Top Local Places

Município de Aljustrel

Aljustrel, Aljustrel, Portugal
Government Organization

Description

ad

Situado no coração do Baixo Alentejo (no distrito de Beja), o concelho de Aljustrel ocupa uma superfície de 458 Km2, com 9234 habitantes, administrativamente repartido por quatro freguesias: União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, Ervidel, Messejana, Rio de Moinhos e São João de Negrilhos.

Aljustrel, o vale encantado como é designado por muitos, tem uma posição geográfica privilegiada, pois situa-se num ponto intermédio entre a capital lisboeta e o Algarve e é servido pelo nó da A2 que liga o centro ao sul do país, tornando, quer o Aeroporto da Portela, quer o de Faro acessíveis, a pouco mais de uma hora e meia de distância.

Em termos sectoriais, o concelho regista um peso relativo da Indústria superior às médias regionais e, mesmo, nacionais. À exceção da Empresa Mineira “Almina”, as unidades económicas e produtivas aqui localizadas são micro e pequenas empresas, em que sobressaem as metalúrgicas, produção de explosivos civis, produção de tubagens e componentes em borracha, madeiras/carpintarias, alimentares (panificação e pastelaria) e gráficas. Quanto aos Serviços, salienta-se o Comércio e Restauração e similares, bem como, os Serviços às Pessoas e Ação Social. No Sector Primário (Agropecuária), temos os cereais, de sequeiro e regadio, o olival e a produção animal, sendo que a agricultura de regadio se encontra em franca expansão por via do crescimento das áreas de regadio de 5 mil para mais de 20 mil hectares no concelho, resultantes do projeto de Alqueva. A empresa mineira Almina encontra-se em “velocidade de cruzeiro” na exploração mineira e produção e comercialização do concentrado de cobre transformado, gerando perto de 1000 postos de trabalho.


A vastidão dos seus campos e a planície a perder de vista caracterizam este concelho, cuja sede é considerada uma das mais antigas povoações de Portugal.

Duas colinas, um vale, casario em socalcos, paisagem a perder de vista e um passado milenar. É Aljustrel, do alto da Senhora do Castelo.

Estamos em pleno Baixo Alentejo. E o forasteiro que aqui se desloca, olha à sua volta e deslumbra-se com a imensidão dos campos, o oceano das paisagens, a planície a perder de vista.

Aljustrel, antiga cidade romana de Vipasca, denominada Albasturil pelos árabes aos quais foi conquistada em 1234, no reinado de D. Sancho II, por D. Paio Peres Correia e os cavaleiros da Ordem de Santiago de Espada. Como recompensa, o monarca fez-lhes doação desta praça e de uma vastíssima área, a qual viria a ser confirmada por D. Afonso III. Teve o primeiro foral, em 16 de Janeiro de 1252, outorgado pela Ordem de Santiago então donatária deste território. Posteriormente, D. Manuel I concedeu Foral Novo a esta vila em 20 de Setembro de 1510.

Nos últimos dois séculos, a rudeza da actividade de extracção mineira envolveu completamente toda esta região, moldando-lhe os hábitos e as tradições, ditando-lhe a maior ou menor grandeza do ganha-pão, o bulício do dia-a-dia.

Conhecida desde tempos imemoriais pelas suas jazidas minerais, não há certezas quanto à época em que estas terão começado a ser sistematicamente exploradas. Contudo, as diversas ocupações aqui existentes, desde a Idade do Cobre, apontam para que a exploração tenha começado, de forma incipiente, 3 000 anos antes de Cristo.

RECENT FACEBOOK POSTS

facebook.com

Aljustrel Moda Jovem no anfiteatro da Piscina Municipal (19.07.17)

facebook.com

É este o céu que nos espera... 2ªedição - Sob o Céu de Messejana - 21 de julho de 2017 PROGRAMA 09h30 - Workshop de relógios de sol dirigido às crianças do concelho, envolvendo o programa Viva Aljustrel (Observatório do Lago Alqueva) – Pavilhão de desportos; 18h30 – Seminário (Observatório do Lago Alqueva) e inauguração de exposição de fotografia de Pedro Ré – Centro de Multiatividades - entradas livres; 22h00 - Workshops de astrofotografia (Rui Correia) e observação de astros (Observatório do Lago Alqueva) – Praça 1º de julho - entradas livres.

facebook.com

facebook.com

4as à Noite - 26 de julho A noite será de fado com Luís Saturnino O fadista aljustrelense, Luís Saturnino, é o próximo artista a atuar no anfiteatro da Piscina Municipal, na quarta-feira 26 de julho, às 22 horas. Depois do teatro e de um desfile de moda, os espetáculos das 4as à Noite recebem a noite de fados “ Luís Saturnino convida ….”. Natural de Aljustrel, o fadista é já presença habitual dos espetáculos de fado, especialmente no Algarve. Autor do CD “Em tons de fado, Luís Saturnino, ao longo da sua vida artística tem recebido alguns prémios que provam o seu talento e a qualidade do seu trabalho. Nesta noite, na sua terra, o fadista, acompanhado de João Núncio à guitarra portuguesa, Carlos Silva à viola e Gonçalo Cercas à viola baixa, convidará ainda a fadista Inês Graça e o jovem músico, revelação de Aljustrel, Gonçalo Narciso, que tocará guitarra portuguesa. As 4as à Noite regressarão, no dia 2 de agosto com o espetáculo musical “Cinema Paraíso” e terminarão no dia 9, com o grupo de música popular portuguesa “Nova Aurora”. https://www.youtube.com/watch?v=XNKZp8X81zM

facebook.com

O município informa que hoje à noite, a partir da 01h00, após o baile da Praça da Resistência, haverá transporte gratuito para o Roxo Summer Fest. O regresso da Barragem do Roxo irá processar-se por autocarro, a partir das 04h30.

facebook.com

Cine Oriental - 21h30 La La Land - Melodia de Amor Filme de:Damien Chazelle;Com Emma Stone, Ryan Gosling, J.K. Simmons;Romance, Comédia, Drama;M/12. https://www.youtube.com/watch?v=uGOaZezEi4Q

facebook.com

Este Fim de Semana. Aljustrel, Terra Viva Roxo Summer Fest. Entradas gratuitas

facebook.com

Este Fim de Semana. Aljustrel, Terra Viva.

facebook.com

Este Fim de Semana. Aljustrel, Terra Viva.

facebook.com

Astrofotografia Com a cabeça nas estrelas “Sob o Céu de Messejana” A 2ª edição do programa “Sob o Céu de Messejana” realiza-se no próximo dia 21 de julho. A manhã desse dia será preenchida com uma atividade dirigida às crianças do concelho, nomeadamente às participantes no programa de ocupação de tempos livres “Viva Aljustrel”, durante a qual irão aprender a montar relógios de Sol. A ação decorrerá no Pavilhão de Desportos de Messejana. À tarde, terá lugar, no Centro de Multiatividades, uma conferência sobre astrofotografia, bem como será inaugurada uma exposição de fotografia, da autoria de Pedro Ré. E finalmente, à noite, a Praça 1.º de Julho, será o local escolhido para a observação de astros e astrofotografia. A observação de astros será dinamizada por representantes do Observatório do Lago Alqueva e a astrofotografia pelo fotógrafo, aljustrelense, Rui Correia. Quem estiver interessado em participar nestas atividades, organizadas pela Junta de Freguesia de Messejana e a Câmara Municipal de Aljustrel, com o apoio do Observatório do Lago Alqueva, poderá efetuar a sua inscrição através do e-mail: soboceudemessejana@mun-aljustrel.pt. Recorda-se que Messejana, por ser menos afetada pela chamada poluição luminosa, oferece excelentes condições para a observação dos astros, razão pela qual é um dos melhores lugares para a prática de astrofotografia. Devido ao sucesso do ano anterior, os organizadores acreditam que esta edição, além de atrair muitos amantes de astronomia, desejosos de melhor conhecer os mistérios do Universo, irá igualmente deixar a população com a cabeça nas estrelas. Mais informações em : https://www.facebook.com/sobceumessejana/

facebook.com

É já amanhã... Barragem do Roxo...

facebook.com

Orquestra do Conservatório d’Artes de Loures (CAL) Alunos e professores fazem a ponte num grande concerto filarmónico pleno de qualidade e versatilidade A Orkestra PhilarmóniCAL vai atuar no dia 29 de julho, às 21h30, no Cine Oriental de Aljustrel. Composta por 111 elementos, a orquestra é o expoente máximo artístico do Conservatório d’Artes de Loures (CAL) que integra alunos, antigos alunos, animadores e professores desta escola, e constitui, também, um sinal da vitalidade da ponte única que se faz entre a prática e o ensino da música. Este conservatório, com perto de sete mil alunos, na sua maioria oriundos de classes sociais desfavorecidas, funciona como uma instituição particular de solidariedade social, financiada pelo Ministério da Educação, e é considerado como a maior escola de ensino artístico especializado a nível nacional. Os músicos asseguram uma intensa atividade na qual a qualidade e a versatilidade têm presença constante. De todos os concertos que apresentaram, destacam-se os realizados na Aula Magna (2011, 2016 e 2017), no Coliseu dos Recreios (2012 e 2017), no Centro Cultural de Belém (2013, 2014 e 2016), na Casa da Música (2013) e no Meo Arena (2014). Realça-se que as obras Pangea, Medley de Melodias e Ceremonial Fanfarre, do compositor Lino Guerreiro, foram escritas propositadamente e a título de exclusividade para esta orquestra, que fez a estreia mundial das mesmas na Casa da Música em julho de 2013. Neste concerto estreou-se também Um Sopro de Liberdade da autoria do compositor Tiago Derriça, que dedicou à orquestra esta obra; e a obra Modas e Cristais do compositor Roberto Perez que a dedicou ao CAL. Pela terceira vez em Aljustrel, e com direção artística assumida por Elisabete Fernandes, a Orkestra PhilarmóniCAL irá interpretar os temas: Dia da Independência de Klaus Badlet (arr. de Ted Ricketts); Forrest Gump Suite de Allan Silvestri; Indiana Jones de John Williams (arr. de Hans Vander Heide); At World´s End de Hans Zimmer (arr. Erik Rozendom); Star Wars de John Williams e El Cumbachero de Rafael Hernandez (arr. Naohiro Iwai). https://www.youtube.com/watch?v=qLtPwdBfAXg

facebook.com

Quiz

NEAR Município de Aljustrel