Top Local Places

Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso

Alameda Teixeira de Pascoaes, s/n, Amarante, Portugal
Organization

Description

ad

Alameda Teixeira de Pascoaes, 4600-011 Amarante, Portugal
Tel. 255 420 272/238
Email: mmasc@cm-amarante.pt
http://www.amadeosouza-cardoso.pt/

CONTACT

RECENT FACEBOOK POSTS

facebook.com

Photos from Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso's post

Museu aumentou número de visitantes em 2016 O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebeu no ano passado 19 918 visitantes, o que representou um acréscimo de 35% face ao ano de 2015 e traduziu a consolidação da tendência de crescimento. Este acréscimo significativo da procura do MMASC por parte de públicos/consumidores de arte indicia sua afirmação no âmbito da Rede Nacional de Museus (RNC), mas reflete também o “renascer” de Amadeo de Souza-Cardoso nos planos nacional e internacional, por via, sobretudo, da exposição que a Fundação Calouste Gulbenkian organizou no Grand Palais, em Paris, e que reuniu mais de duas centenas de obras do artista e de autores do seu círculo próximo, como Brancusi, Modigliani, Robert e Sónia Delaunay. Para esta exposição, sublinhe-se, o MMASC contribuiu com 20 peças da sua exposição permanente, entre pinturas, desenhos e caricaturas, obras correspondentes a diferentes fases da vida artística de Amadeo. Como escreveu Helena de Freitas, curadora da Exposição no Grand Palais, “em todo o século XX não existirá exemplo mais surpreendente de um artista maior caído no esquecimento do que o de Amadeo de Souza-Cardoso. Figura ímpar da vanguarda modernista parisiense deixou uma obra fulgurante, cúmplice de todas as revoluções estéticas do seu tempo e, em simultâneo, absolutamente única e original. A sua morte prematura, aos 30 anos, no final da I Guerra Mundial, afastou-o da consagração artística e da história de arte internacional”, considera, entendendo aquela mostra, numa das mais emblemáticas salas de Paris, como uma oportunidade única para revelar internacionalmente “um dos segredos mais nem guardados da arte moderna”, citando o historiador de arte norte-americano Robert Loescher. Depois de Paris, foi a cidade do Porto a mostrar Amadeo, ainda em 2016, tendo o Museu Soares dos Reis organizado a mostra “Amadeo de Souza-Cardoso, Porto-Lisboa, 2016-1916”, agora patente em Lisboa, até 26 de fevereiro, no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado. Se estas duas exposições contribuíram para dar maior visibilidade a Amadeo de Souza-Cardoso e ao MMASC, a sua afirmação, em Amarante e na região, sobretudo junto de públicos escolares, tem sido conseguida através de múltiplas iniciativas, de que são exemplo o espetáculo/performance “Amadeo convida… a vir ao Museu” ou “Amadeo e a inquietação pelas paisagens de Manhufe, Amarante e Marão”, para além de ateliês temáticos realizados regularmente. Maior número de visitantes teve, também, significado na receita de bilheteira do MMASC, com um acréscimo de 50% face ao ano anterior e nas vendas de produtos de merchandising, que cresceram cerca de 38%, com destaque para épocas festivas, como o Natal, em que a procura aumenta significativamente.

Photos from Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso's post
facebook.com

Município de Amarante

facebook.com

Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso

Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso
facebook.com

Município de Amarante

facebook.com

Photos from Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso's post

Entre 19 e 23 de dezembro MMASC organizou ateliê de Natal A exemplo de anos anteriores, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) organizou, também este ano, entre 19 e 23 de dezembro, um ateliê de Natal, destinado a crianças dos seis aos doze anos. No total, foram 15 os participantes, divididos por duas turmas, funcionando uma de manhã e outra de tarde. Sob o signo de Amadeo, o ateliê propôs-se pôr os participantes a refletir sobre as formas de comunicar na atualidade e na época em que viveu o artista, levando as crianças a construírem um postal de boas-festas, tendo como referência as cores, técnicas e ambientes visuais da obra do pintor amarantino. O contexto era o seguinte: “hoje, o mundo está globalizado e, não obstante a sua grandeza, tornou-se pequeno, em função das redes de comunicação existentes e das ferramentas e tecnologias postas ao serviço dos cidadãos, que lhes permitem interagir entre si, publicar conteúdos e trocar mensagens de forma instantânea. E nos finais do século XIX e inícios do século XX, como seria? De que instrumentos dispunham as sociedades (mesmo as mais desenvolvidas) para comunicar?", questionava-se. E foi assim que o postal de boas-festas desenhado pelos participantes no ateliê seguiu para os seus familiares ou amigos via correio tradicional, tendo sido vivenciadas todas as fases do processo: depois da sua produção, a introdução em envelope, a escrita dos endereços de remetente e destinatário, a aquisição e colagem do selo e, finalmente, a entrega na estação dos correios. Como previsto, foi também construído um painel com as reproduções dos postais, que ficou exposto na receção do MMASC, ajudando ao ambiente de magia daquele espaço, na quadra natalícia. Para casa, os jovens levaram argolas para guardanapos, também construídas por si, para serem usadas na decoração da mesa da ceia de Natal.

Photos from Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso's post
facebook.com

Timeline Photos

Nesta quadra natalícia, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso estará encerrado ao público a 24 de dezembro e na véspera de Ano Novo. Entretanto e sob o mote “Neste Natal ofereça amor com arte”, os interessados poderão deslocar-se à loja do Museu, aberta, inclusivamente, na manhã da véspera natalícia e adquirir as suas lembranças/presentes.

Timeline Photos
facebook.com

Timeline Photos

ESTE NATAL OFEREÇA AMOR COM ARTE! Visite a nossa loja. Boas Festas!

Timeline Photos
facebook.com

Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso's cover photo

Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso's cover photo
facebook.com

Loja do MMASC aberta também às segundas-feiras Embora o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), em Amarante, esteja encerrado às segundas-feiras, a sua loja manter-se-á aberta naqueles dias da semana, durante o mês de dezembro, com exceção do dia 26. Na véspera de Natal, a 24, estará aberta no período da manhã. O objetivo é facilitar aos interessados a aquisição de lembranças e prendas de Natal, de entre a diversificada oferta de edições e merchandising existente. Genericamente, eis o que é possível ser adquirido na loja do MMASC. - Catálogos de exposições realizadas, que compreendem exposições coletivas, com maior evidência para a do Prémio Amadeo Souza-Cardoso e do Salão de Jovens Criadores Europeus; de exposições resultantes de parcerias com outras instituições e coleções, como as já efetuadas com a Fundação Cupertino de Miranda (ex: Mário Cesáriny, Júlio e Cadávre-Exquis) e exposições individuais de artistas. - Material didático. Consiste num conjunto de lápis da Viarco com as imagens das caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso, que também são vendidos individualmente; conjunto de 24 lápis de cor com dois tipos de embalagem e duas imagens diferentes de Amadeo, régua em borracha e holder para a ponta dos lápis com um dos carros futuristas de desenho de Amadeo. - Objetos da Vista Alegre, compostos por uma mesa de chá (com o conjunto de chá completo), uma mesa de café (com o conjunto de café completo) e com outras peças mais decorativas como jarras de, pelo menos, três tamanhos, travessas com diferentes tamanhos e formatos (rectangulares, pequenas e grandes e uma triangular) e argolas para guardanapos. Estas peças da Vista Alegre são artigos exclusivos da loja do MMASC.

facebook.com

Photos from Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso's post

Viúva do escultor alemão Hein Semke doa obras ao MMASC Teresa Balté, viúva do escultor alemão Hein Semke, vai doar ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso um conjunto significativo de obras produzidas pelo marido, que inclui 11 esculturas (bronze, gesso e madeira), 22 pinturas e 1171 trabalhos sobre papel (20 colagens, 528 desenhos, 552 monotipias e 71 xilogravuras). A doação não implica quaisquer contrapartidas que não sejam as da preservação do legado, sua valorização e continuidade de utilização dos direitos de autor por arte da doadora. Hein Semke é detentor de um vasto e prestigioso currículo e ocupa, com notoriedade, um lugar entre as disciplinas da cerâmica e da escultura no panorama artístico dos últimos dois terços do século passado, em Portugal e na Alemanha. O seu espólio tem sido objeto de doação, por núcleos, a espaços como a Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Nacional do Azulejo e Museu Nacional Soares dos Reis, entre outros. A aceitação da doação foi objeto de deliberação recente do Executivo Municipal.

Photos from Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso's post
facebook.com

Entre 19 e 23 de dezembro MMASC organiza ateliê de Natal A exemplo de anos anteriores, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) organiza, entre 19 e 23 de dezembro, um ateliê de Natal, destinado a crianças dos seis aos doze anos. Sob o signo de Amadeo, o ateliê pretende pôr os participantes a refletir sobre as formas de comunicar na atualidade e na época em que viveu o artista, levando, depois, as crianças a construir um cartão de boas-festas que remeta para as cores, técnicas e ambientes visuais da obra do pintor amarantino. “Hoje, o mundo está globalizado e, não obstante a sua grandeza, tornou-se pequeno, em função das redes de comunicação existentes e das ferramentas e tecnologias postas ao serviço dos cidadãos, que lhes permitem interagir entre si, publicar conteúdos e trocar mensagens de forma instantânea. E nos finais do século XIX e inícios do século XX, como seria? De que instrumentos dispunham as sociedades (mesmo as mais desenvolvidas) para comunicar?”, lê-se no desdobrável que anuncia o ateliê. E fica o desafio: desenhar um ou mais cartões de boas-festas para enviar, via correio tradicional, a familiares ou amigos e participar na construção de um painel que será exposto na receção do MMASC. A participação no ateliê está sujeita a inscrição, feita até 15 de dezembro, e tem um custo de 5,00 euros por participante. O número limite de inscritos é de 30, funcionando uma turma na parte da manhã e outra na parte de tarde (com 15 participantes cada). Para informações adicionais e inscrições, estão disponíveis os seguintes contactos: 255 420 282/238 e www.amadeosouza-cardoso.pt

facebook.com

Município de Amarante

facebook.com

Quiz

NEAR Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso