Top Local Places

Cília Seixo - Psicóloga Clínica / Psicoterapia

Iriamédica - Estrada de Minde, 29 - Fátima, Fátima, Portugal
Professional Service

Description

ad

Partilhar problemas, encontrar saídas e construir uma vida  com sentido...

CONTACT

RECENT FACEBOOK POSTS

facebook.com

Em termos cerebrais a noção de risco é diferente num cérebro adolescente...por isso os comportamentos de risco são também encarados de modo diferente. Compreendendo o funcionamento do cérebro ao longo do desenvolvimento é fundamental para entender, prevenir e orientar num sentido positivo o 'arrojo' dos adolescentes.

facebook.com

Construir uma relação: paixão e amor... Uma análise simples, clara e com sentido.

facebook.com

No passado dia 10 de Outubro, dia da saúde mental, a Ordem dos Psicólogos Portugueses deu a conhecer estes números absolutamente preocupantes… e no entanto, a saúde mental continua a ser vista como o parente pobre. 20 milhões de embalagens de psicofármacos vendidas em Portugal em 2016 O registo de utentes com problemas de saúde mental nos centros de saúde mostra um padrão de aumento progressivo, comum às cinco regiões de saúde de Portugal continental, com predomínio de perturbações depressivas, seguidas de perturbações da ansiedade, sem que tenham sido implementadas estratégias de combate a esta realidade, nomeadamente no âmbito da prevenção, rastreio e intervenção precoce (mais barata e eficaz) em sede de cuidados de saúde primários, onde os psicólogos são fundamentais. Portugueses gastaram 216 milhões de euros em psicofármacos em 2016 O encargo do SNS na comparticipação dos psicofármacos em 2016 foi de 122 milhões de euros (56% do valor gasto). A falta de estratégia e de intervenção concertada leva ao aumento significativo do consumo de psicofármacos e aos gastos exorbitantes com estes medicamentos, que apenas promovem a redução de sintomas. Acontecem em média 3 suicídios por dia (confirmados) Testemunham-se anualmente mais de 1.000 suicídios confirmados, parte deles, certamente, de pessoas com perturbações mentais. Parte significativa de pessoas com necessidade não recebe cuidados de saúde mental adequados. 64,9% de pessoas com perturbações mentais moderadas e 33,6% de pessoas com perturbações graves não recebe cuidados de saúde mental adequados. Este é um dado demonstrativo da injustiça social – contrário aos princípios do SNS. É fundamental garantir o acesso das pessoas aos serviços de Psicologia, através de mais psicólogos nos diferentes níveis de cuidado. Aumento de perturbações mentais na população portuguesa Elevada prevalência anual de perturbações mentais (22,9%), com predomínio para as perturbações da ansiedade (16,5%) e do humor (7,9%).

facebook.com

facebook.com

Em defesa das crianças normais... Partilho inteiramente esta opinião...se nós, adultos, não somos perfeitos, se erramos, porque exigimos que os nossos filhos sejam alunos excepcionais? Sim, porque não basta ser um aluno satisfatório ou bom, tem que ser muito bom! Tirar 20!! Temos que criar um movimento em defesa das crianças normais, que erram, se enganam, umas vezes tiram melhores resultados, outras piores...crianças e jovens que vivem de modo humano!

facebook.com

A importância do tédio...

facebook.com

facebook.com

Um professor que dá aulas de felicidade em Harvard...😉

facebook.com

Parte 2

facebook.com

Um artigo de uma especialista para maiores de 35 anos... e reflectir em como os estereótipos acerca da beleza, da juventude, do que é atractivo no homem e na mulher nos podem impedir de ter uma vida mais feliz.

facebook.com

Uma citação de Alain de Button e um texto pequeno que nos faz pensar 😉

facebook.com

A felicidade é uma preocupação desnecessária...

facebook.com

Quiz

NEAR Cília Seixo - Psicóloga Clínica / Psicoterapia