Museu de Arte Sacra do Pará
Description
Museu de Arte Sacra do Estado do Pará/Galeria Augusto Fidanza/Igreja de Santo Alexandre
Tell your friends
RECENT FACEBOOK POSTS
facebook.comMuseu de Arte Sacra do Pará's cover photo
Timeline Photos
Hoje a partir das 18h o público pode participar de uma visita guiada com a fotógrafa Renata Aguiar pela exposição "Reinos Místicos", e em seguida ouvir a fala da curadora Marisa Mokarzel sobre o processo da criação e a vivência da artista na Índia que serviu de inspiração para os trabalhos que compõe a mostra. O evento que faz parte da programação especial do MAS para a exposição que fica aberta ao público na Galeria Fidanza até o próximo dia 31 e é uma realização do Governo do Pará através do Sistema Integrado de Museus e Memoriais/SECULT Entrada franca.
Timeline Photos
Amanhã acontece o bate-papo com a fotógrafa Renata Aguiar, que expõe na Galeria Fidanza até o dia 31 de Maio a mostra "Reinos Místicos". A partir das 18h o público pode acompanhar a artista num percurso onde será revelado todo o processo de criação dos trabalhos e os detalhes da vivência de Renata na Índia, que resultou nessa exposição. A mesa contará com a presença de Marisa Mokarzel que assina a curadoria e irá falar com o público sobre o processo de seleção e edição da exposição. Entrada franca.
Timeline Photos
Namastê! Amanhã às 10h acontece no Museu de Arte Sacra do Pará mais uma programação educativa da exposição Reinos Místicos, da fotografa Renata Aguiar. O evento "Sick Dharma e Kundalini Yoga com Hari Shabad Kaur Khalsa" tem entrada franca é uma realização do Governo do Pará, por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais/SECULT.
Timeline Photos
O Museu de Arte Sacra do Pará tem a satisfação de convidar o grande público para a fala "Museus e Paisagens Culturais" de Maureen Bisilliat sobre a sua experiência na concepção do Pavilhão da Criatividade no Memorial da América Latina, que acontece logo mais, às 17h na Igreja de Santo Alexandre. O evento compõe a programação especial do Sistema Integrado de Museus e Memoriais/SECULT para a 14ª Semana dos Museus do IBRAM, que acontece até o próximo domingo, dia 22. A inglesa Maureen Bisilliat, nascida em Englefield, Surrey, construiu desde os anos 1950, quando se mudou para o Brasil, um dos mais sólidos trabalhos de investigação fotográfica da alma brasileira, aliando a seu olhar de estrangeira um respeito profundo por seus temas – sobretudo sertanejos e índios – e a busca de apoio conceitual na antropologia e em grandes obras da literatura nacional. Em 1988, a pedido do antropólogo Darcy Ribeiro, Maureen, Jacques é convidada a atuar na formação do acervo de arte popular latino-americano da Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo. Para isto, a artista percorre México, Guatemala, Equador, Peru e Paraguai, recolhendo peças para a coleção permanente do Pavilhão da Criatividade do Memorial, do qual Maureen se torna curadora desde então. É sobre esta experiência de contato com diversas paisagens culturais da América do Sul que Maurren falará na Igreja de Santo Alexandre. A entrada é franca. SERVIÇO: 14ª Semana dos Museus - Museu de Arte Sacra do Pará/SIM/SECULT Fala de Maurren Bisilliat Dia:20/05 Horário: 17h às 20h Local: Ig. de Sto. Alexandre Entrada franca.
Timeline Photos
O Museu de Arte Sacra do Pará, aderindo à programação do Sistema Integrado de Museus e Memoriais/SIM para a 14 Semana dos Museus do IBRAM, traz para Belém a artista Maureen Bisilliat, que irá falar amanhã, 20, às 17h na Igreja de Santo Alexandre, sobre a sua experiência no processo de concepção do Pavilhão da Criatividade no Memorial da América Latina. A inglesa Maureen Bisilliat, nascida em Englefield, Surrey, construiu desde os anos 1950, quando se mudou para o Brasil, um dos mais sólidos trabalhos de investigação fotográfica da alma brasileira, aliando a seu olhar de estrangeira um respeito profundo por seus temas – sobretudo sertanejos e índios – e a busca de apoio conceitual na antropologia e em grandes obras da literatura nacional. Em 1988, a pedido do antropólogo Darcy Ribeiro, Maureen, Jacques é convidada a atuar na formação do acervo de arte popular latino-americano da Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo. Para isto, a artista percorre México, Guatemala, Equador, Peru e Paraguai, recolhendo peças para a coleção permanente do Pavilhão da Criatividade do Memorial, do qual Maureen se torna curadora desde então. É sobre esta experiência de contato com diversas paisagens culturais da América do Sul que Maurren falará na Igreja de Santo Alexandre. A entrada é franca. SERVIÇO: 14ª Semana dos Museus - Museu de Arte Sacra do Pará/SIM/SECULT Fala de Maurren Bisilliat Dia:20/05 Horário: 17h às 20h Local: Ig. de Sto. Alexandre Entrada franca.
Timeline Photos
O Museu de Arte Sacra do Pará tem a satisfação de convidar o grande público para a fala "Museus e Paisagens Culturais" de Maureen Bisilliat sobre a sua experiência na concepção do Pavilhão da Criatividade no Memorial da América Latina, que acontece na próxima sexta, 20, às 17h na Igreja de Santo Alexandre. O evento compõe a programação especial do Sistema Integrado de Museus e Memoriais/SECULT para a 14ª Semana dos Museus do IBRAM, que acontece até o próximo domingo, dia 22. A inglesa Maureen Bisilliat, nascida em Englefield, Surrey, construiu desde os anos 1950, quando se mudou para o Brasil, um dos mais sólidos trabalhos de investigação fotográfica da alma brasileira, aliando a seu olhar de estrangeira um respeito profundo por seus temas – sobretudo sertanejos e índios – e a busca de apoio conceitual na antropologia e em grandes obras da literatura nacional. Em 1988, a pedido do antropólogo Darcy Ribeiro, Maureen, Jacques é convidada a atuar na formação do acervo de arte popular latino-americano da Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo. Para isto, a artista percorre México, Guatemala, Equador, Peru e Paraguai, recolhendo peças para a coleção permanente do Pavilhão da Criatividade do Memorial, do qual Maureen se torna curadora desde então. É sobre esta experiência de contato com diversas paisagens culturais da América do Sul que Maurren falará na Igreja de Santo Alexandre. A entrada é franca. SERVIÇO: 14ª Semana dos Museus - Museu de Arte Sacra do Pará/SIM/SECULT Fala de Maurren Bisilliat Dia:20/05 Horário: 17h às 20h Local: Ig. de Sto. Alexandre Entrada franca.
Timeline Photos
Logo mais, ás 18h, acontece na Igreja de Santo Alexandre, o primeiro evento do Museu de Arte Sacra do Pará que integra a 14ª Semana dos Museus. Durante toda a semana (16 a 22 de Maio) os museus que compõe o Sistema Integrado de Museus e Memoriais SIM/Secult-PA terão programação especial para celebrar o tema proposto pela IBRAM, "Museus e Paisagens Culturais". Na noite de hoje, a mesa de diálogo “Paisagens Culturais - Impressões e Intervenções Visuais no Espaço" contará com a presença de Ana Marceliano (Teatro de rua/Coletivo Dirigível), Prof. Mônica Lima (SEDUC/PA) e Sebá Tapajós (Projeto Street River / Galeria Fluvial). Ao final o Grupo Cumbuca Jazz irá se apresentar mostrando ao público presente seu repertório. O evento é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura/SECULT, do Sistema Integrado de Museus e Memoriais/SIM e do Museu de Arte Sacra do Pará/MAS. SERVIÇO: 14ª Semana dos Museus - Museu de Arte Sacra do Pará/SIM/SECULT Mesa de Diálogo “Paisagens Culturais - Impressões e Intervenções Visuais no Espaço” Dia: 17/05 Horário: 18h às 20h Local: Ig. de Sto. Alexandre Entrada franca.
Timeline Photos
O Museu de Arte Sacra do Pará apresenta sua programação para a 14ª Semana dos Museus do IBRAM que acontece de 16 a 22 de maio e comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio) com uma extensa programação em 1236 museus em todo país. Na próxima terça, 17, ás 18h, acontecerá na Igreja de Santo Alexandre, a mesa de diálogo “Paisagens Culturais - Impressões e Intervenções Visuais no Espaço”, que contará com a presença de Sebá Tapajós (Projeto Street River / Galeria Fluvial) de Ana Marceliano (Teatro de rua/Coletivo Dirigível), Prof. Mônica Lima (SEDUC/PA) e Sebá Tapajós (Projeto Street River / Galeria Fluvial). Belenense por opção, Sebá Tapajós carrega no nome não só uma linhagem artística de peso como o orgulho das origens amazônicas. Filho do consagrado violonista Sebastião Tapajós, ele conviveu desde sempre com as artes. Foi através das cores que resolveu se expressar, traduzindo-as em matizes que seu olhar daltônico assimilavam. Do Norte Sebá partiu para o mundo, com escalas no Brasil. A primeira foi no Rio de Janeiro, onde tomou contato com a pichação, a porta de entrada natural para o mundo do graffiti – arte que abraçou por incentivo do irmão de criação Alexandre. Com as tintas correndo nas veias, aperfeiçoou seu estilo deixando marcas nos muros de Salvador, São Paulo, Guarujá, Porto Alegre, Buenos Aires, Lisboa e Madri. Depois de viajar parte do mundo, voltou ao Brasil e escolheu Belém como lar. Na capital paraense passou a gravar suar marcas nas paisagens urbanas com o Reduto Walls. E no ambiente ribeirinho se encontrou, com o StreetRiver, a primeira galeria fluvial do mundo, que celebra a cultura dos povos da mata, os caboclos, descendentes de índios e quilombolas, os verdadeiros guardiões da sabedoria amazônica. O evento é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura/SECULT, do Sistema Integrado de Museus e Memoriais/SIM e do Museu de Arte Sacra do Pará/MAS. A entrada é franca. Foto: http://sebatapajos.com.br/ SERVIÇO: 14ª Semana dos Museus - Museu de Arte Sacra do Pará/SIM/SECULT Mesa de Diálogo “Paisagens Culturais - Impressões e Intervenções Visuais no Espaço” Dia: 17/05 Horário: 18h às 20h Local: Ig. de Sto. Alexandre Entrada franca
Timeline Photos
O Museu de Arte Sacra do Pará apresenta sua programação para a 14ª Semana dos Museus do IBRAM que acontece de 16 a 22 de maio e comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio) com uma extensa programação em 1236 museus em todo país. Na próxima terça, 17, ás 18h, acontecerá na Igreja de Santo Alexandre, a mesa de diálogo “Paisagens Culturais - Impressões e Intervenções Visuais no Espaço”, que contará com a presença de Sebá Tapajós (Projeto Street River / Galeria Fluvial) de Ana Marceliano (Teatro de rua/Coletivo Dirigível), Prof. Mônica Lima (SEDUC/PA) e Sebá Tapajós (Projeto Street River / Galeria Fluvial). Belenense por opção, Sebá Tapajós carrega no nome não só uma linhagem artística de peso como o orgulho das origens amazônicas. Filho do consagrado violonista Sebastião Tapajós, ele conviveu desde sempre com as artes. Foi através das cores que resolveu se expressar, traduzindo-as em matizes que seu olhar daltônico assimilavam. Do Norte Sebá partiu para o mundo, com escalas no Brasil. A primeira foi no Rio de Janeiro, onde tomou contato com a pichação, a porta de entrada natural para o mundo do graffiti – arte que abraçou por incentivo do irmão de criação Alexandre. Com as tintas correndo nas veias, aperfeiçoou seu estilo deixando marcas nos muros de Salvador, São Paulo, Guarujá, Porto Alegre, Buenos Aires, Lisboa e Madri. Depois de viajar parte do mundo, voltou ao Brasil e escolheu Belém como lar. Na capital paraense passou a gravar suar marcas nas paisagens urbanas com o Reduto Walls. E no ambiente ribeirinho se encontrou, com o StreetRiver, a primeira galeria fluvial do mundo, que celebra a cultura dos povos da mata, os caboclos, descendentes de índios e quilombolas, os verdadeiros guardiões da sabedoria amazônica. O evento é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura/SECULT, do Sistema Integrado de Museus e Memoriais/SIM e do Museu de Arte Sacra do Pará/MAS. A entrada é franca. Foto: http://sebatapajos.com.br/ SERVIÇO: 14ª Semana dos Museus - Museu de Arte Sacra do Pará/SIM/SECULT Mesa de Diálogo “Paisagens Culturais - Impressões e Intervenções Visuais no Espaço” Dia: 17/05 Horário: 18h às 20h Local: Ig. de Sto. Alexandre Entrada franca
Timeline Photos
O Museu de Arte Sacra do Pará apresenta sua programação para a 14ª Semana dos Museus do IBRAM que acontece de 16 a 22 de maio e comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio) com uma extensa programação em 1236 museus em todo país. Na próxima terça, 17, ás 18h, acontecerá na Igreja de Santo Alexandre, a mesa de diálogo “Paisagens Culturais - Impressões e Intervenções Visuais no Espaço”, que contará com a presença de Sebá Tapajós (Projeto Street River / Galeria Fluvial) de Ana Marceliano (Teatro de rua/Coletivo Dirigível), Prof. Mônica Lima (SEDUC/PA) e Sebá Tapajós (Projeto Street River / Galeria Fluvial).A entrada é franca.. O evento é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura/SECULT, do Sistema Integrado de Museus e Memoriais/SIM e do Museu de Arte Sacra do Pará/MAS. Foto: http://sebatapajos.com.br/ SERVIÇO: 14ª Semana dos Museus - Museu de Arte Sacra do Pará/SIM/SECULT Mesa de Diálogo “Paisagens Culturais - Impressões e Intervenções Visuais no Espaço” Dia: 17/05 Horário: 18h às 20h Local: Ig. de Sto. Alexandre Entrada franca
Timeline Photos
O Museu de Arte Sacra do Pará apresenta sua programação para a 14ª Semana dos Museus do IBRAM que acontece de 16 a 22 de maio e comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio) com uma extensa programação em 1236 museus em todo país. Na próxima terça, 17, ás 18h, acontecerá na Igreja de Santo Alexandre, a mesa de diálogo “Paisagens Culturais - Impressões e Intervenções Visuais no Espaço”, que contará com a presença de Ana Marceliano (Teatro de rua/Coletivo Dirigível), Prof. Mônica Lima (SEDUC/PA) e Sebá Tapajós (Projeto Street River / Galeria Fluvial).A entrada é franca. O evento é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura/SECULT, do Sistema Integrado de Museus e Memoriais/SIM e do Museu de Arte Sacra do Pará/MAS. SERVIÇO: 14ª Semana dos Museus - Museu de Arte Sacra do Pará/SIM/SECULT Mesa de Diálogo “Paisagens Culturais - Impressões e Intervenções Visuais no Espaço” Dia: 17/05 Horário: 18h às 20h Local: Ig. de Sto. Alexandre Entrada franca.