Top Local Places

PASCOM - Catedral São Pedro de Alcântara

Rua São Pedro de Alcântara, 60 - Centro, Petrópolis, Brazil
Church/religious organization

Description

ad

Página da #PASCOM (Pastoral da Comunicação) da Paróquia da Catedral de São Pedro de Alcântara em Petrópolis-RJ

RECENT FACEBOOK POSTS

facebook.com

Timeline Photos

HORA DA DIVINA MISERICÓRDIA Oh sangue e água que jorrastes do coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós.

Timeline Photos
facebook.com

Catedral de Petrópolis - SANTO DO DIA

SANTO DO DIA (17/12) Santa Olímpia Reflexão: Olímpia significa aquela que é celestial. A vida desta santa era um motivo constante para dar glórias a Deus, amando seus perseguidores e aceitando fielmente os sofrimentos da vida. Em tudo soube colocar Deus em primeiro lugar, fazendo sempre a vontade daquele que o redimiu. Oração: Pai de bondade e amor, abençoai nossa vida e daí-nos viver de acordo com o exemplo de santa Olímpia, que em tudo seguiu os caminhos de Cristo, vosso filho e senhor nosso. Inspirai-nos gestos concretos de solidariedade com os mais pobres e abandonados. Amém. Fonte: A12 Santuário Nacional Conheça a historia de Santa Olímpia clicando na imagem abaixo.

facebook.com

Catedral de Petrópolis - LITURGIA DIÁRIA

LEITURAS DA LITURGIA DO DIA (17/12) Sábado — Roxo — 3ª Semana do Advento Primeira Leitura (Gn 49,2.8-10) Salmo Responsorial (Sl 71) Evangelho (Mt 1,1-17) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor. Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor. Reflexão - Mt 1, 1-17 A vinda de Jesus ao mundo foi precedida de uma história: a história do povo de Israel, que tem o seu início com Abraão, desenvolve-se até atingir o seu apogeu com o Rei Davi, depois entra em declínio até atingir o seu ponto mais baixo com Josias e o exílio da Babilônia, para depois evoluir até chegar à plenitude dos tempos com a Jesus, Deus presente e atuante na história dos homens, que vai ser a realização da promessa a Abraão que nele serão abençoadas todas as nações da terra e a salvação chega para todos os povos com a libertação do pecado e da morte e a presença do próprio Deus na vida de todos nós. Veja as leituras na íntegra clicando na imagem abaixo.

facebook.com

Timeline Photos

ORAÇÃO DO ÂNGELUS pode ser rezado às 6h, 12h e 18h. (ou ao se levantar, na hora do almoço e ao deitar) - O Anjo do Senhor anunciou a Maria, - E Ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria, cheia de graça... -Eis a escrava do Senhor. -Faça-se em mim segundo a Vossa palavra. Ave Maria, cheia de graça... - E o Verbo se fez Carne, - E habitou entre nós. Ave Maria, cheia de graça... - Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, - Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. OREMOS: Infundi, Senhor, em nossos corações, a Vossa Graça, Vo-lo suplicamos, a fim de que, tendo conhecido pela Anunciação do Anjo, a encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, pelos merecimentos da Sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da Ressurreição. Isso Vos Pedimos Ó PAI, Por Jesus Cristo, Vosso Filho e nosso Senhor. Amém.

Timeline Photos
facebook.com

Papa Francisco: Como São João Batista, sejamos lâmpadas que anunciam a chegada de Jesus

O Papa Francisco refletiu na homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta sobre a figura de São João Batista, cuja vocação era “dar testemunho de Jesus”, sendo a “lâmpada que indica onde está a luz”. Em sua homilia, o Santo Padre explicou que São João Batista “era a voz que Ele diz de si mesmo: ‘Eu sou a voz que clama no deserto’. Ele era a voz, uma voz que dá testemunho da Palavra, indica a Palavra, o Verbo de Deus, a Palavra. Ele era o pregador da penitência que batizava, o batista”. Nesse sentido, ele mesmo descreve sua função profética que anuncia a chegada do Salvador: “Deixa claro – insistiu Francisco –: ‘no meio de vocês existe alguém que vocês não conhecem, e que vem depois de mim. Eu não mereço nem sequer desamarrar a correia das sandálias dele. Ele os batizará no fogo e Espírito Santo”. “Este testemunho – continuou o Pontífice – provisório, mas seguro, forte..., aquela chama que não se deixou apagar pelo vento da vaidade, aquela voz que não se deixou diminuir pela força do orgulho, se torna cada vez mais aquele que indica o outro e abre a porta a outro testemunho, ao do Pai, aquele que Jesus diz hoje: ‘Eu tenho um testemunho superior ao de João, o testemunho do Pai. João o batista abre a porta a este testemunho e se ouve a voz do Pai que diz: Este é o meu filho’”. O Bispo de Roma destacou como São João Batista optou, “com humildade”, pelo mesmo caminho que seguirá mais tarde o próprio Jesus. Terminará “na escuridão de uma cela, no cárcere, decapitado por causa do capricho de uma bailarina, da inveja de uma adúltera e da fraqueza de um embriagado”. O Papa também se dirigiu de maneira especial aos fiéis presentes: religiosos, bispos e casais que celebram 50 anos de seu compromisso. O Pontífice lhes expressou um desejo: “É um dia bonito para se interrogar sobre a própria vida cristã, se a própria vida cristã sempre abriu a estrada para Jesus, se a própria vida foi plena do gesto: indicar Jesus”. “Agradecer pelas muitas vezes que o fizeram, agradecer e recomeçar, depois de 50 anos, com essa velhice jovem ou juventude envelhecida, como o bom vinho! Dar um passo pra frente a fim de continuar sendo testemunhas de Jesus”. “Que João, grande testemunha, os ajude nesta nova estrada que hoje vocês começam depois da celebração do 50º aniversário de sacerdócio, vida consagrada e matrimônio”, concluiu. Evangelho comentado pelo Papa Francisco: Jo 5,33-36 Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: 33“Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou”. Fonte: http://www.acidigital.

facebook.com

Timeline Photos

HORA DA DIVINA MISERICÓRDIA Oh sangue e água que jorrastes do coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós.

Timeline Photos
facebook.com

Catedral de Petrópolis - SANTO DO DIA

SANTO DO DIA (16/12) Santa Adelaide Reflexão: A vida de Santa Adelaide emociona pelos sofrimentos que passou. De rainha tornou-se prisioneira, sofreu maus tratos e passou por diversas privações, para depois, finalmente assumir um império. Tudo isso dentro da honestidade, vivendo uma existência piedosa, de muita humildade e extrema caridade para com os pobres e doentes. Oração: Faça, Senhor Deus, nosso Pai, que aspiremos incansavelmente ao descanso que nos preparastes em vosso reino. Dai-nos forças e inteligência nesta vida, para suportarmos as agruras que nos rodeiam; para promovermos o bem e a justiça e servirmos nossos irmãos. Amém. Fonte: A12 Santuário Nacional Conheça a historia de Santa Adelaide clicando na imagem abaixo.

facebook.com

Catedral de Petrópolis - LITURGIA DIÁRIA

LEITURAS DA LITURGIA DO DIA (16/12) Sexta-feira — Roxo — 3ª Semana do Advento Primeira Leitura (Is 56,1-3a.6-8) Salmo Responsorial (Sl 66) Evangelho (Jo 5,33-36) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: “Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor. Reflexão - Jo 5, 33-36 João não é o Messias, ele veio para dar testemunho do Messias, ele é a lâmpada que vem para anunciar a verdadeira luz que vem a esse mundo. E João foi fiel à sua missão, ele deu testemunho da verdade, mostrando a presença do Filho de Deus no meio dos homens. Porém, nem todos estavam atentos à mensagem de João e abriram seus corações para a mensagem de Jesus. Por isso é que Jesus realiza as suas obras: para que, por meio delas, aqueles que não o reconheceram pelo testemunho de João pudessem reconhecê-lo. É por isso que as obras de Jesus são um grande sinal de que ele é o Messias, o Filho de Deus. Veja as leituras na íntegra clicando na imagem abaixo.

facebook.com

Timeline Photos

ORAÇÃO DO ÂNGELUS pode ser rezado às 6h, 12h e 18h. (ou ao se levantar, na hora do almoço e ao deitar) - O Anjo do Senhor anunciou a Maria, - E Ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria, cheia de graça... -Eis a escrava do Senhor. -Faça-se em mim segundo a Vossa palavra. Ave Maria, cheia de graça... - E o Verbo se fez Carne, - E habitou entre nós. Ave Maria, cheia de graça... - Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, - Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. OREMOS: Infundi, Senhor, em nossos corações, a Vossa Graça, Vo-lo suplicamos, a fim de que, tendo conhecido pela Anunciação do Anjo, a encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, pelos merecimentos da Sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da Ressurreição. Isso Vos Pedimos Ó PAI, Por Jesus Cristo, Vosso Filho e nosso Senhor. Amém.

Timeline Photos
facebook.com

Timeline Photos

HORA DA DIVINA MISERICÓRDIA Oh sangue e água que jorrastes do coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós.

Timeline Photos
facebook.com

Catedral de Petrópolis - SANTO DO DIA

SANTO DO DIA (15/12) Santa Cristiana Reflexão: A santidade é uma vocação de todo cristão. O bom Deus nos permite que pessoas nos inspirem a vida cristã, mostrando-nos como é bonito e valioso seguir o caminho de Jesus. Santa Cristiana marcou a história da Igreja oriental com seus belos exemplos de bondade e alegria. Que ela nos inspire palavras e ações, sobretudo para com os enfermos, os quais eram amados pela jovem santa. Oração: Deus de amor, guia-nos pelos caminhos da fé e concedei-nos, pela intercessão de santa Cristiana, as virtudes necessárias para o cuidado com os mais necessitados, sobretudo os enfermos e enfraquecidos. Por Cristo nosso Senhor. Amém. Fonte: A12 Santuário Nacional Conheça a historia de Santa Cristiana clicando na imagem abaixo.

facebook.com

Catedral de Petrópolis - LITURGIA DIÁRIA

LEITURAS DA LITURGIA DO DIA (15/12) Quinta-feira — Roxo — 3ª Semana do Advento Primeira Leitura (Is 54, 1-10) Salmo Responsorial (Sl 29) Evangelho (Lc 7,24-30) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’. Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor. Reflexão - Lc 7, 24-30 João é muito mais do que um profeta. Foi ele o único profeta que não apenas anunciou o Messias como testemunhou a sua presença no meio dos homens. É ele o mensageiro que foi enviado à frente do Messias e preparou o seu caminho. Mas o maior dentre os nascidos de mulher é menor do que os que pertencem ao Reino de Deus. João, como todos os profetas do Antigo Testamento, anuncia a salvação que deverá acontecer com a vinda do Messias, mas quem pertence ao Reino de Deus não vive a promessa, mas a realidade da salvação messiânica, e testemunha esta salvação já realizada para todas as pessoas. Veja as leituras na íntegra clicando na imagem abaixo.

facebook.com

Quiz

NEAR PASCOM - Catedral São Pedro de Alcântara