Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"
Description
Página oficial da Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"
Tell your friends
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comNossa Escola e a Formação Continuada! Os professores e equipe técnica-administrativa do Colégio Camillo de Mattos estiveram reunidos na Biblioteca, no dia de hoje, para a formação com os consultores Marcos Tofoli e Roselene Becassi, que trataram sobre o tema: “Os 4 pilares da Educação e a qualidade do ensino”. Somente com a constante formação continuada da equipe que poderemos obter sucesso nos resultados. Foi uma manhã de descobertas e aprendizagem!
Os Educadores Amadeu e Renato do Colégio Camillo de Mattos e Projeto EducaJovem proporcionaram os jovens da Fundação Educandário um momento de descontração. Na quarta-feira, 25 de outubro, realizaram Jogos de Vôlei feminino, masculino e misto para estimular a boa convivência, interação e o interesse pelo esporte e pela atividade física.
EDUCANDÁRIO SCHOOL MUSICAL No dia 24 de outubro foi realizado o Primeiro Festival de Música pela Teacher Gabriela Sicchieri – parceria CNA – Colégio Camillo de Mattos. Os alunos dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos desenvolveram o estudo da Língua Inglesa e ensaiaram as melodias e danças, inspirados no filme: High School Musical. As salas ensaiaram e se divertiram muito com o repertório: “Work this out”, “All for one”, “We’re all in this together”, “What time is it?”, “A night to remember”, “High School Musical”, culminando numa bela apresentação, assistida pelos demais alunos e profissionais da escola. Nossos alunos estão avançando muito na Língua Inglesa. Congratulations!
O Projeto EducaVerde da Fundação Educandário iniciou essa semana a identificação através de placas de algumas árvores existentes em nosso espaço. O trabalho inicial ocorreu com a pesquisa por parte dos alunos da Oficina de Educação Ambiental do Projeto EducaJovem sobre o Nome Popular, Nome Científico e Origem dessas árvores e a confecção das placas com madeiras de paletes e a técnica do pirógrafo. Foram identificadas até o momento 25 espécies que estão localizadas no caminho dos estudantes da Fundação. A orientação ocorreu por parte do Consultor Ambiental Edivar Lavratti e os Educadores Bruno e Adilson.
O bom de ser criança é criar! Um projeto interdisciplinar ajuda a organizar os conhecimentos, incentiva pesquisas e estabelece uma relação entre os saberes das diversas áreas. O projeto “A arte de cozinhar com amor”, foi um jeito gostoso de aprender, idealizado pelas Professoras Madelaine, de Língua Portuguesa, Cristina, de Matemática e Aline, de Inglês no Colégio Camillo de Mattos. Os alunos dos 6ºs anos produziram um Livro de Culinária com as receitas das quais mais gostavam, observando a escrita dos numerais e as características do Texto Instrucional. Também conheceram as diferentes unidades de medida e compreenderam a fração como parte da divisão presentes em várias situações do dia a dia. E para finalizarmos, as crianças prepararam uma salada de frutas, com intuito de praticar a pronúncia correta de cada uma delas. A professora Aline avaliou a capacidade de memorização e a eficácia que tiveram em assimilar aquilo que é ensinado em sala de aula. Nossos alunos envolveram-se com este projeto interdisciplinar, aprimorando seus conhecimentos em cada Componente Curricular envolvido.
Horta Vertical – Parceria Projeto EducaJovem Os alunos dos 4ºs anos A e B do Colégio Camillo de Mattos e as Professoras Rossana e Camila Aguiar, participaram de um estudo muito legal no espaço do pomar e horta sustentável do Projeto EducaJovem. O objetivo foi a montagem da “Horta Vertical”, que já se encontra montada na Unidade Camillo de Mattos. Foram recepcionados pelo Consultor Ambiental, Edivar Lavratti, que entusiasmado apresentava seu Projeto EducaVerde e muitas novidades aos nossos alunos. As crianças conheceram o pomar, as variedades de frutas, observaram o clima, a vegetação local, os animais, o trabalho de compostagem, colheram na Horta Orgânica, consumiram cenouras e plantaram sementes do Ipê no Viveiro de Mudas. Estão entusiasmados acompanhando o crescimento das sementes germinadas em garrafas pets e colocados em paletes de madeira.
Qual seria a melhor maneira de reaproveitar as diversas lonas plásticas utilizadas em publicidade? E ainda conscientizar a população de Ribeirão Preto sobre o assunto? A solução encontrada pelo Colégio Camillo de Mattos da Fundação Educandário “Cel. Quito Junqueira” foi transformar todo esse material doado por empresas em sacolas reutilizáveis. A ação, intitulada Recicla Lona, desde 2015 transformou mais de 350 banners em 1300 sacolas, fazendo com que essas lonas saíssem das ruas, o que poderia levar mais de 400 anos para se decompor. Todas as sacolas são doadas aos alunos e pais do Colégio, parceiros da instituição e ainda, distribuídas na cidade. A próxima ação será realizada no Sesc Ribeirão Preto dia 07 de dezembro. Saiba mais: http://www.educandariorp.com.br/noticias_show.php?noticia=94
Na quinta-feira, 18 de outubro, os Professores da Unidade Getúlio Vargas Filho, do Colégio Camillo de Mattos participaram da manhã de Troca de Conhecimentos. Toda a equipe teve a oportunidade de compartilhar as práticas de ensino, experiências, conhecimentos e dúvidas. O Coordenador Educacional Leandro Tinoco fez a explanação do “Simpósio Internacional Nuestra América da Rede Pikler”, somando com as práticas pedagógico-educacionais utilizadas na Fundação Educandário. Nesse mesmo dia, os professores aproveitaram para programar as atividades finais e vislumbrar o ano de 2018. "O Educador observa as suas práticas, avalia o desenvolvimento dos seus alunos e atua em cima das dificuldades proporcionando a autonomia da criança" - Emmi Pikler. É multiplicando conhecimento e dividindo boas práticas que atingimos a qualidade do ensino!
ATLEDUCA Os alunos da Unidade Camillo de Mattos do Ensino Fundamental I no período de 25 à 29 de setembro realizaram uma competição de revezamento e salto em distância, na modalidade esportiva do atletismo, onde os alunos puderam competir com os colegas. “A prova de salto em distância, tem uma forma de disputa simples, na qual os atletas devem percorrer uma raia correndo para ganhar impulsão e saltar antes de uma faixa branca demarcada no chão, caindo com os dois pés em uma caixa de areia. Vence aquele que conseguir saltar o mais longe possível”. No revezamento os alunos formaram quartetos, em que cada um percorria uma distância determinada entregando o bastão para seu companheiro. O objetivo da competição foi proporcionar a integração e socialização entre os nossos alunos e o conhecimento da modalidade do atletismo, também desenvolver a coordenação motora e cognitiva, além do espirito esportista e integração saudável.
“Meu território, Minha trilha!" Os alunos da Oficina “Na Trilha” do Projeto EducaJovem, no segundo semestre, estudaram com a Educadora Fabiana partes da Carta Universal dos Direitos Humanos para conversarem sobre cidadania, garantias, direitos e deveres. A partir de análise do documento, a atividade "Meu território, Minha trilha!" foi desenvolvida para que os jovens pudessem observar e refletir sobre o território em que vivem e seu papel como cidadãos. Assim, construíram um mapa da cidade de Ribeirão Preto, localizaram seu bairro, observaram, compararam e refletiram sobre funcionamento social, políticas públicas, problemas sociais, desigualdades, direitos e deveres, poluição, garantias constitucionais, como buscar seus direitos, e ainda, como o cidadão pode modificar o espaço onde vive.
Mais Receitas na Cozinha do EducaJovem! No último mês o tema das Oficinas de Culinária e Educação Alimentar com a Educadora Graciela foi o reaproveitamento dos alimentos. Os alunos foram divididos em grupos, e após uma orientação inicial sugeriram receitas com diversos alimentos a partir da utilização integral dos mesmos. As receitas elaboradas foram bolo de laranja, geleia e doce cristalizado da casca da laranja, massa caseira com molho de talos de espinafre e arroz frito aproveitando os ingredientes da geladeira.
O Projeto EducaJovem realizou uma Caminhada pelas ruas próximas à Fundação Educandário com os alunos das Oficinas “Cidadania” e “Na Trilha”. Os Educadores Bruno, Camila, Fabiana e a Arquiteta e Urbanista Paola Bernardi acompanharam a ação que teve como objetivo despertar a atenção e sensibilidade dos jovens para o papel da cidade como espaço de aprendizagem, através da identificação das características dos bairros que eles frequentam, como o Jardim Independência. No retorno ao Projeto, os adolescentes desenharam o mapa do trajeto pelo qual caminharam, inserindo os locais e características que mais chamaram a atenção.