Top Local Places

AALC

Rua Emídio Navarro - Edifício da Junta de Freguesia do Luso, Luso, Portugal
Agricultural Cooperative

Description

ad

APICULTURA  Associação dos Apicultores do Litoral Centro – AALC, foi fundada a 16 de Novembro de 2001, com a finalidade de divulgar e promover o mel e seus derivados, provenientes das explorações dos seus associados, assim como a realização e a participação em actividades relacionadas com a actividade apícola. A sede funciona no LUSO, concelho da Mealhada, e está instalada no Edifício da Junta de Freguesia.

Actualmente a AALC tem cerca de 343 sócios, originários dos concelhos que envolvem a sede social da Associação.

Há a salientar que o número de Apicultores na área de Intervenção da Associação dos Apicultores do Litoral Centro (sócios e não sócios), são cerca de 600.



OBJECTIVOS – Pretendemos promover o desenvolvimento da Apicultura na Região esclarecendo os Associados e os Apicultores em geral, por meio de difusão de conhecimentos técnicos, das melhores práticas a usar na sua actividade, e promover o desenvolvimento da indústria e comércio dos produtos da colmeia. Para isso, contamos com dois técnicos a tempo inteiro que lhes dá apoio necessário de forma gratuita.



Participações – a AALC participa em vários eventos, como: Feira do Artesanato e Gastronomia da Mealhada, Semana Florestal do Buçaco, Semana Cultural do Luso, Amostra de Produtos Naturais da Pampilhosa, Feira do Mel da Covilhã, Romaria da Ascenção no Buçaco e Feira de Produtos Naturais de Barcouço.




Outras Iniciativas como: a Feira do Mel e do Pão do Luso, Colóquios, Seminários, Sessões de Esclarecimento, cursos sobre apicultura e Concursos de mel, constituem actividades regulares da AALC.



Área social – A área de intervenção da AALC engloba 13 Concelhos: Coimbra, Mealhada, Cantanhede, Mira, Anadia, Penacova, Mortágua, Santa Comba Dão, Figueira da Foz, Montemor – o – Velho, Oliveira do Bairro, Águeda e Ovar.

Assim como o número de apicultores tem vindo a crescer, também o número de colónias tem vindo a aumentar, contando no ano de 2008 com 7000 colmeias registadas e actualmente com 10500 colónias registadas.

CONTACT

Quiz