez
Recriação Histórica "O RECONTRO DE VALDEVEZ" 7 a 9 de Julho Paço de Giela Arcos de Valdevez
Município de Arcos de Valdevez
Em 2016 foi assim :) Este ano, a RECRIAÇÃO HISTÓRICA "O RECONTRO DE VALDEVEZ" decorrerá entre os dias 7 e 9 de Julho no Paço de Giela! Não percam a oportunidade de viajar no tempo ;) Apareçam! João Esteves Olegario Gonçalves Helder Barros Belmira Margarida Torres Reis Nuno Soares Maria João Brito
Photos from Paço de Giela's post
O Paço de Giela foi o cenário escolhido pelo Studio 601 para a filmagem de um vídeo de Zumba :)
STUDIO 601
Noites NO PAÇO - The Partisan Seed (Indie/Acustica)
Noites NO PAÇO - The Partisan Seed (Indie/Acustica) "Insomnia" é o título do quinto álbum de The Partisan Seed, projecto a solo de Filipe Miranda. Depois de uma viragem mais solar com o disco anterior, o músico está agora de regresso a andamentos mais obscuros, materializados numa obra instrumentalmente mais despojada e liricamente mais negra. Como habitual, traça neste álbum um resumo (quase) biográfico que desta vez o conduziu a um mergulho num mundo interior, capturado em som, audível entre a luz e a sombra. https://www.facebook.com/thepartisanseed/#
Noites no Paço - Florencia PAZ & LUCAS Caballero
NOITES NO PAÇO - FLORENCIA PAZ & LUCAS CABALLERO (Músicas do Mundo/Argentina) Os artistas argentinos Florença Paz e Lucas Caballero apresentam 'Todos os caminhos "- Canções de Raiz Argentina, uma proposta musical que une os caminhos de dois artistas emergentes da cena musical argentina, unidos neste projeto que sustenta a fusão como linguagem; com a intenção de atravessar o caminho do folclore para um novo local, onde a música de raiz transforma e volta crescer, mas com outras formas, de acordo com a música ou a ocasião. A música que se mestiça é a que representa, por herança, por história.
Noites no Paço - LINCE (Pop/Rock)
NOITES NO PAÇO - LINCE (Pop/Rock) Sofia Ribeiro nasceu em Guimarães, actualmente reside no Porto. Estudou dança, música e artes plásticas e divide, hoje, o seu tempo por várias áreas artísticas. O seu percurso na música destacou-se, nos últimos anos, por fazer parte de WE TRUST e de There Must Be a Place, onde tocava sintetizadores e piano. Agora lança o seu projecto musical a solo, LINCE, que a traz sonoramente, através de vozes, pianos e sintetizadores. LINCE será um dos projectos portugueses a ter debaixo de olho em 2017. https://www.facebook.com/lincemusic/#
Noites NO PAÇO: DAN Riverman (Pop/Rock)
DAN RIVERMAN Profunda, madura e envolvente, assim se pode caracterizar a sonoridade do projeto Dan Riverman, banda Tirsense, que se tem destacado nos últimos anos na região Norte, composta atualmente por Dan Alves na voz e guitarra, Rui Materazzi no baixo, Mike Peixoto na bateria, Bruno Macedo na guitarra elétrica e Jonas Araújo nos teclados. Em 2011, a convite da Plural, gravam dois temas para a novela da TVI "Anjo Meu" e um outro para o telefilme "Órfã do Passado" e, rumo a Londres, iniciam trabalho de produção com Saul Davies, guitarrista dos britânicos James. Têm ainda o privilégio de receber Davey Ray Moor, membro fundador e compositor da banda Cousteau que também participou na produção dos temas. Orientados por Pedro Rangel, dos conceituados Estúdios Rangel no Porto, preparam-se então para as gravações do seu primeiro trabalho discográfico. Em 2015, o single "Fragile Hands" ocupa um lugar de destaque na banda sonora da novela da TVI "Mulheres" e, no início deste ano, é apresentado o seu segundo single "Dark haired girl" no programa "5 Para a Meia Noite", com Fernando Alvim. DAN RIVERMAN é um dos convidados especiais do novo disco de Duetos dos BLIND ZERO "Kill DRAMA II, no tema "Stormy Weather" Depois do sucesso nos concertos de apresentação do EP "Hers", onde se incluem os singles "Fragile Hands" e "Dark haired girl", os Dan Riverman lançam agora o seu terceiro single "Sea and the breeze" no seu mais recente videoclip, que contou com Joel Brandão (Realizador), Manuel Pinto Barros (Director de Fotografia) e participação especial dos actores Pedro Barroso e Joana Martins. https://www.facebook.com/danriverman/#